• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O que o cooperativismo tem a ganhar com a era phygital?

No mundo pós-pandêmico, unir o universo digital ao físico se tornou uma realidade e um desafio para o mundo cooperativo

MundoCoop POR MundoCoop
15 de fevereiro de 2023
DESTAQUES
img 3 14

img 3 14

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Você já deve ter ouvido a palavra phygital. Mas você sabe o que ela significa? Bom, antes de ir para a resposta, é preciso saber que, hoje, vivemos um mundo totalmente influenciado pela revolução da tecnologia. E isso vem mudando até mesmo o comportamento do consumidor em geral e, por que não, do cooperado. Por isso, o phygital é uma tendência cada vez mais comum e que faz parte das estratégias omnichannel desenvolvidas pelas empresas. No fundo, trata-se de um conceito extremamente importante capaz de aprimorar o atendimento ao cliente e, consequentemente, obter resultados consistentes.  

O termo phygital é a união de duas palavras em inglês — phygital, que significa físico, e digital, cujo significado é o mesmo da palavra. Sendo assim, ele pode ser explicado como a integração dos mundos físico e digital. Ou seja, integra funcionalidades físicas às digitais, ligando o online ao offline. Com isso, um negócio tem a oportunidade de oferecer recursos para tornar a experiência do consumidor mais dinâmica e atrativa. E que não esteja restrito ao olho no olho.  

Paulo Pinto, co-fundador da Metaverse Academy, da MetaMundi
Paulo Pinto, co-fundador da Metaverse Academy, da MetaMundi

Para Paulo Pinto, co-fundador da Metaverse Academy, da MetaMundi, e com experiência em comunicação, projetos de NFTs e ativações de marcas em metaversos, o movimento de integrar os mundos offline e online vai crescer exponencialmente. “Com evolução das tecnologias emergentes, como realidades virtual e aumentada, o que vamos ver é cada vez mais o surgimento de novas ferramentas que interajam entre o mundo físico e o real. Porém, a partir de premissas e conceitos do ambiente virtual”, explica o especialista. 

De acordo com Elson Rocha Justino, diretor executivo do Sicoob Central Crediminas, para se entender o conceito de phygital é necessário perceber que as pessoas estão no centro dos negócios, enquanto as ferramentas são um instrumento para ganhar escala e dinamismo. “Assim, pode-se oferecer produtos e serviços de formas mais rápida e satisfazer a necessidade também o mais ágil possível. Se soubermos usar adequadamente as ferramentas, conseguimos conciliar a visão do físico e do digital, ou seja, podemos atender as pessoas de forma presencial ou com o uso dessas ferramentas a distância, mas tornando a relação com o cooperado mais próxima”, observa.  

Os números comprovam que o movimento phygital é um caminho sem volta. Segundo uma pesquisa da WebShoppers realizada pela e-Bit/Nielsen no primeiro semestre de 2020, houve um crescimento de 61% no faturamento de transações que integram canais físicos e digitais. Obviamente, isso cresceu durante a pandemia de Covid-19, quando o planeta se viu obrigado a reinventar suas relações, substituindo o presencial pelo digital. Diante disso, como conseguir de destacar nesse novo universo? Elson Rocha responde: “primeiro é preciso entender qual o perfil da sua base de cooperados. Temos diferentes gerações, desde uma totalmente analógica caminhando, inclusive, para uma iminentemente digital. Se você atende o analógico, usará as ferramentas digitais, mas precisa entender que o atendimento deve ser realizado de forma diferente. Hoje, temos uma geração digital que está se voltando para a necessidade de um atendimento humanizado. Ela precisa de velocidade e quer respostas através desses meios”, detalha.  

Sendo assim, é possível, para Rocha, criar um ecossistema capaz de juntar a tecnologia, sem que seja necessário perder o lado humano. “É necessário criar um ambiente propício para isso, desde que sejam utilizadas ferramentas que modernizem o atendimento, com um ser humano que compreenda o sentimento de quem demanda atenção. Temos que priorizar as pessoas lidando com pessoas, mas sempre buscando ferramentas digitais modernas e mais eficientes”, opina.  

