Neste sábado (6), ao redor de todo o mundo, é comemorado o Dia Internacional das Cooperativas 2024 (DIC) ou Coops Day. A data, celebrada anualmente no primeiro sábado do mês de julho, tem como tema, este ano, Cooperativas constroem um futuro melhor para todos e reflete o compromisso do movimento em implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A data representa uma oportunidade de mostrar à sociedade que o cooperativismo possui força e é um bom caminho para a prosperidade. Com sua abordagem centrada nas pessoas e na comunidade, elas são capazes de buscar soluções sustentáveis e impactos socioeconômicos positivos para todos”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Para celebrar o Coops Day, o Sistema OCB preparou uma série de ações especiais. Entre elas, uma ação de mídia para mostrar a grandiosidade do cooperativismo brasileiro pôde ser observada por quem passou na Times Square, em Nova Iorque (EUA), nos últimos dias. A projeção em telões da famosa praça americana se transformará, ainda, em um videocase a ser exibido no Portal Metrópoles, e em posts para as redes sociais do SomosCoop.
Além disso, uma produção especial vai contar os 180 anos de história do cooperativismo, com vídeos gravados direto de Rochdale, o berço do cooperativismo na Inglaterra. Em uma série de vídeos exclusivos, será possível entender como tudo começou, com destaque para a trajetória de sucesso ao longo dos anos. Para completar, grandes portais como o G1 e UOL também vão veicular conteúdos especiais sobre o movimento, com abordagens sobre o passado, o presente e o futuro do modelo de negócios.
O tema do Coops Day deste ano também está alinhado com os objetivos da próxima Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o futuro, que busca soluções colaborativas para um mundo melhor. Ao adotar práticas de desenvolvimento inclusivo e sustentável, as cooperativas se tornam agentes ativos na preservação do meio ambiente e aliadas na luta contra as mudanças climáticas.
O relatório do Secretário-Geral da ONU de 2023 sobre Cooperativas no Desenvolvimento Social reconheceu o histórico das cooperativas na promoção do desenvolvimento econômico e social, inclusive para grupos marginalizados. Segundo o documento, elas demonstram resiliência em tempos de crises sociais e econômicas, sendo vistas como parceiras fundamentais na promoção do desenvolvimento sustentável.
Conscientização
Celebrado desde 1923 em todo o mundo e oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 1995, o Coops Day busca aumentar a conscientização sobre as cooperativas, com destaque para suas contribuições, bem como resolver os principais problemas abordados pela ONU, em prol de fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores. Esse ano, a celebração marca o 30º Dia Internacional das Cooperativas, reconhecido pelas Nações Unidas e o 102º Dia Internacional Cooperativo.
Em novembro de 2023, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução sobre a colaboração das cooperativas no desenvolvimento social e convocou a proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas. A resolução incentiva todos os estados-membros e todos os outros interessados a aproveitar o período como uma forma de promover o coop e aumentar a conscientização sobre sua contribuição para a implementar os ODS e, também, ir em busca de desenvolvimento social e econômico mundial.
O Sistema OCB, como membro da ACI desde 1989, participa ativamente da celebração e busca reforçar o compromisso das coops brasileiras com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar, os princípios ESG, a inclusão financeira e a construção de um futuro melhor para todos.
Cooperativas constroem um futuro melhor para todos: Declaração oficial do Presidente da ACI, Ariel Guarco
O Dia Internacional das Cooperativas é uma oportunidade perfeita para enfatizar que nossas empresas constroem um futuro melhor para todas as pessoas. As cooperativas criam trabalho decente, defendem a igualdade de gênero e promovem a inovação, especialmente com o envolvimento das novas gerações. Com um senso inato de responsabilidade social, as cooperativas priorizam as pessoas e o meio ambiente, criando condições ideais para produtores e consumidores. Elas educam, cuidam e gerenciam os recursos naturais, humanos e financeiros de cada comunidade em busca do bem comum.
Essa forma de organizar as relações socioeconômicas tem 200 anos de história comprovada e é hoje o caminho mais direto para um futuro sustentável em questões sociais, econômicas e ambientais.
Por todos esses motivos, cooperação também é outro nome para paz.
Em um mundo convulsionado por conflitos bélicos inaceitáveis, com desigualdades crescentes e ameaçado pelas mudanças climáticas, precisamos aprofundar o paradigma cooperativo, não apenas dentro de nossas organizações, mas também externamente, para aumentar nosso impacto em escala global.
A declaração completa pode ser vista aqui.
Fonte: OCB/ACI
Discussão sobre post