Transformar as ideias em projeto em um ambiente especialmente planejado para desenvolver soluções que atendam às demandas das cooperativas e das indústrias são as propostas do Habitat Senai Agro Toledo. Lançado na tarde de quarta-feira (21), o Habitat Senai Agro Toledo é um espaço colaborativo e de troca de experiências entre empresas inovadoras e o Sistema Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Ele é o primeiro no Paraná com esse segmento de pesquisa e de estudos.
As ideias são transformadas em projetos em um ambiente – especialmente – planejado para desenvolver soluções que atendam às demandas da indústria e da sociedade. De acordo com o presidente do Sistema Fiep Carlos Valter Martins Pedro, a Federação observou a produção da região Oeste, não somente na agroindústria, mas em todo o seu contexto. “Estamos fortalecendo a nossa relação com a Ocepar e com as cooperativas do Oeste no sentido de aprimorar tecnologia, treinamento e qualificação. A nossa estadia está em uma posição geográfica no Oeste muito importante”.
Pedro salienta que o investimento do Sistema passa por uma remodelação no apoio das tecnologias nas unidades. “Tudo somente fará sentindo se retornar para a indústria como serviço. Por isso, um investimento expressivo no setor da geração de inovação e de tecnologia. A indústria precisa de produtividade e de competividade isso só acontece se tivermos uma inovação constante. Por isso, inovação é um dos nossos principais focos”.
A inovação também é um dos focos do Sistema Ocepar. Para o presidente José Roberto Ricken, o cooperativismo no Paraná se diferencia dos outros estados devido o planejamento. Porém, existem desafios a serem superados, como criar a cultura de inovação permanente. “O assunto tem sido abordado de maneira sistemática. Ao integrarmos as cooperativas, é possível demonstrar várias questões em conjunto, ou seja, cada cooperativa divulga o seu resultado, porque as demandas existem e elas precisam ter um destino correto”.
ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
De acordo com o gerente executivo de tecnologia e inovação do Sistema Fiep Fabrício Luz Lopes, o Habitat Agro é mais uma peça fundamental no ecossistema de inovação, organizado na região Oeste do Paraná. “Unir a inovação ao agronegócio, considerado uma potência, é aliar duas forças. Mais importante que o espaço físico é a interação e o desenvolvimento de criatividade do local. São serviços que promovemos para as indústrias que desejam estar conosco. Por exemplo, desenvolvimento de novas ideias, conexão com startup e captação de fomento de recursos públicos que temos para o desenvolvimento de inovação”.
Lopes afirma que as ações acontecem em um ambiente orgânico e adaptável a realidade de cada empresa. Ele cita como exemplo que algumas empresas estão com a cultura de inovação mais alta, outras estão iniciando. “Desde o diagnóstico adequado para compreender quais são as oportunidades de transformação digital e de pesquisa. Isso vai acontecer de maneira sistemática em Toledo, na região e no Estado”.
O gerente executivo complementa que a inovação começa com o produtor rural e termina na mesa de cada cidadão. “Inovação é um processo adequado para ganhar mais produtividade e lucro”.
Após o lançamento do Habitat Senai Agro serão realizadas uma gestão de projetos e uma agenda de eventos, a qual deve ser lançada no próximo mês. “A partir da ‘dor’ desenvolvemos a solução e captamos recursos para que o investimento não seja todo da empresa ou do produtor”.
UNIÃO
A superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e gerente regional Fabiane Francisconi destaca que o Sistema e as cooperativas estão unidas e devem investir em inovação para o agro. “O Habitat Senai Agro fortalecerá o desenvolvimento das cooperativas parceiras em um trabalho de colaboração, de desenvolvimento e de inovação”.
O Habitat Senai Agro Toledo deve fomentar a inovação na indústria, possibilitado a conexão entre empresas com agronegócio e todos vão compor o espaço. “Os pilares do espaço são: cultura da inovação, fomento e captação de recursos, conexão e gestão de inovação visando soluções que aumente a produtividade”, menciona a superintendente.
Fabiane afirma que com essa união será possível desenvolver projetos inovadores que estimulam a produtividade, o crescimento econômico e a sustentabilidade por meio da adoção de novas tecnologias. “Pessoas que ‘olhem’ diferente e busquem soluções”.
Conforme o prefeito Beto Lunitti, no Paraná existe colocar a economia a serviço da vida. “O município de Toledo tem se desenvolvido, porque é formado por gente que trabalha e quer fazer diferente. O Sistema Fiep e todos os organismos vão melhorar o nosso ambiente. É um momento para abrir a mente para a tecnologia. Os prefeitos devem produzir um ambiente favorável para que iniciativas venham constituir a evolução da economia”.
Beto Lunitti menciona que Toledo é o maior produtor de alimentos e torna-se um território de inovação e de tecnologia. “Nós devemos encantar as pessoas para que sejam provedores de saberes”, finaliza o prefeito.
Fonte: Jornal do Oeste
Discussão sobre post