Encerrou nesta terça-feira (19), o CoopsParty Summit Goiás 2024, encontro que reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro de Convenções PUC Goiânia e se consolidou como o maior evento de inovação do cooperativismo no Brasil.
Com a proposta de promover uma experiência transformadora, o CoopsParty proporcionou ao público uma intensa programação de conteúdos inéditos com grandes nomes e especialistas do mercado.
Dando início ao segundo dia, o economista Luis Artur Nogueira, traçou um panorama econômico nacional, passando pelos principais cenários e fatores que estão impactando e irão impactar a economia nacional, assim como a influência dos contextos internacionais no futuro do país.
Nesse sentido, ele frisou que o maior desafio do Brasil atualmente não é econômico, mas sim político, e demanda de uma harmonia maior entre os poderes.
A VIRADA DE CHAVE
A inovação promove um extenso processo de transformação nos processos diários, e com a chegada da I.A; novas dinâmicas sociais e de mercado foram criadas. O comprometimento com a inovação foi tema da palestra de Arthur Igreja, Palestrante e TEDx Speaker. Em sua palestra, “O Melhor da Tecnologia com o Melhor das Pessoas”, Igreja destacou que não basta apenas ter a tecnologia a disposição, e preciso extrair dela o seu potencial máximo.
Além disso, ele destaca que a aplicação da tecnologia aumentou a preocupação das empresas e negócios com o futuro. Mas é necessário utiliza-la no agora. “O grande desafio para 2024 é fazer com que as empresas e cooperativas vivam o hoje. Sempre estamos olhando para o amanhã, para o futuro”, alertou.
De olho na importância de unir digital e humano, ainda ressaltou que as cooperativas possuem um grande papel no processo de unir o melhor da tecnologia com o ativo humano, sem substitui-lo. “O importante é usar a tecnologia certa no lugar certo, ou seja, nas questões mais transacionais, mas sem perder o lado humano”, finalizou.
DE OLHO DAS MUDANÇAS
Com a evolução da humanidade e a chegada da 4ª Revolução Industrial, em 2000, o mundo se tornou exponencial. Diante disso, a grande explosão da tecnologia fez com que as inovações passassem a durar cada vez menos tempo, estimulando a adaptabilidade, a flexibilidade e o pensamento disruptivo.
Como se adaptar a essa nova realidade? Esse foi o questionamento que guiou a palestra do Mentor e cofundador da HSM, José Salibi Neto.
Em sua fala, Salibi destacou que nunca antes no mundo dos negócios foram vistas tantas variáveis com o uso da tecnologia e isso impacta diretamente o tipo de liderança que o mercado demanda. “Na era da tecnologia, você pode achar que está fazendo tudo muito bem e de uma hora para outra ver seu negocio sumir.”
Trazendo a liderança como ponto primordial nessa equação, o Mentor elencou diversas características indispensável. Entre elas, a busca constante por aprendizado, colocando isso, inclusive, como centro das organizações.
E-FUTURO?
Se preparar para o futuro, observando as tendencias que se apresentam e adotando-as no dia a dia. Com a palestra “E-Futuro? A Inovação Radical e a Era da Realização”, Gil Giardelli – Professor Global, Escritor, Roboticista e I.A Eticista”, o speaker destacou mudanças marcantes na atualidade, como o impacto das mudanças climáticas no mercado e na relação do ser humano com os processos mais simples do dia a dia.
“O futuro já chegou, ele só está mal distribuído”, destacou; lembrando que é necessário pensar na inovação e no futuro, considerando a velocidade com que novas ferramentas chegam – de fato – na população. Neste cenário, países como China saem na frente na busca pela inovação, ao entenderem que por trás das transformações estão pessoas; e a capacitação das novas gerações tem papel fundamental no processo de modernização dos negócios.
PARA ALÉM DO EVENTO
O segundo dia do CoopsParty Summit Goiás 2024 ainda contou com uma inspiradora programação que abordou importantes temas como tokenizacão, competitividade de mercado, empreendedorismo feminino e futuro sustentável.
Para isso, nomes como Tiago Schmidt (Sicredi Pioneira), Gustavo Bodra (Startse), Marcelo Vieira (Unicred) e Kathleen Krause (Banco Central do Brasil) fizeram parte desse encontro.
Mas não para por aí! Em breve, todas as discussões, insights, reflexões e conteúdos que construíram os dois dias do CoopsParty Summit estarão disponíveis e com acesso exclusivo. Acompanhe o site e redes sociais do evento e não perca!
E EM 2025…
O CoopsParty Summit 2025 já está confirmado! A próxima edição do maior evento de inovação do cooperativismo acontece nos dias 3 e 4 de novembro de 2025.
Por Fernanda Ricardi & Leonardo César – Redação MundoCoop