No entanto, Paulo afirma que, hoje em dia, um dos principais ativos  é justamente disponibilizar atenção para as pessoas, o que é escasso, e buscar uma identificação da marca através de quem elas representam nesse novo mundo. Por isso, o objetivo é atrair o cliente para experiências phygitals, criando narrativas que envolvam histórias, reconhecimento, ou seja, para que ela se veja dentro desse novo universo”, diz ele, acrescentando que existem projetos em que, através da realidade aumentada virtual, são criadas histórias e cenários. “Dessa maneira, a pessoa é guiada por meio de uma jornada sensorial com uma história, personagens, ambientações, envolvendo sentimentos e realmente criando uma experiência imersiva, única”, finaliza.  


Elson Rocha Justino, diretor executivo do Sicoob Central Crediminas
Elson Rocha Justino, diretor executivo do Sicoob Central Crediminas

O cooperativismo não tem fechado os olhos para o movimento phygital. Pelo contrário. No ano passado, o Sicoob CoopMix, realizado pelo Sicoob Sistema Crediminas, teve como tema principal o “Cooperativismo Phygital e humanizado para todos”. Para Elson Rocha Justino, diretor executivo do Sicoob Central Crediminas, o cooperativismo possui um diferencial, justamente por optar por esse tipo de atendimento próximo e humanizado. “Isso interfere na estratégia de posicionamento dos nossos pontos de atendimento. Enquanto neste momento o mercado financeiro retrai neles, o cooperativismo de crédito está ampliando”, relata.  

O executivo explica que isso ocorre devido ao fato de o espaço físico ser um local onde o associado exerce o seu senso de pertencimento. “Entretanto, precisamos entender que as ferramentas oferecidas devem ser compatíveis com aquelas que o mercado digital oferece”, pontua. Portanto, para 2023, ele acredita que mesmo que os sistemas cooperativistas brasileiros já ofereçam soluções digitais do mesmo tamanho que os grandes bancos oferecem, continuar o processo de ampliação de rede física e de atendimento é essencial. “Queremos, juntos aos associados, demonstrar que estamos próximos a eles. Mas sem abrir mão dos recursos digitais de tornar esse atendimento híbrido da forma que eles possam entender a entrega e com a velocidade que necessitam”, comenta.  

Por fim, a jornada digital se mostra o ponto de partida que permeia essa nova forma de relacionamento. “Essa jornada nada mais é do que criar um processo de atendimento digital funcional, sem se esquecer do físico, facilitando esse percurso. Por outro lado, as cooperativas precisam se comunicar de forma amigável, com ferramentas intuitivas e compreensíveis. Criar uma jornada de experiência que facilite a entrega  é o principal objetivo desse novo modelo”, finaliza.  


Por Leticia Rio Branco – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Campos Neto evidencia cooperativismo como grande frente de atuação na recuperação econômica

PRÓXIMA

Cooperativa auxilia no desenvolvimento regional no Vale do Itajaí

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

CHO: o líder que está conquistando o mercado através da felicidade
DESTAQUES DA REVISTA

CHO: o líder que está conquistando o mercado através da felicidade

1 de agosto de 2025
destaqe
DESTAQUES

Cooperativismo brasileiro ultrapassa 25 milhões de cooperados

31 de julho de 2025
Papo Coop destaca desafios para implementar a inovação nas cooperativas
DESTAQUES

Papo Coop destaca desafios para implementar a inovação nas cooperativas

30 de julho de 2025
agro 2 1
DESTAQUES

Cooperativismo no agro impulsiona 25% do PIB e eleva renda no Brasil

30 de julho de 2025
escolar
DESTAQUES

Cooperativismo educacional redefine o futuro da aprendizagem no país

29 de julho de 2025
destaquesa
DESTAQUES

Brasil sai do Mapa da Fome, afirma relatório da ONU

28 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OCB/GO e Cooperativa de eletrificação inauguram usina fotovoltaica
ACONTECE NO SETOR

OCB/GO e Cooperativa de eletrificação inauguram usina fotovoltaica

1 de agosto de 2025
CHO: o líder que está conquistando o mercado através da felicidade
DESTAQUES DA REVISTA

CHO: o líder que está conquistando o mercado através da felicidade

1 de agosto de 2025
Em 10 anos, mil cooperativas de seguros vão surgir no Brasil
ECONOMIA & FINANÇAS

Em 10 anos, mil cooperativas de seguros vão surgir no Brasil

1 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.