Belo Horizonte vai receber, de 7 a 9 de agosto, o maior e mais expressivo evento do cooperativismo de crédito da América Latina: o 15º CONCRED – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito. Serão três dias de intensa programação, com 55 palestras, painéis de debates, Feira de Negócios, premiações e lançamento de livros, entre outras.
Esta edição contará com uma novidade: o Espaço “Elo de intercooperação”, idealizado para possibilitar a participação de cooperativas de todos os ramos do Estado de Minas Gerais, que poderão apresentar e comercializar seus produtos e serviços para cerca de 3 mil participantes esperados no Expominas.
Serão 16 estandes, com 9 metros quadrados cada, destinados exclusivamente às cooperativas mineiras. Um espaço diferenciado, para apresentação de produtos e serviços para um público tomador de decisão, oportunidade de negócios, contatos, marketing e novas parcerias. Os participantes poderão expor em dois dias do Congresso (8 e 9 de agosto), no foyer do Expominas, das 9 às 18 horas.
A intercooperação é um dos princípios do cooperativismo, e está relacionada à capacidade de ação conjunta e colaborativa dos agentes do setor. “Daí a importância de abrirmos espaço, durante o Congresso, para que as cooperativas de Minas, não só do setor de crédito, também possam participar, interagir e expor seus produtos e serviços”, afirma Telma Galletti, superintendente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), entidade realizadora do evento.
Conforme explica o presidente da Confebras, Moacir Krambeck, o sexto princípio do cooperativismo é a intercooperação, uma das bases do sistema cooperativista e que se configura como ajuda mútua, não somente entre associados, mas que também se estende para as relações entre as diversas cooperativas locais, regionais, nacionais ou internacionais, sejam do mesmo ramo ou não. “A Intercooperação está no DNA da Confebras, que acredita neste movimento como ferramenta poderosa para vencer muitos desafios. E com o objetivo de estabelecer e aprimorar a cultura do compartilhamento, na busca de soluções para o fortalecimento do setor cooperativista”, afirmou.
Atividades diversificadas
O CONCRED é voltado ao cooperativismo financeiro, com espaços para capacitação, aperfeiçoamento e networking. Integram a programação Feira de Negócios com 50 expositores num espaço de 12 mil metros quadrados; 60 palestrantes do cenário nacional e internacional; painéis, workshops, debates, premiações, lançamento de livros e Projeto Integração-Juventude – destinado a estudantes, entre outras atividades.
Este ano será entregue pela primeira vez o Prêmio ProsperaCoop, que valoriza projetos das cooperativas financeiras em quatro categorias (meio ambiente, social, governança e finanças sustentáveis); e será lançado um concurso que irá reconhecer pesquisas acadêmicas sobre o cooperativismo de crédito.
Palestra Magna Internacional
A palestra magnade abertura será no dia 7 de agosto, com a presença confirmada de John Elkington, considerado o “Pai da Sustentabilidade”. Ele é autor do chamado tripé bottom line (ou tripé da sustentabilidade), a partir da crença na necessidade de um olhar amplo para a agenda socioambiental, no qual os conceitos se conectem e possam chegar às empresas e governos de forma simples para serem compreendidos e implementados.
O tema central do 15º CONCRED será “A sustentabilidade humana e o mundo exponencial: construir o futuro em tempos de transformação”, uma forma do cooperativismo financeiro promover, valorizar e debater ações focadas nos pilares ESG (ambiental, social e de governança), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), passando por aspectos como ética, equidade e participação democrática, entre outros. “Afinal, a construção do futuro passa pelos avanços tecnológicos e a sustentabilidade dos negócios. E isso só pode ser alcançado com o desenvolvimento humano”, explica Telma.
Trilhas de conhecimento
As palestras com renomados convidados do Brasil e do exterior irão abordar sete trilhas do conhecimento, em 10 palcos simultâneos. Um desses eixos temáticos é justamente a sustentabilidade humana, que envolve aspectos como liderança e pessoas; diversidade e inclusão; adaptabilidade e ciência da felicidade, entre outros.
As outras seis áreas se referem às temáticas mundo exponencial; governança ambidestra; cenários globais; inovação e protagonismo; mercado e cenário interno do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC); e a própria intercooperação.
Setor em expansão
Em todo o mundo, há quase 88 mil cooperativas de crédito espalhadas por 118 países. No Brasil, 778 cooperativas singulares estão localizadas em 3.080 municípios (55,3%), com mais de 9 mil postos de atendimento e gerando cerca de 100 mil empregos diretos. Em Minas Gerais, a força do cooperativismo representa mais de 20% das cooperativas financeiras do SNCC e mais de 2,3 milhões de cooperados.
De acordo com dados do Banco Central, consolidados pelo BureauCoop da Confebras, a carteira de crédito do SNCC resultou em R$ 336 bilhões em 2022 e R$ 388 bilhões em 2023, uma evolução de 15%. Em 2019, o cooperativismo de crédito representava 3% no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Quatro anos depois, em 2023, esta participação subiu para 7%. E continua crescendo a taxas de quase 30% ao ano.
Já o total de cooperados do SNCC subiu de 17 milhões em 2022, para 19 milhões em 2023, entre pessoas físicas (cerca de 80%) e jurídicas. As mulheres são maioria entre as pessoas cooperadas do setor: em todo o Brasil, são 8,78 milhões de cooperadas, que representam 56,2% da base de pessoas físicas associadas.
Inscrições
O 15º CONCRED é voltado para a formação e participação de lideranças e gestores do setor de cooperativismo de crédito, dirigentes de cooperativas, conselheiros, gestores, administradores e colaboradores, além de pesquisadores e integrantes do SNCC e do SFN.
Com realização da Confebras, o evento tem correalização do Sistema Sicoob Central (Crediminas e Cecremge); apoio do Sistema OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais; patrocínio master do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; apoio institucional do Banco Central do Brasil; e mais de 70 parcerias.
Para informações e inscrições para o 15º CONCRED basta entrar em contato pelo telefone (61) 3323-2335 ou por e-mail: [email protected]. Para reservar participação no Espaço Elo de Intercooperação os contatos são (61) 982097792 ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected].
Discussão sobre post