O novo episódio da série especial ‘COP é COP – Cooperações pelo Clima’ está no ar. Mais uma vez conduzido pelo professor José Luiz Tejon, a conversa recebe o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanelli, para uma conversa inspiradora sobre o papel das cooperativas de energia no desenvolvimento sustentável, na inclusão tecnológica e na agenda da COP 30.
Fundada em 1968 por 60 produtores rurais, a Coprel nasceu com a missão de levar energia elétrica ao interior do Rio Grande do Sul — algo até então restrito às áreas urbanas. Hoje, com mais de 60 mil associados em 70 municípios, a cooperativa se tornou referência nacional em inovação e sustentabilidade.
“Nós temos 12 pequenas centrais hidrelétricas com energia limpa e renovável. Levamos internet por fibra óptica e ajudamos o produtor a ter uma vida melhor no interior”, explicou Stefanelli. Segundo ele, a Coprel tem como propósito “melhorar a vida das pessoas, ajudando-as a ter renda e infraestrutura no campo”.
Outro ponto alto da conversa foi a participação feminina nas decisões da cooperativa. Stefanelli revelou que um dos principais pedidos das mulheres associadas foi o acesso à internet no campo: “100% queriam internet por causa dos filhos. E foi isso que nos motivou a investir forte em telecomunicações”. Hoje, as mulheres ocupam cadeiras no conselho administrativo e consultivo da Coprel, influenciando diretamente nas políticas voltadas à família rural e à qualidade de vida no interior.
Ao falar sobre a COP 30, Stefanelli foi enfático: “Nós temos que mostrar que o futuro da energia é limpo, renovável e sustentável. Pequenas centrais hidrelétricas e geração solar são exemplos de como podemos promover o desenvolvimento sem causar impacto ambiental.”
Confira a seguir a conversa completa!
Por Redação MundoCoop