Na noite desta segunda-feira (14/04), foi realizada em Brasília (DF) a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2025 da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), com a participação de 53,6% das 41 atuais cooperativas filiadas. Por unanimidade, foram aprovados a Prestação de Contas e o Relatório de Gestão de 2024, o Plano de Trabalho para o biênio 2025-2027 e eleitos os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da entidade.
Durante a reunião, foi apresentado um panorama das principais realizações da Confebras no ano passado, como as plataformas Confebras EaD e BureauCoop; os programas de Educação Executiva Intercâmbio, CooperaEduca, Confebras UNE; e os projetos BC UNEVozes, Integração Juventude e a Editora Confebras, além de eventos como o 15º Concred – Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, realizado em Belo Horizonte e que reuniu quase 6 mil participantes; o Prêmio ProsperaCoop e o Concurso CollabCoop.
Para o próximo biênio, o Plano de Trabalho aprovado prevê, entre outros pontos, liderar ações e eventos para promover a intercooperação entre entes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC); fortalecer o relacionamento com as filiadas; contribuir para o inteiro cumprimento do Plano de Atividades do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (CECO), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e desenvolver ações e parcerias para fortalecer a educação financeira, além de desenvolver nova metodologia de intercâmbios, em parceria com instituições internacionais, entre outras ações.
Eleição
Em substituição a Moacir Krambeck, que presidiu a diretoria e o Conselho de Administração da Confebras nos últimos quatro anos, foi eleito o atual vice-presidente, Luiz Lesse Moura Santos,diretor-presidente do Sicoob Executivo (Cooperativa de Crédito e Livre Admissão do Brasil Central Ltda.) e conselheiro de Administração do Sicoob Nova Central.
Formado em Economia e Análise de Sistemas, Lesse tem especialização em Elaboração e Análise de Projetos, pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (Cendec/Ipea); Gestão de Cooperativas de Crédito, pela Associação Nacional dos Bancos Estaduais (Asbace-ATP); Convergência Internacional e Ponderação de Ativos e Níveis de Capital, pela Fundação Educacional da Confederação Latino-Americana de Cooperativas de Crédito (Colac); e está concluindo MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, pela Fundação Pedro Leopoldo.
Para a diretoria e Conselho de Administração foram eleitos, ainda, Donizetti José, da Central CrediSIS, como vice-presidente e representante da Confebras no CECO/OCB; e Celso Ramos Régis, da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, como diretor. Como conselheiros, foram eleitos Francisco Rao Sicoob (Central Cecresp), Cledir Assisio Magri (Cresol Confederação), Ivo Lara Rodrigues (Federação Nacional das Cooperativas de Crédito – FNCC) e Edmir Deberaldini (Central Unicred do Brasil).
Conselho Fiscal
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos Roberta de Souza Caldas (Central Ailos), Rodrigo Matheus Silva de Moraes (Sicoob Central São Paulo) e Zeir Ascari (Sicredi Cerrado GO), como membros efetivos; e, como suplentes, Rui de Assis Vasconcelos (CNAC), João Batista Bartoli de Noronha (Sicoob Central Crediminas) e Tatiany Alves de Moraes (Credestiva).
História
A Confebras foi a primeira Confederação do setor criada no Brasil, em 1986, e completará 40 anos em 2026. Nossa missão é fortalecer as lideranças do cooperativismo de crédito, com ênfase na geração e disseminação do conhecimento, no aperfeiçoamento da gestão e no apoio aos negócios. Para tanto, incentiva e pratica a intercooperação com todo os integrantes do SNCC.
A Confebras encerrou o ano de 2024 com 39 cooperativas filiadas, que somam mais de 430 instituições indiretamente, e representam mais de 9 milhões de cooperados e cooperadas em todo o País, ou seja, 47,13% do SNCC. Busca auxiliar as cooperativas e sistemas filiados em todos os procedimentos, orientando e fomentando a capacitação e o crescimento dos negócios cooperativistas.
