• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Novo perfil de consumidor

MundoCoop POR MundoCoop
31 de maio de 2025
DESTAQUES
Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Novo perfil de consumidor

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Novo perfil de consumidor

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com o reconhecimento da ONU, 2025 se anuncia como um ano divisor de águas para o cooperativismo mundial. Sob o lema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o movimento, que já une mais de 1 bilhão de cooperados em 3 milhões de cooperativas, ganha destaque para discutir seu presente vibrante e futuro promissor.

Impulsionado por dez tendências-chave, espera-se que o setor atinja novos patamares de inovação, fortalecendo sua relevância e laços comunitários. A expansão de sua influência e disrupção são as metas para um ano que celebra a força centenária desse modelo.

Na quinta parte do especial ‘10 Tendências para o Cooperativismo em 2025‘, o tema é “Novo perfil de consumidor“.


Novo perfil de consumidor

“Os novos consumidores estão mais exigentes e submetidos diariamente a uma carga muito alta de informação e escolhas”. A frase é do consultor Marcio Nami sobre o perfil do novo consumidor. Para ele, a teoria comportamental mostra que o excesso, ou a impressão de excesso de escolhas, leva a uma sensação de angústia e dificuldade de decisão. “Fica claro é que o caminho que nos trouxe até aqui certamente não nos levará ao futuro”, decreta o especialista.  

1 3
Marcio Nami, consultor e especialista em economia comportamental

Natalia Castan, empresária e CEO da Une.cx e do call center Grupo Unite, afirma que há uma mudança significativa no perfil e comportamento do consumidor, que é bem informado, criterioso e engajado. “Ele busca transparência, propósito e personalização, valorizando marcas que demonstram compromisso genuíno com valores como sustentabilidade, inovação e impacto social”, diz. 

Por isso, é importante aperfeiçoar a experiência do cliente. Natalia explica que, no Brasil, há um termo chamado hipercuidado, que significa uma população mais exigente em termos de atendimento e cuidado. “É importante investir em tecnologia, personalização e comunicação eficaz. O cooperativismo tem um potencial enorme para liderar essa transformação no mercado. Quem conseguir alinhar propósito, conquistará esse novo consumidor e fortalecerá ainda mais o modelo cooperativo para o futuro”, afirma a empresária.  

Marcos Nami indica que a solução passa pela adoção de tecnologias amigáveis e intuitivas. Segundo ele, isso é necessário para compensar esta sensação de ansiedade, e também direcionar o marketing com estratégias para ações pontuais que vão diretamente à percepção de vantagem absoluta da cooperação em relação aos sistemas convencionais. “A adoção do modelo ‘menos é mais’ nunca esteve tão em tela”, define ele, acrescentando que muitas cooperativas veem o investimento no digital como gasto, ou como ações com retorno lento e gradativo. “Na minha experiência na área, especificamente no que tange a ações no Metaverso, fica claro que esta e outras soluções digitais trazem potencial de retorno imediato, além de serem fundamentais para reduzir ou acabar com uma grande dor do cooperativismo, que é a necessidade do rejuvenescimento e oxigenação do quadro social. Investir em gamificação e criação de espaços interativos virtuais faz com que os jovens e demais interessados nas novas tecnologias conheçam a cooperação. Fazendo o que mais gostam, assumem o protagonismo e elencam suas próprias escolhas”, detalha. 

No entanto, Natalia Castan destaca que a transformação digital vai além da implementação de ferramentas e exige uma mudança na mentalidade e na forma de se relacionar com os cooperados. “O figital( união do físico com o digital) não significa substituir o contato humano, mas potencializá-lo. O digital deve agilizar processos repetitivos, enquanto o atendimento presencial se torna ainda mais consultivo, estratégico e cuidadoso. É fundamental a capacitação contínua para garantir que a experiência do cooperado seja sempre positiva, em que construir um ecossistema de atendimento integrado fará toda a diferença”, observa. 

Portanto, para conquistar a fidelidade de clientes, é necessário aderir ao conceito proposto. “A adoção do conhecimento prévio por novos conceitos operacionais e tecnológicos traz um desafio: a eliminação do preconceito e das tentativas de ‘já sei o que vai acontecer.’ A inteligência artificial, os espaços virtuais e a evolução diária instigam e estimulam a adoção de novas soluções e experimentações com excelente custo x benefício, além de um imenso potencial de crescimento de negócios e quadro social”, afirma Nami.  


Por Leticia Rio Branco – Redação MundoCoop

Conheça as outras tendências em destaque:

2

Tendência 1: Tecnologias Verdes

LEIA MAIS
1

Tendência 2: Parcerias e Redes de Cooperação

LEIA MAIS
img2

Tendência 3: Desafios de Trabalho e Bem-estar Social 

LEIA MAIS
2 2

Tendência 4: Diversidade e Inclusão como Fatores Estratégicos

LEIA MAIS


Por Leticia Rio Branco – Redação MundoCoop

8e8htm1xbl9

Matéria exclusiva publicada na edição 122 da Revista MundoCoop

LEIA A REVISTA DIGITAL
ANTERIOR

Colaboradores de cooperativa do interior de Mato Grosso arrecadam mais de 2 toneladas de alimentos

PRÓXIMA

CMN autoriza linha de capital de giro para cooperativas gaúchas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativismo e economia circular impulsionam inclusão social em Recife
DESTAQUES

Cooperativismo e economia circular impulsionam inclusão social em Recife

25 de agosto de 2025
Transformando Resíduos em Renda: A revolução circular a partir das cooperativas
ENTREVISTA

Transformando Resíduos em Renda: A revolução circular a partir das cooperativas

25 de agosto de 2025
Cooperativas destinam mais de R$ 9 milhões para projetos sociais no Espírito Santo
DESTAQUES

Cooperativas destinam mais de R$ 9 milhões para projetos sociais no Espírito Santo

22 de agosto de 2025
O futuro da governança cooperativa é digital — e já começou
DESTAQUES

Governança acelera resultados das cooperativas com avanço digital

21 de agosto de 2025
Cooperativas impulsionam economia solidária no nordeste do país
DESTAQUES

Nordeste lidera ranking de economia solidária com atuação das cooperativas

20 de agosto de 2025
abre youtube sicoob
DESTAQUES

Novo Papo Coop reflete sobre os desafios da liderança no cooperativismo atual

18 de agosto de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Workshop Internacional debate papel das cooperativas da agricultura familiar na COP 30
AGRONEGÓCIO

Workshop Internacional debate papel das cooperativas da agricultura familiar na COP 30

25 de agosto de 2025
quanta
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativas aceleram adesão a planos completos de previdência e ampliam proteção financeira

25 de agosto de 2025
sicredi 1 2
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa do interior de Mato Grosso inaugura grandiosa agência com estilo neoclássico

25 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.