Reconhecido como o maior movimento cooperativista de voluntariado brasileiro, o Dia C alcançou essa condição pelo engajamento e mobilização das cooperativas que integram esse grande movimento de responsabilidade social.
O programa que nasceu em 2009, idealizado pelo Sistema Ocemg, após o sucesso alcançado em Minas Gerais, foi nacionalizado pelo Sistema OCB. Passou a integrar a agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e segue demonstrando a força da cooperação para as ações de prosperidade social.
Pautado pelos princípios e valores do setor, o Dia de Cooperar executa iniciativas socioambientais que ajudam a transformar para melhor a vida de milhares de pessoas.
“Cooperativas para o Desenvolvimento Sustentável”. É com este tema que no primeiro sábado de julho de 2023, milhares de cooperados em todo o país celebraram os impactos e a capacidade de transformação que as cooperativas trazem para a sociedade como um todo. Enquanto no mundo todo, bilhões comemoram o Dia Internacional do Cooperativismo, no Brasil as comemorações ganham uma roupagem própria. Criado em Minas Gerais, o Dia de Cooperar – ou simplesmente Dia C – reúne há 15 anos cooperados de todo o Brasil para atividades, celebrações e ações sociais que mostram na prática como as cooperativas trazem prosperidade para as comunidades. Demonstração do sétimo princípio, intitulado “Interesse pela comunidade”, o Dia C junta cooperados e voluntários para o oferecimento de serviços à comunidade, campanhas solidárias e outras atividades que se estendam ao longo de todo o ano.
O Dia de Cooperar 2023 mobilizou mais de 140 mil voluntários, em 2005 municípios e beneficiando mais de 3 milhões de pessoas. Em todo o Brasil, mais de mil cooperativas participaram das ações.
No dia 1o de julho, a entidade celebrou o Dia C na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, em parceria com diversas cooperativas. Na ocasião, mais de três mil pessoas participaram do evento organizado para demonstrar como o coop está presente no dia a dia da sociedade, atuando como agente de prosperidade local, regional e nacional. Teve degustação de produtos de cooperativas, apresentações artísticas e culturais, orientações e interações no espaço do crédito cooperativo, aferição de pressão e glicemia, apresentação de produtos artesanais, música, espaço kids e muito mais. A iniciativa contou com o apoio e participação das cooperativas: Aurora, Sicoob Central Cecremge e Sicoob Central Crediminas, Sicoob Credicom, Coopsaúde, Dedo de Gente, Fencom e suas filiadas, Instituto Unimed-BH, CCPR-MG, Coopatos, Cemil, Cooxupé, Cocatrel, Coopemapi.
Projeção Nacional
Reunindo cooperativas de todas as regiões do país, o Dia C ultrapassa as barreiras dos sete ramos do setor, e promove uma verdadeira intercooperação a nível nacional. Em sintonia, cooperados de todos os setores se unem nesta data para “colocar a mão massa” e mostrar como as cooperativas podem trazer mais qualidade de vida, serviços essenciais de qualidade e segundas oportunidades para aqueles que necessitam.
“O Dia C é uma data para incentivar práticas de voluntariado e confirmar o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo, equilibrado e próspero. Nosso papel é disseminar a importância do movimento e aproveitar esta data para demonstrar à sociedade um pouco do que o cooperativismo faz, diariamente, para melhorar a vida das pessoas”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
No Piauí, a Unimed Teresina com apoio do Sistema OCB/SESCOOP-PI e outras cooperativas piauienses realizaram as atividades na Praça João Luís Ferreira, com mais de 700 atendimentos à comunidade. Em Maceió, o Dia C contou com a colaboração da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicações (Macrocoop), que aproveitou o momento para celebrar os seus 22 anos de existência.
Já na cidade de Juriti, aproximadamente 500 pessoas foram atendidas e participaram das atividades, demonstrando o impacto positivo do Dia C na comunidade. “Estamos muito felizes em realizar o Dia C aqui em Juruti. Poder compartilhar sobre o impacto positivo do cooperativismo na comunidade através dessas ações é muito gratificante porque estamos transformando realidades.” disse Sônia Nascimento, Diretora Administrativa e Financeira da COOAFAJUR.
Com o tema “Cooperar faz bem para a Saúde”, a campanha Dia C 2023 em Goiás reuniu cerca de 5 mil pessoas no Jardim Botânico de Goiânia. A reserva ambiental também foi o palco para a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo e recebeu como legado do evento um viveiro de mudas e um berçário de plantas (horto medicinal), com capacidade para produção de 5 mil mudas mensais, que serão disponibilizadas à população goianiense. O público que compareceu ao Jardim Botânico teve a oportunidade de fazer diversas consultas. Uma unidade móvel do Hemocentro serviu como incentivo para as pessoas que quiseram fazer a doação de sangue e medula óssea.
