Nos últimos anos, o Brasil tem observado um aumento significativo no número de empresas que encerram suas atividades. Em 2023, mais de 2,1 milhões de empresas fecharam as portas, um aumento de 25,7% em relação ao ano anterior. Agora, em 2025, o cenário se mostra ainda mais desafiador, com o aumento de impostos no país, as tensões econômicas e geopolíticas mundiais e os impactos das guerras em diversas regiões do mundo.
Nesse contexto, as cooperativas de crédito têm um papel crucial a desempenhar. Sugerimos que elas ampliem ainda mais seu apoio ao pequeno e médio empresário, não apenas financeiramente, mas também investindo em programas de capacitação voltados para estratégias de negócios, desenvolvimento de equipes de vendas e consultorias de gestão. Ao patrocinar feiras e eventos segmentados, e ao atuarem como verdadeiras incubadoras de pequenos e médios negócios, as cooperativas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento dos empreendedores, gerando prosperidade não só para eles, mas também para as cooperativas e para toda a sociedade.
Dessa forma, elas estarão vivenciando de maneira plena o quinto princípio do cooperativismo, que é a Educação, Formação e Informação, fortalecendo o ecossistema empreendedor como um todo.
*POR KASUO YASSAKA, profissional com ampla experiência e visão no cooperativismo e empreendedorismo de impacto. Cada edição, Kasuo trará as melhores práticas das cooperativas de crédito para o desenvolvimento do empreendedorismo local, inovações e ideiais para cooperativas viverem o propósito e o quinto princípio com os empresários.

Reportagem exclusiva publicada na edição 124 da Revista MundoCoop