A última década trouxe inúmeras transformações para o mundo. Novos hábitos de consumo, novos cenários econômicos, novas tecnologias, novas dinâmicas sociais e muitas outras novidades. Entre elas, porém, apenas um denominador em comum, o anseio pelo futuro.
Muitas são as discussões que permeiam o futuro e tentam desvendar o que todos irão enfrentar de mais inovador e revolucionário nos próximos anos, e até décadas. Entretanto, acima de tudo isso, vale também questionar: como serão as pessoas do futuro? Essas pessoas serão fruto do que está sendo construído agora e, nesse contexto, a educação, sem dúvidas, é o pilar que ganha destaque.
A educação vai além da transmissão de conhecimento, ela contribui para a formação coletiva e individual de cada pessoa. Essa relação, que ultrapassa os limites da sala de aula, também tem mudado no decorrer dos anos. Um exemplo disso são as cooperativas escolares, um movimento que vem se consolidando no país.
Esse ramo de cooperativas, formado por pais de estudantes e professores, surgiu como uma alternativa à deficiência do Estado de prover ensino público de qualidade e para promover o acesso à educação nas comunidades. Educação, formação e informação, por sua vez, formam o quinto princípio do cooperativismo, e nele seu imenso potencial de inserir a nova geração em uma vivência capaz de transformar realidades.
Para Elaine Cristiane Martins, Diretora da Cooperativa de Educadores da Escola Nova Geração – COOENGE, que fica no município de Triunfo em Pernambuco, as cooperativas são benéficas porque a proposta educacional é sempre pautada pelo respeito à singularidade de cada aluno. “Nesse modelo, o aluno é visto e tratado como um indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico, descobridor do seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu ambiente e modificando-o através das suas diferentes motivações”, acrescenta.
Mas não para por aí. As cooperativas escolares preparam o aluno para um futuro compartilhado, fomentam o empreendedorismo social e estimulam a troca de experiências, reforçando o sentimento de pertencimento entre eles. Aprendizados que o acompanharão pelo resto da vida. Elaine conta que através de uma educação mais dinâmica e personalizada as crianças, adolescentes e profissionais da educação adquirem uma formação integral por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades. ”Isso só é possível com ações práticas de cunho cooperativo como campanhas de arrecadações e doações, jogos cooperativos, inserção de atividades lúdicas diárias e movimentos com outras instituições que abraçam a nossa causa”, explica.
Se por um lado as cooperativas educacionais ajudam na constante construção da sociedade atual – e futura – por outro, contribuem para a expansão do movimento cooperativista, mostrando que muito ainda pode ser feito. “Acreditando na ideia de Nelson Mandela de que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para transformar o mundo”, trabalhamos com adolescentes e crianças que chegam com vontade de ingressar no mundo do saber, e logo eles aprendem o que ensinamos através de projetos de cunho cooperativos que são importantíssimos para o desenvolvimento do ser, ou seja, praticar o cooperativismo no dia a dia, faz toda a diferença. Afinal, atitudes simples movem o mundo e transformam vidas”, finaliza Elaine.
Investir na educação cooperativista é disseminar o movimento perante a sociedade e abraçar a nova geração é dar continuidade a um legado, abrindo espaço para o novo e enxergando as mudanças como oportunidades.
VOZES DO COOPERATIVISMO
Não é possível falar de futuro do cooperativismo sem citar a questão geracional. E essa pauta, cada vez mais discutida no movimento, tem ganhado dimensões maiores com as constantes transformações na sociedade.
É a nova geração que domina as mídias sociais, que muitas vezes já nasceu familiarizada com a realidade tecnológica e que traz naturalmente consigo a fácil adaptação e pluralidade cultural. Hoje, saber dialogar com esse público se tornou indispensável e criar uma boa relação entre as gerações o fator chave da atualidade.
E foi buscando unir esses fatores para descobrir o potencial das redes sociais, da nova geração e do movimento cooperativista, que o Sistema OCB de Pernambuco realizou, no final de 2021, o concurso Coop Story.
Chegando a sua segunda edição, o concurso premiou através de voto popular os stories que melhor difundiram a seguinte proposta: comunicar o papel do cooperativismo na comunidade. Após receber 6 mil votos no ano anterior, a edição de 2021 do Coop Story reuniu 41.257 formulários que ajudaram a selecionar os vencedores nas categorias Infantil, Juvenil e Adulto.