Desde 2016, o setor cooperativista tornou-se parceiro e multiplicador dos ODS, bem como da Agenda 2030, da ONU. Sustentabilidade, cooperação e inclusão são temas que fazem parte da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). As cooperativas mineiras, conscientes da importância de contribuir para o cumprimento dessa pauta, realizam as ações do Dia de Cooperar alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os projetos desta publicação contemplam um ou mais ODS, demonstrando, na prática, como as cooperativas ajudam a construir um mundo melhor. Desde 2016, o setor cooperativista tornou-se parceiro e multiplicador dos ODS, bem como da Agenda 2030, da ONU.
No Rio de Janeiro, a celebração carioca contou com 500 voluntários para receber 2 mil pessoas, segundo a organização. O evento tomou o Parque de Madureira e trouxe na programação a oferta de serviços gratuitos, shows e apresentações. Vacinação contra gripe; aferição de pressão arterial, de glicose e de glicemia capilar, higiene bucal (com distribuição de kits) integraram as ações de saúde. O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinícius Mesquita, agradeceu a todos que se uniram para construir a festa. “O Dia de Cooperar não é só hoje. Esse evento mostra o quanto o cooperativismo tem um compromisso com a sociedade, com gente. O cuidado das pessoas e da comunidade é um dos seus princípios. Temos cooperativas que realizam ações todos os dias do ano, outras estão aqui todo fim de semana para prestar atividades de cooperação”, afirmou Mesquita, ressaltando em seguida que o evento mostra a força do cooperativismo para transformar o Estado do Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o Sistema Ocesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), realizou o Mutirão Dia de Cooperar. A ação levou ao Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) serviços gratuitos à população oferecidos pelas cooperativas Sicredi, Sicoob Unimais Metropolitana, Unimed Nacional, Uniodonto Paulista, Coopermiti, além de parceiros da SMDET. Entre os diversos serviços oferecidos, houve circuito de aferições em saúde, orientação sobre higiene bucal, educação financeira para adultos e crianças, coleta e descarte de resíduos eletroeletrônicos, oficina de mosaico, espaço pet, dinâmicas de atividade física, música ao vivo, feira de artesanato (por meio do programa Mãos e Mentes Paulistanas), além de atendimento aos trabalhadores e empreendedores por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.
Na região Sul, as comemorações do Dia C mobilizaram algumas das maiores cooperativas do Brasil e da América Latina. Já o Sistema Ocergs, usou a data para promover inúmeras atividades, incluindo a doação de sangue. O Programa Doador Fiel fomenta a doação de sangue na sociedade gaúcha há 10 anos. Após aderir à iniciativa neste ano, o Sistema Ocergs está estimulando o ato para os seus colaboradores e cooperativas registradas na entidade. Em Santa Rosa, ações de intercooperação contaram com a participação de 14 cooperativas: Coopermil, Cotrirosa, Cooperconcórdia, Cooperluz, Unicred, Sicredi, Cresol, Unimed, Coopersol, Unicooper, Coopervida, Sicoob, Cooperall e Cooperinforural; mobilizando mais de 500 participantes e 100 voluntários.
Em Londrina, a união de sete cooperativas – Sicredi Dexis, Integrada, Sisprime, Cocamar, Unicred, Sicoob Ouro Verde e Cresol -, na ação Pedágio Solidário, resultou na arrecadação de 3,5 toneladas de alimentos que irão para a mesa de centenas de famílias em vulnerabilidade social. A ação, em comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C) se encerrou no último sábado, 1 de julho, com a entrega de todos os mantimentos arrecadados no pedágio solidário realizado em supermercados de Londrina e região, ao Mesa Brasil, programa do Sesc com atuação nacional, mas que em Londrina e outros sete municípios da região atende a 90 entidades. “Nossa ação significa o cooperativismo, a intercooperação. Durante três sábados seguidos os colaboradores das cooperativas deixaram seus familiares e todos os seus afazeres para estarem contribuindo com uma causa tão importante. Nós, da Sicredi Dexis, tivemos o prazer de participar com mais de 50 colaboradores. Foi uma ação muito bonita”, comentou a gerente da agência Tiradentes da Sicredi Dexis, Suelen Lopes.
Conexão com as ODS
Sustentabilidade, cooperação e inclusão são temas que fazem parte da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). As cooperativas mineiras, conscientes da importância de contribuir para o cumprimento dessa pauta, realizam as ações do Dia de Cooperar alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os projetos desta publicação contemplam um ou mais ODS, demonstrando, na prática, como as cooperativas ajudam a construir um mundo melhor.
Desde 2016, o setor cooperativista tornou-se parceiro e multiplicador dos ODS, bem como da Agenda 2030, da ONU.
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post