Em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, a capacidade de dialogar com pessoas de diferentes realidades se torna crucial para o desenvolvimento individual e coletivo. Conversar com aqueles que possuem experiências, perspectivas e culturas distintas abre portas para novos conhecimentos, amplia horizontes e promove a construção de pontes entre diferentes grupos sociais.
Portanto, conversar com pessoas de diferentes realidades é um ato de extrema importância para o nosso desenvolvimento individual e social. E é com essa missão, que o Papo Coop busca reunir especialistas, personalidades e lideranças de todo o Brasil, para falar sobre os assuntos que impactam o dia a dia da cooperativa, da comunidade e da sociedade como um todo.
A seguir, confira algumas das conversas mais marcantes até hoje. De histórias inspiradoras a bate papos que convidam a olhar o mundo com novas perspectivas, o Papo Coop busca – episódio após episódio – promover novos diálogos e debates, que irão impulsionar a criação de um novo futuro.
Confira!
Investir na inovação é fator decisivo para as coops?
Em um mundo em constante mudança, a inovação torna-se fundamental para qualquer empreendimento, uma vez que ela cria soluções novas para problemas existentes de modo a obter resultados lucrativos.
Para falar sobre como as cooperativas inovam e qual o papel do tema no setor, este Papo Coop recebe Jaffer Vinícius Besen, Líder de inovação do Sescoop Paraná, e a Eloá Tomaz, Coordenadora de Inovação e Projetos na Cocamar. Em um bate papo exclusivo, eles buscam elucidar a seguinte questão: ‘Investir na inovação é fator decisivo para consolidação das cooperativas no mercado?’.
Velho demais para mudar de profissão?
Cada vez mais, a diversidade geracional tem sido presente nas cooperativas e no mercado como um todo. Tal cenário reflete não apenas o envelhecimento da população, mas também a percepção de que nunca é tarde para mudar de carreira.
Para falar sobre esse assunto que está em alta, o novo Papo Coop recebeu a Psicóloga Especialista em Carreira e Mentora, Renata Cox. Em um bate papo exclusivo, ela fala sobre os desafios de buscar uma nova carreira e como a presença desses profissionais podem ajudar a alavancar os resultados em todos os tipos de empresas.
Histórias que se conectam
O cooperativismo nasceu da conexão. Entre pessoas, ideias e propósitos. Em mais de duzentos anos, o movimento se construiu ao torno das histórias que o definiram. No Brasil, são mais de 120 anos de impacto positivo, transformando pessoas, comunidades e o país como um todo. Mais do que nunca, é possível afirmar: o cooperativismo é feito de pessoas e para pessoas.
Este episódio da terceira temporada do Papo Coop vem para falar sobre histórias. Histórias de quem fez, quem faz e quem está ajudando a fazer o cooperativismo seguir adiante. Com apresentação de Luis Cláudio Silva, diretor da MundoCoop, o bate papo recebe Kasuo Yassaka, sócio-fundador da Yassaka e Adelino Sasse, diretor de negócios da Central Ailos e autor do livro “O resgate da essência”. Em uma conversa descontraída, eles compartilham suas experiências e aprendizados sobre o cooperativismo. Além disso, falam sobre empreendedorismo, propósito, transformação social e outros temas.
De catador a presidente
Em todos os setores do cooperativismo, histórias individuais se conectam e se entrelaçam com o desenvolvimento do movimento como um todo. Com valores e princípios que seguem sendo praticados há mais de dois séculos, as cooperativas são – em muitos casos – ambientes onde pessoas podem explorar o melhor de si.
Foi assim com Telines Basilio do Nascimento Junior, o Carioca, presidente da Coopercaps. A história de Carioca, assim como de outros tantos cooperados, se mistura com os avanços das cooperativas. A história do catador que virou presidente é a história de muitos brasileiros. E o novo episódio do Papo Coop recebe Telines para um bate papo inspirador.
Juventude Cooperativista de olho no futuro
O cooperativismo é uma importante rede de transformação social. E nos últimos anos, o movimento tem se voltado para um grupo de pessoas cada vez mais presente entre os cooperados: a juventude. Afinal, essa nova geração possui novos valores e princípios. Valorizam a responsabilidade ambiental acima de tudo, a diversidade em todos os seus aspectos e a importância de criarmos uma sociedade mais humana.
No Dia Internacional da Juventude, o Papo Coop recebeu Roberta Porto, Sócia Fundadora e Vice-Presidente da ENGECOOP MG e Raissa Karolina Michalsky Lima, Especialista de Planejamento Estratégico na Unimed-BH. No episódio, que você confere a seguir, elas falam sobre seu papel como membros no Comitê de Jovens da Ocemg, e destacam a importância de olhar para a juventude para definir o futuro do cooperativismo.
Quer conferir mais histórias? Confira as temporadas completas do Papo Coop!
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post