Dando voz a três gerações diferentes, o concurso apresentou vencedoras que vivenciam o cooperativismo em seu dia a dia e trouxeram diferentes visões sobre a cooperação e seus valores. Além disso, as categorias Infantil e Adulto tiveram uma aluna e uma colaborada de cooperativas escolares, reforçando a importância do incentivo que a educação cooperativista exerce.
Confira abaixo o que as 3 vencedoras têm a dizer sobre o impacto do cooperativismo em suas vidas!
CATEGORIA INFANTIL
ISABELA CAVALCANTE DA SILVA MARQUES (FEIRA NOVA/PE)
Story: Juntos Somos Mais Fortes
Qual a inspiração para produzir o story que concorreu?
A inspiração veio da história da minha cooperativa (COLÉGIO 3°MILÊNIO) que começou pequena, mas que vem crescendo devido a força e ao propósito dos professores que fazem parte da instituição.
E qual a sua relação com o cooperativismo?
Sou aluna da cooperativa e fiz parte de alguns projetos e apresentações do Cooperjovem, representando a cooperativa em alguns lugares.
CATEGORIA ADULTO
MILCA OLIVEIRA FERREIRA (Triunfo/PE)
Qual sua inspiração para produzir o story que concorreu?
Bom, eu sempre fui expectadora e consumidora de conteúdos digitais, porém nunca criadora dos mesmos. Vi no concurso a oportunidade de mostrar os ideais do Cooperativismo através das minhas vivências como colaboradora da Cooperativa de Educadores da Escola Nova Geração – COOENGE. O dia de cooperar, por exemplo, nos dá a oportunidade de transformar a vida das pessoas que mais precisam através de pequenas atitudes que pra nós tornam-se grandes quando o resultado final é o bem estar daqueles que estendemos as mãos. Fazemos o bem e em troca nos sentimos bem também.
O que você mais gostou no processo do concurso?
Acho que a própria criação dos conteúdos. Não foi simplesmente gravar um story, foi primeiramente estudar o Cooperativismo através do Podcast Minuto Cooperativo, foi transformar o estudo em algo criativo e educativo, foi ir atrás dos conteúdos mais populares e assim produzir um story rápido que transmitisse uma mensagem objetiva sem deixar de lado a criatividade e a modernidade dos novos tempos. Todo esse processo de criação e até a apreciação dos storys concorrentes foi riquíssimo.
O que a participação representa para você?
Representa a oportunidade de difundir o Cooperativismo, dando visibilidade aos princípios e valores cooperativistas, apresentando de uma forma leve a transformação de vida pessoal e profissional que o cooperar nos proporciona.
O que é o cooperativismo para você?
É uma filosofia que baseado em ideais comuns e na ajuda mútua, possibilita ao indivíduo transformar a sua vivência individual em coletiva, beneficiando a todos através da soma dos seus esforços.
CATEGORIA JUVENIL
RAYANNE RAFAELLE MEDEIROS DE AMORIM SILVA (BARREIROS/PE)
Story: Valores Humanos do Cooperativismo
Qual sua inspiração para produzir o story que concorreu?
Minha inspiração veio do fato de já ser uma jovem ligada a coletividade e em ações que ajudam o próximo e acreditar que ninguém chega ao topo sozinho!
O que você mais gostou no processo do concurso?
A organização do concurso. Foi e está sendo uma experiência incrível ter concorrido com outros jovens!
O que a participação representa para você?
Representa estar por dentro de um assunto tão importante como o cooperativismo, em todas as áreas, mostrar ao público o potencial que esse segmento pode levar a sociedade e para os jovens também!
O que é o cooperativismo para você?
Para mim, é a união de pessoas com interesses em comum que buscam também satisfazer aspirações e necessidades. Considero um movimento moderno baseado em princípio e valores que se fortalece pelas pessoas
1º Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco
Voltado à produção jornalística sobre o cooperativismo pernambucano, o Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco foi entregue em julho, e premiou os melhores trabalhos voltados à cobertura de iniciativas e ações desenvolvidas pelas cooperativas do estado.
Neste ano, a MundoCoop conquistou uma importante posição na lista de vencedores. Com a reportagem “O fenômeno da nova geração com potencial cooperativista”, que destaca a importância da educação na formação de novos profissionais com potencial cooperativista, a jornalista Fernanda Ricardi ficou em 2º lugar na categoria Jornalismo Impresso/Digital.
Para o presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, a primeira edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, reconheceu e valorizou temas importantes para o cooperativismo a exemplo do desenvolvimento sustentável que transforma vidas.
Por Fernanda Ricardi – Redação MundoCoop
Imagens: Colégio 3º Milênio (Limoeiro), COOENGE e arquivo pessoal das entrevistadas
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