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MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativismo conquista novo patamar de comunicação com visibilidade nacional

MundoCoop POR MundoCoop
16 de janeiro de 2025
DESTAQUES, RADAR
Cooperativismo conquista novo patamar de comunicação com visibilidade nacional

Cooperativismo conquista novo patamar de comunicação com visibilidade nacional

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O cooperativismo está na vida dos brasileiros há décadas, em diversos segmentos e setores. Há cinco anos, em 2019, apenas 4 em cada 10 brasileiros conhecia o termo cooperativismo, segundo Pesquisa Nacional do Cooperativismo da OCB. Essa mesma pesquisa, em 2023, aponta que o número saltou para 8, ou seja, a quantidade de pessoas familiarizadas com o setor dobrou. 

O que aconteceu nesse intervalo, foram as instituições do setor enxergando que, exatamente pela essência do modelo, as propagandas tradicionais não apresentariam o cooperativismo como ele deveria ser apresentado, e nem traria impacto suficiente. Um exemplo disso vem de uma das maiores cooperativas financeiras do país, o Sicoob, que entendeu que precisava mais do que conquistar milhões de brasileiros e estruturou uma campanha de marketing através de uma paixão nacional: as telenovelas.

COOPERATIVISMO EM HORÁRIO NOBRE 

No horário de maior audiência que um conteúdo de entretenimento pode ter no Brasil, a “novela das nove” da Rede Globo, o Sicoob inseriu seus serviços financeiros na teledramaturgia, colocando a instituição financeira como o banco oficial da cidade fictícia em que se passou a trama “Terra e Paixão”.

A meta da campanha, alcançada com sucesso era atingir toda a população em idade ativa (PIA) – de 15 a 64 anos – e idosos, com 65+, totalizando 175 milhões de pessoas de todas as classes, gêneros e regiões do país.

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Claudio Halley, Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob

“A estratégia de comunicação do Sicoob, que incluiu a inserção na teledramaturgia, ações no esporte e na música, foi desenvolvida para romper a bolha do cooperativismo e apresentar o modelo cooperativo a uma audiência ampla e diversificada”, explica Claudio Halley, Superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob. “Além das 175 milhões de pessoas alcançadas, houve cerca de e 8 milhões de interações nas redes sociais, promovendo um diálogo aberto sobre o tema”, completa Halley.

POR QUE ENSINAR E NÃO APENAS PROPAGAR?

Se fazer presente, diariamente, como em uma telenovela em que pessoas se identificam com as personagens, é explicar a essa audiência, na prática, os benefícios do segmento cooperativista e suas condições diferenciadas na prestação de serviços financeiros, nesse caso.

Um levantamento de setembro de 2024, chamado “O Estado do Marketing no Brasil”, da HubSpot, aponta que 43% dos entrevistados enxergam a atração e retenção de clientes como os principais desafios. Esse contexto exige mais do que inovações tecnológicas ou campanhas tradicionais, e assim, os olhos se voltam a educação comunicativa.

Essa é uma abordagem estratégica que combina princípios de marketing, educação e comunicação para construir um relacionamento de confiança com o público-alvo. Essa metodologia visa criar um diálogo contínuo e significativo, baseado na troca de informações que educam, engajam e fortalecem os laços entre a instituição e seus membros.

TODOS QUEREM UM PROPÓSITO 

Para seguir transformando a vida de cada vez mais brasileiros, é importante que as cooperativas não queiram que apenas o público conheça o setor, mas sim, também, conhecer o seu público. 90% das pessoas confiam mais em empresas com propósito claro, e 88% preferem marcas que defendem valores maiores que seus produtos e serviços, segundo o Purpose Premium Index. “O modelo cooperativista, por essência, atende a esses critérios”, Flávio Pina, CEO/CCO da Loggia, parceira criativa do Sicoob.

Assim, o desafio está em traduzir essa essência em estratégias de marketing autênticas e conectadas com o público, utilizando ferramentas como o storytelling e campanhas de impacto social. Contar histórias e gerar identificação é a porta de entrada para que as pessoas se enxerguem no cooperativismo, criando um vínculo emocional com os consumidores e aumentando a fidelidade.

POR DIFERENTES CANAIS

Para reter clientes assertivamente, é necessário que aconteça uma identificação por parte deles. A técnica de contar histórias utilizada nas telenovelas, é aplicável a outras plataformas, como por exemplo, o TikTok, rede social focada em vídeos e que é formada, em sua maioria, pelo público jovem de 16 a 23 anos.

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Flávio Pina, CEO/CCO da Loggia, parceira criativa do Sicoob

Segundo levantamento desse ano da DataReportal, são 98,6 milhões de usuários da rede no Brasil, colocando o país na terceira posição no ranking mundial – perdendo apenas para Estados Unidos (148 milhões) e Indonésia (126,8 milhões).

Desde 2022, o Sicredi, outra grande instituição financeira cooperativa brasileira, utiliza a rede para propagar conteúdos sobre educação financeira, alcançando mais de 110 mil seguidores e 1 milhão de curtidas. A cooperativa também utilizou do marketing de influência, contratando influenciadores digitais para atrair jovens e combinando linguagem simples com recursos visuais/sonoros atrativos. 

O Sicoob, indo além da TV, também apostou na contagem de histórias e educação financeira dentro do TikTok, abrindo horizontes para outros assuntos como esportes e música. Essas ações renderam a organização mais de 360 mil seguidores e 1 milhão de curtidas.

TEM DADO CERTO? 

Com esse novo caminho sendo trilhado, visando aproximar os brasileiros do cooperativismo, a última Pesquisa Nacional do Cooperativismo da OCB demonstrou que sim: o setor está no rumo certo. Mais que dobrar o número de pessoas familiarizadas com o setor, 63% consideram de média ou alta a importância de produtos ou serviços serem de uma cooperativa para influenciar sua decisão de escolha. 

Segundo o Relatório Mundial sobre Cooperativas da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), uma das chaves para o futuro do setor é o investimento contínuo em educação e formação. A comunicação educativa, ao integrar tecnologia, valores e aprendizado contínuo, oferece o caminho para essa transformação. Mais do que uma estratégia, é um compromisso com o desenvolvimento dos cooperados e a perpetuação do movimento cooperativo como modelo de negócio relevante, inclusivo e sustentável.

O futuro do cooperativismo será definido pela sua capacidade de se adaptar, sem perder sua essência. “Mostrar que o cooperativismo é moderno, acessível e alinhado às necessidades de cada pessoa será essencial para ampliar sua relevância e impulsionar seu crescimento no Brasil”, conclui Pina.


Por Andrezza Hernandes – Redação MundoCoop

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Coluna exclusiva publicada na edição 121 da Revista MundoCoop

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