O cooperativismo é uma importante rede de transformação social. E nos últimos anos, o movimento tem se voltado para um grupo de pessoas cada vez mais presente entre os cooperados: a juventude. Afinal, essa nova geração possui novos valores e princípios. Valorizam a responsabilidade ambiental acima de tudo, a diversidade em todos os seus aspectos e a importância de criarmos uma sociedade mais humana.
Há mais de 200 anos, as cooperativas compartilham destes mesmos valores, trazendo transformação para as comunidades onde estão presentes. Agora, em um momento onde a sociedade vive uma nova era, a diversidade geracional tem sido cada vez mais valorizada. O que podemos aprender com a nossa juventudade? O que essa nova geração tem a ensinar para as cooperativas?
Neste Dia Internacional da Juventude, o novo episódio do Papo Coop recebe Roberta Porto, Sócia Fundadora e Vice-Presidente da ENGECOOP MG e Raissa Karolina Michalsky Lima, Especialista de Planejamento Estratégico na Unimed-BH. No episódio, que você confere a seguir, elas falam sobre seu papel como membros no Comitê de Jovens da Ocemg, e destacam a importância de olhar para a juventude para definir o futuro do cooperativismo.
Durante o programa, elas ainda abordam as oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro do movimento, e também os desafios enfrentados por essas novas gerações. E para completar, trazem ações para que as cooperativas aumentem a participação dos jovens no setor.
Discussão sobre post