Parabenizo frequentemente a Cooperativa Aurora e seu presidente Neivor Canton pela sua estratégia publicitária de sempre associar seus produtos ao cooperativismo e as famílias cooperadas, inclusive com o embaixador Guga, Gustavo Kuerten, nosso campeão tenista.
E aqui vai agora o meu parabéns também ao presidente da Central Cresol Baser e conselheiro Cresol Confederação, Alzimiro Thomé, pela campanha publicitária que criou e autorizou indo além de simplesmente falar de seus produtos financeiros. Uma cooperativa está além de uma instituição convencional. Uma cooperativa existe para educar e criar dignidade de vida para todos. Não deixar ninguém pra trás.
Cresol faz 29 anos em 2024. Mais um exemplo rico do que significa uma cooperativa, começando com 27 associados e deve atingir a marca de 1 milhão neste ano.
Entrevistei o presidente Thomé, perguntando a razão pela qual na sua publicidade não omitiu nem deixou nas entrelinhas ser uma cooperativa. Se isso estava em função de pesquisas de percepção pública ou se era uma clara decisão de comunicar os seus valores profundos. Ouvi do Presidente as seguintes colocações: “nunca abrimos mão da razão de ser uma cooperativa. Somos cooperativa e nos comunicamos com toda uma comunidade, pois relacionamento é nossa alma. A nossa diferença com as demais instituições não está nas vírgulas de uma “cifrinha“ e sim no objeto de um desenvolvimento em conjunto“.
Eu poderia acrescentar, aproveitando a palavra do presidente, que uma cooperativa transforma uma “cifrinha num cifrão“. A “embaixadora“ da marca escolhida foi a Camila Morgado, conhecida como uma das melhores atrizes brasileiras e enfatiza no comercial: “Fica mais fácil realizar os nossos sonhos quando tem gente cooperando com a gente. A Cresol caminha do nosso lado comprometido com a comunidade, facilitando a vida de quem participa e assim é o cooperativismo. Na cooperativa somos donos do negócio, temos voz para participar das decisões e os resultados são compartilhados entre todos….vem junto. Cooperar é simples, escolha a Cresol.” Uma aula de cooperativismo, integrando emoção com a razão.
E Camila Morgado, reconheço, está ótima e do ponto de vista da relação custo benefício do investimento publicitário com certeza irá gerar uma veloz elevação da percepção da marca pela sociedade com ótimo retorno de imagem e clientes.
Aos colaboradores, hoje em torno de 9 mil, o presidente Thomé sempre repete o sentido e a missão de estarem numa casa cooperativa e que isso é diferente. “Realizamos uma luta cultural pró cooperativismo“, continua.
O presidente Thomé complementa que o mundo continua desafiador: “hoje são 900 agências, mas jamais perderemos o vínculo e a conexão com nosso DNA, os fundamentos cooperativistas“.
Temos nas nossas colunas e palestras sempre enfatizado a importância das cooperativas em toda sua comunicação, na venda de produtos e serviços, sempre incluírem o diferencial dos valores, da filosofia e da essência central e maior do cooperativismo: o encorajamento para superar juntos o que sozinhos jamais conseguiríamos, a capilaridade da dignidade humana, para todos sob as regras, leis e valores das forças criadoras e construtivas da humanidade. O cooperativismo é a única fórmula para a vitória sobre a desigualdade.
Parabéns Cresol por uma propaganda que faz muito mais do que as “cifras e as cifrinhas“ e no jogo simples da emoção traz o desenvolvimento de um “cifrão“ para todos com a vitoriosa razão: cooperativa, vem junto!
Propaganda de cooperativa não basta parecer, precisa ser de cooperativa. Que todas as cooperativas do Brasil façam isso.
Por José Luiz Tejon, palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
Coluna exclusiva publicada na Revista MundoCoop edição 116
Discussão sobre post