Importante levantamento sobre a influência do cooperativismo na economia mundial, a mais recente edição do World Coop Monitor mais uma vez reforçou o protagonismo brasileiro no ranking das 300 maiores cooperativas do mundo. Dividido em duas etapas, a lista – que agrupa cooperativas de todas as áreas do globo – considera dois dados para a sua composição, apontando as maiores cooperativas em faturamento e faturamento per capita.
Se no ranking de faturamento geral o Brasil se destacou com 9 cooperativas na lista, na segunda lista – que considera o faturamento per capita, o país registrou resultados ainda maiores, com um total de 21 cooperativas listadas. Entre os destaques, cooperativas de múltiplos segmentos, mostrando como o setor desempenha um papel fundamental na economia nacional, promovendo prosperidade através de melhores serviços e emprego.
Entre os segmentos em destaque, as cooperativas de agronegócio ocupam um total de 100 posições no ranking geral, e 101 no per capita. Neste segmento, o Brasil possui ao menos 11 cooperativas, todas localizadas no estado do Paraná. As cooperativas que representam o estado nos rankings são a Agrária, Castrolanda, Coamo, Cocamar, Coopavel, Cooperativa Lar, Copacol, C.Vale, Frimesa, Frísia e Integrada.
No ranking das maiores cooperativas e organizações mutualistas a C.Vale aparece na 41ª posição global no faturamento per capita e na 183ª no faturamento total, mesma lista em que a Cooperativa Lar aparece na 199ª colocação (onde a Coamo é a 126ª colocada). No ranking geral de faturamento per capita entre todos os segmentos aparecem a Cocamar (73ª), Copacol (83ª), Agrária (108ª), Integrada (114ª), Castrolanda (115ª), Frimesa (119ª), Frísia (139ª) e Coopavel (147ª). A catarinense AuroraCoop é a 156ª da lista no ranking por faturamento total. A cooperativa de Chapecó é a 34ª no índice que mede o faturamento per capita. O Sistema Ailos, também de Santa Catarina, aparece na 246ª posição nesse mesmo indicador.
Em 2022, as cooperativas paranaenses faturaram R$ 186 bilhões, quase um terço de todo o faturamento destas organizações em todo Brasil no período, que foi de R$ 600 bilhões. Do volume faturado no Paraná, 85% é proveniente da agroindústria, 10% é do setor de crédito, 4% de saúde e 1% de outros segmentos.
Segmentos no topo
Com 21 cooperativas ao todo, o Brasil ocupa o Top 5 do ranking per capita com o Sistema Unimed, figurando na 4ª posição. Destaque no setor de saúde suplementar e oferecendo serviços nos mais diversos segmentos da saúde, o sistema fica atrás apenas da IFFCO e Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation Ltd – AMUL, ambas da Índia; e do Groupe Crédit Agricole, da França.
Diretamente do segmento crédito, dois dos maiores sistemas do país, o Sicoob e o Sicredi – também ocupam posições de destaque no levantamento.
Com mais de 4500 pontos de atendimento físico em todo o país (acima de grandes bancos do sistema financeiro nacional), o Sicoob ocupa o 26º lugar, subindo quatro posições em relação ao último levantamento. Por sua vez, o Sicredi – que recentemente atingiu a marca de 7 milhões de associados – vem logo a seguir, ocupando o 29º lugar, mesma posição registrada no ranking anterior.
No ranking completo de faturamento per capita, o Brasil ocupa as seguintes posições: Sistema Unimed (4º); Coamo (24º); Sicoob (26º); Sicredi (29º); AuroraCoop (34º); C.Vale (41º); Lar (49º); COMIGO (65º); Cocamar (73º); Copacol (83º); Coopercitrus (85º); Cooxupé (92º); Cooperativa Agroindustrial Alfa (97º); Cooperativa Agraria Agroindustrial (108º); Integrada (114º); Castrolanda (115º); Frimesa Cooperativa Central (119º); Frisia Cooperativa Agroindustrial (139º); Coopavel (147º); Coop – Cooperativa De Consumo (173º) e Sistema Ailos (246º).
O relatório completo do World Coop Monitor pode ser conferido aqui.
Por Redação MundoCoop, com informações de World Coop Monitor
Discussão sobre post