Inovação e desenvolvimento. Este é o principal objetivo do Espaço Impulso, inaugurado em fevereiro deste ano, durante o Show Rural Coopavel. A partir de uma parceria entre diversos players, o espaço que fica no Parque Tecnológico Itaipu possui uma área de 400 metros quadrados, e funciona como um espaço permanente com foco em transformação digital e na busca por soluções tecnológicas e sustentáveis para o campo. E a MundoCoop, um dos principais veículos de comunicação sobre o cooperativismo no Brasil, é uma das apoiadoras desta iniciativa.
Com atuação nas esferas social, tecnológica, operacional e estratégica, o Impulso faz parte de um novo fenômeno em expansão no Brasil: os hubs de inovação. A partir de programas de inovação aberta, o Impulso busca unir cooperativas a agtechs, startups e outros ecossistemas de inovação, em busca de novas possibilidades para o cooperativismo e para toda a região do Paraná.
Logo em seu lançamento, o espaço deu origem ao programa TransformaAgro. Unindo diversas vozes de setores distintos, o projeto consiste em um movimento de transformação que busca levar tecnologia para o agronegócio na região do Oeste do Paraná. A partir dele, a ideia é ampliar o uso de novas ferramentas por pequenos, médios e grandes produtores, além de unir cooperativas a startups para um amplo desenvolvimento da região.
Ciclo de conhecimentos
Além de trazer projetos que colocam em prática algumas das ideias promovidas pelos players que integram o Impulso, o espaço também promove um amplo programa de capacitação, trazendo debates e palestras sobre temas que irão ditar o futuro das cooperativas do Paraná e do Brasil todo. Entre as iniciativas realizadas neste segundo semestre, esteve a palestra com Frederico Bittencourt Guerra, da cooperativa de dados Coopersystem. Durante o encontro, Guerra trouxe a importância de olhar para as oportunidades que o Metaverso traz para o campo, e destacou que o tema avança rapidamente para se tornar uma ferramenta útil e essencial para o agronegócio.
Troca de experiências
Diferentes realidades trazem diferentes desafios. E a partir disso, soluções inovadoras podem surgir em todos os contextos. Foi diante disso que o Impulso iniciou um vasto trabalho focado na troca de experiências entre o cooperativismo brasileiro e latino-americano. Para explorar as oportunidades trazidas pelo contato com outras culturas, o Impulso recebeu em setembro um grupo de alunos e professores do Peru e El Salvador, que puderam conhecer o Espaço Impulso e o Show Rural. Na ocasião, Selmo Bonatto, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ressaltou a importância desse tipo de iniciativa. “Há cerca de três anos mantemos contatos com professores desses países interessados em conhecer mais sobre a estrutura e o atual estágio da inovação tecnológica da região e do Estado. Assim, conseguimos viabilizar essa visita, que permite aos integrantes da caravana colher subsídios a futuros projetos similares em seus países”, frisou.
Novas parcerias e futuro
O Espaço Impulso está apenas no início de sua caminhada, e novas parcerias continuam a se firmar no que promete ser um dos maiores ecossistemas de inovação aberta do país. Em agosto, a Alltech – empresa líder em nutrição animal – passou a fazer parte do espaço, promovendo a importância da utilização de dados e equipamentos de precisão para um melhor desempenho da lavoura e da pecuária.
Para os próximos anos, a ideia é continuar a agregar novos parceiros, de forma a trazer programas que busquem soluções para diversos dilemas no campo, não apenas da dimensão técnica, mas também no bem-estar do produtor e seus associados.
Para continuar a acompanhar as principais novidades e iniciativas, fique ligado na MundoCoop, mídia parceira do Espaço Impulso e de outras iniciativas de inovação no cooperativismo brasileiro.
Por Leonardo César – Redação MundoCoop, com informação de Show Rural Coopavel
Discussão sobre post