O cooperativismo de crédito brasileiro deu mais um passo relevante no fortalecimento de sua presença institucional no ecossistema financeiro ao assumir a presidência do Conselho de Administração da Associação Open Finance, que reúne empresas do setor e participa das discussões com o Banco Central.
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), passa a exercer a presidência do colegiado pelas próximas 20 semanas, tendo como conselheiro titular Marcio Alexandre, superintendente de Arquitetura e Governança de TI do Sicoob e representante da OCB no Conselho de Administração da Associação Open Finance.
A vice-presidência será ocupada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), representada por Gustavo Cappi, executivo do Itaú Unibanco. A composição reflete a pluralidade de segmentos que integram a governança do Open Finance no Brasil e evidencia o reconhecimento da maturidade e da relevância do cooperativismo de crédito no debate estratégico do Sistema Financeiro Nacional.
A assunção da presidência do Conselho de Administração da Associação Open Finance representa um avanço institucional do cooperativismo brasileiro, ampliando sua presença em espaços estratégicos de governança e reafirmando seu compromisso com a inovação, a cooperação e o fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional.
Fonte: Sistema OCB












