• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Brasil é a 31ª nação mais influente do mundo, segundo o Global Soft Power Index e o Brand Finance

MundoCoop POR MundoCoop
29 de abril de 2024
ECONOMIA & FINANÇAS
Brasil é a 31ª nação mais influente do mundo, segundo o Global Soft Power Index e o Brand Finance

Brasil é a 31ª nação mais influente do mundo, segundo o Global Soft Power Index e o Brand Finance

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

De acordo com um ranking realizado pela Global Soft Power Index (GSPI) e publicado pela Brand Finance, que entrevistou mais de 170.000 pessoas, em 100 países para coletar dados sobre as percepções globais de 193 estados-membros das Nações Unidas, o Brasil ocupa a 31ª posição, entre os mais influentes do mundo.

Na liderança estão os Estados Unidos da América e o Reino Unido. Já a China superou o Japão e a Alemanha ocupando o terceiro lugar, um salto significativo no World Soft Power Rankings de 2024, à medida que a COVID se torna passado. O país teve um crescimento vertiginoso, subindo do quinto para o terceiro lugar.

Alguns países tiveram os seus desempenhos prejudicados devido aos conflitos militares, como a Rússia, Ucrânia e Israel. Por outro lado, os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar e Turquia demonstraram uma melhora representativa desde o Global Soft Power Index, em 2020. 

O soft Power é definido como a capacidade de uma nação de influenciar as preferências e os comportamentos de vários atores na arena internacional por meio da atração e da persuasão.

O Ranking

No ranking é pautado em 55 métricas diferentes para alcançar a pontuação geral de 100, que vai do 1º ao 193º lugar. O Brasil teve uma pontuação de 48.8 pontos em 100. Isso se deve ao aumento das pontuações nos pilares Familiaridade, Reputação e Influência: Familiaridade (+0.2 pontos para 7.8/10, crescendo acima da média mundial), Reputação (+0.3 pontos para 6.6/10) e Influência (+0.4 pontos para 4.8/10). Também apresenta crescimento acima da média nos pilares Governança (pontuação 2.9) e Mídia e Comunicação (pontuação 3.5). 

Entre os seus pontos de destaque estão a ‘Diversão’ (7.1 pontos) e ‘Liderança em Esportes’ (6,8), e está acima da média nos pilares ‘Governança’ (2.9 pontos – subiu 11 posições, chegando ao 75º lugar) e ‘Mídia e Comunicação’ (3.5 pontos).   

Porém, o país não se destacou nos tópicos que têm o maior peso, tornando difícil o aumento da influência mundial, sem trabalhar os setores de Educação e Ciência (58º lugar) ou Negócios e Comércio (41º lugar).

Apesar de tudo, em termos de “Governança” tivemos uma melhora, com uma média acima da média mundial em (75º lugar). Ele subiu algumas posições, chegando em 53º lugar em “Ações para proteger o meio ambiente”, 11 em “Facilidade para fazer negócios” e 12 em “Cidades e transportes sustentáveis”. 

Sua posição no Índice Global de Soft Power aumentou em 10 pontos desde 2020 (em 2020, obteve 39.4 e, em 2024, 48.8), bem como sua Familiaridade (a pontuação cresce de 6.9 para 7,8) e Reputação (de 6.1 em 2020 para 6.6 em 2024).  

Também registrou um crescimento significativo em Educação e Ciência (+7 pontos nesses cinco anos). Em Mídia e Comunicação (+1.3 pontos), Cultura e Patrimônio, Pessoas e Valores.

Eduardo Chaves, Managing Director Brazil, Brand Finance, conta que o Brasil continua sendo um fator importante no cenário mundial em 2023. “A paixão pelo futebol e os eventos culturais, como o Carnaval, podem ser destacados como aspectos positivos da cultura brasileira”, lembra.  

Brasil foi bem avaliado pelos países da América Latina em Soft Power

Dentro da América Latina, o continente melhor avaliado em Soft Power foi o Brasil, já que todos o consideram entre os 20 países mais influentes.  Para os nossos vizinhos deveríamos ter sido pontuados no ranking entre os 23 aos 33 pontos.

Já os países asiáticos, com exceção da China, classificaram o Brasil em 19º lugar. Sendo que a África e a Austrália são os continentes que nos deram a pior pontuação, do 34º lugar. 

A Índia caiu para o 29º lugar, a marca de nação latino-americana mais bem classificada. O Brasil, estagnou no 31º lugar, e a África do Sul, líder do ranking da África Subsaariana, caiu para o 43º lugar, o mais baixo de todos os tempos. Para saber mais: https://brandirectory.com/softpower/


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Instituição financeira cooperativa conta histórias de associados em nova campanha

PRÓXIMA

Cooperativa realiza Campanha do Agasalho na Baixada Santista e em São Paulo 

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Prévia da inflação tem alta de 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%
ECONOMIA & FINANÇAS

Prévia da inflação tem alta de 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%

23 de dezembro de 2025
viacredi 1
CONTEÚDO DE MARCA

Viacredi comemora 74 anos com resultados expressivos

22 de dezembro de 2025
Comissão de Finanças da Câmara aprova recursos federais para cooperativas goianas
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão de Finanças da Câmara aprova recursos federais para cooperativas goianas

22 de dezembro de 2025
Ailos 1
CONTEÚDO DE MARCA

Sistema Ailos atinge R$ 16 bilhões em produtos de investimentos

22 de dezembro de 2025
Cooperativa de crédito atualiza portfólio com melhores programas de pontos
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito atualiza portfólio com melhores programas de pontos

21 de dezembro de 2025
Ailos
ECONOMIA & FINANÇAS

Sistema financeiro cooperativo regulariza mais de 2,6 mil contratos em campanha de renegociação

20 de dezembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inclusão no ambiente corporativo vai do letramento à adaptação física e financeira
GESTÃO & NEGÓCIOS

Como fazer da inclusão social um ativo real no ambiente cooperativista

23 de dezembro de 2025
Prévia da inflação tem alta de 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%
ECONOMIA & FINANÇAS

Prévia da inflação tem alta de 0,25% em dezembro e fecha 2025 em 4,41%

23 de dezembro de 2025
Manfred Dasenrock é diretor do Woccu
ARTIGO

O mundo precisa olhar para o cooperativismo não como alternativa, mas como caminho – Manfred Dasenrock é diretor do Woccu

23 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 127

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.