Pronunciamentos
Ao se despedir da diretoria da Confebras, Moacir Krambeck afirmou que vai continuar se dedicando ao cooperativismo, mas em seu Estado, Santa Catarina. Ele agradeceu a colaboração de todas as filiadas e disse: “Não vou deixar um legado mas, sim, a responsabilidade a todos que me sucederem de levar adiante ainda mais ações do que foram feitas até agora”.
O presidente eleito da Confederação, Luiz Lesse Moura Santos, enfatizou que aceita “a missão com a confiança de que será um trabalho coletivo, de intercooperação, para seguir fortalecendo as cooperativas financeiras em todo o Brasil”. Ele lembrou, ainda, que com quase 40 anos de atuação em defesa dos interesses do segmento cooperativista, a Confebras é uma instituição estratégica para ampliar a relevância do SNCC e frisou: “Conto com os colegas cooperativistas para construir uma jornada de conquistas e honrar o legado deixado por grandes nomes que já passaram pelo cargo”.
Lesse destacou a importância de aproveitar a visibilidade de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas da ONU para mostrar à sociedade como este modelo de negócios gera impacto positivo para as comunidades: “As cooperativas de crédito já estão promovendo uma transformação no Brasil por meio da inclusão e da educação financeira. Iremos trabalhar para fortalecer ainda mais essa missão”, declarou.
O diretor Celso Ramos Régis, que continua no cargo na próxima gestão, desejou ao novo presidente da Confebras, Luiz Lesse, “coragem para enfrentar os desafios que há pela frente”. Ele também agradeceu à superintendente Telma Galletti, e à equipe da Confederação, pelo “trabalho que realizam para ajudar as cooperativas a construir um mundo melhor e com propósito para todos”.
Homenagem
A superintendente da Confebras, Telma Galletti, saudou a nova diretoria e prestou homenagem a Krambeck, que se despede da entidade depois de quatro anos: “Nossa homenagem ao guardião dos princípios cooperativistas, por todo seu legado, construído com base nos valores cooperativos e na intercooperação, para as atuais e futuras gerações”, descreveu ao entregar placa comemorativa ao ex-presidente.
Também presentes à reunião, saudaram a nova diretoria e os membros eleitos dos dois Conselhos a superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, e o presidente do Sistema OCB/DF, Remy Gorga Neto. Ambos fizeram referência a atuação de Moacir Krambeck.
Tânia parabenizou o trabalho da Confebras e disse, sobre o presidente que encerrou seu mandato: “Um cooperativista raiz, que nos chama para a realidade de sermos um modelo de negócios diferente, com foco em pessoas. E é isso que nos torna fortes”, afirmou. Ao novo presidente, Luiz Lesse, a superintendente da OCB apontou: “Desejo seguirmos trabalhando juntos para trazer resultados de excelência para nossas cooperativas”.
Já o presidente do Sistemas OCB/DF disse que “a Confebras faz a convergência para o fortalecimento da sinergia entre todas as cooperativas de crédito”. Ele parabenizou a nova diretoria pela eleição e desejou sucesso e completou: “Fica também minha homenagem a Moacir Krambeck e a tudo o que ele representa para o cooperativismo financeiro”.
Em 2026, Krambeck completará seis décadas de dedicação ao cooperativismo de crédito: “Em cada canto ou atividade, a intercooperação está em seus discursos. Assim, Seu Moacir, como é chamado, busca transformar a percepção das pessoas e de outros líderes, ressaltando o quanto a intercooperação pode proporcionar maior desenvolvimento para o cooperativismo de crédito. E sempre com um olhar atento para as singulares e independentes, porque ele vê na intercooperação a possibilidade de ajuda sistêmica e mútua”, afirmou a superintendente da Confebras, Telma Galletti.
CONFEBRAS – COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA (2025 – 2027)
DIRETORIA E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – CONSELHEIROS

CONSELHO FISCAL
MEMBROS EFETIVOS

SUPLENTES

Fonte: Confebras