• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas se destacam na valorização do diálogo entre as gerações

Entre as estratégias para lidar com os desafios geracionais estão os programas, encontros, conscientização e práticas para combater o preconceito

MundoCoop POR MundoCoop
8 de maio de 2025
DESTAQUES
Cooperativas se destacam na valorização do diálogo entre as gerações

Cooperativas se destacam na valorização do diálogo entre as gerações

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As cooperativas têm desenvolvido projetos, programas, encontros e práticas com o objetivo de melhorar os relacionamentos entre as várias gerações e ampliar a diversidade em seus quadros de colaboradores e cooperados.

Suas ações refletem o compromisso em construir um futuro mais inclusivo e sustentável, mostrando que a diversidade etária e o diálogo geracional não são apenas valores, mas vantagens competitivas.

Algumas delas, como a Coplacana, criou o Núcleo Jovem Coplacana para que as novas gerações tivessem interesse no universo das cooperativas e nas áreas agrícolas por meio do diálogo e de encontros com os cooperados mais antigos.

Outro programa que aproxima os associados em suas várias gerações é o projeto Juventude Cooperativista da Cresol, que divulga o movimento nas escolas. Ele serve de ponte entre as instituições, o público mais maduro e os jovens. Além, dele, os projetos “Empreendedorismo”, “Sucessão Familiar” e “Juventude Protagonista” alcançam diferentes gerações abordando temas como liderança, educação financeira, cooperativista e troca de experiências intergeracionais.

Para estimular ainda mais essa relação, o Sistema OCB constituiu o Comitê Nacional de Jovens em 2021, com o objetivo de atrair mais jovens para o cooperativismo e ampliar a relação dos jovens com os 50+.

a 1
Carina Melo, gerente de pessoas do Sistema OCB

Carina Melo, gerente de pessoas do Sistema OCB, conta que o cooperativismo tem muito a ensinar sobre a diversidade e a inclusão. Para ela, eliminar o preconceito etário é essencial na construção de um ambiente mais justo, diverso e inclusivo. Além disso, os mais experientes têm muito a contribuir com sua vivência, resiliência e visão estratégica.

“O movimento valoriza o capital humano em todas as suas formas, incluindo a experiência e a sabedoria. O assunto é enfrentado pelas organizações com a promoção de uma cultura de respeito e valorização das diferentes gerações, reconhecendo que a troca intergeracional enriquece e fortalece os resultados”, completa.

EDUCAÇÃO E CONTEÚDO PARA AS REDES SOCIAIS 

Quando o assunto é trazido para a esfera corporativa, as cooperativas têm oferecido soluções interessantes, como é o caso da Quanta Previdência. 

A organização tem integrado as gerações com base em dois pilares estratégicos, a produção e a disseminação de conteúdo sobre etarismo e longevidade. 

“Assumimos o compromisso de educar e conscientizar o mercado sobre o impacto do etarismo, promovendo a valorização da diversidade etária, por meio de palestras, postagens em redes sociais e lançamentos de livros”, exemplifica Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência, Diretora do ICSS/Abrapp e autora do livro “Economia Prateada o poder da longevidade no mundo dos negócios”.

O quadro de colaboradores da cooperativa é formado por profissionais de cinco gerações, promovendo uma troca constante de conhecimentos e experiências.

“Mantemos vagas abertas para o público 50+ buscando ativamente talentos dessa faixa etária. Também oferecemos qualificação contínua, com treinamentos e programas que capacitam os colaboradores a se adaptarem às demandas do mercado em constante evolução”, conta Denise. 

Ela acredita que as cooperativas podem assumir um papel de liderança ao implementar práticas de contratação inclusivas, criando ambientes em que diferentes gerações colaboram em projetos conjuntos. 

“Com treinamentos regulares em novas tecnologias e práticas de mercado, elas podem garantir que todos os colaboradores, independentemente da idade, mantenham-se atualizados. Suas presenças podem servir de mentoria para os mais jovens, promovendo a troca de conhecimentos e fortalecendo os laços intergeracionais”, lembra Maidanchen.

DIVERSIDADE GERACIONAL E EFICIÊNCIA NOS NEGÓCIOS

As empresas e as cooperativas já perceberam que ter em suas equipes funcionários mais maduros oferece significativas vantagens para a marca.

b 1
Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência

A experiência e o conhecimento acumulado por esses profissionais podem resultar em maior eficiência, inovação e qualidade nos serviços prestados. Pois, eles costumam ter uma visão mais madura, o que pode ajudar na tomada de decisões estratégicas e na resolução de problemas complexos.

Além disso, a diversidade etária melhora a dinâmica do grupo, promovendo um ambiente mais colaborativo e harmonioso.

Fran Winandy, psicóloga com MBA em RH e autora do livro “Etarismo: Um novo nome para um velho preconceito” da editora Matrix, relata que quanto a cooperativa adota a inclusão de colaboradores mais velhos e estimula o diálogo entre as gerações, isso fortalece a sua reputação, como um lugar que respeita e valoriza todos os seus membros, independentemente da idade.

“A organização se diferencia no mercado, tornando-se mais atraente para talentos de diversas faixas etárias e contribuindo para a construção de uma cultura organizacional positiva”, completa a especialista.

O tema do preconceito etário nas cooperativas pode ser tratado de maneiras variadas, dependendo da cultura organizacional e das políticas de cada instituição.

“Algumas já implementam iniciativas para promover a inclusão de colaboradores mais velhos, como programas de capacitação, campanhas de conscientização e práticas de recrutamento que valorizam a diversidade etária. No entanto, muitas ainda enfrentam desafios, como estereótipos negativos e resistência à mudança, que podem dificultar a plena inclusão desses profissionais”, lembra a autora.

O COMBATE AO ETARISMO

Para que o diálogo geracional ocorra é necessário combater o etarismo,  adotando uma abordagem proativa e abrangente conduzida por profissional que conheça profundamente o tema.

Desenvolver a interação entre as diversas gerações dentro dos quadros de colaboradores das cooperativas pode ajudar, além de incentivá-los a adaptação aos novos tempos e a atualização de conhecimentos.

Várias estratégias podem ser absorvidas nesse processo, desde a oferta de programas de capacitação, treinamentos regulares, que abordem as novas tecnologias, tendências de mercado e habilidades necessárias para o desenvolvimento profissional.

“As cooperativas podem promover uma cultura de aprendizado, onde a troca de conhecimentos entre os membros é incentivada. Isso pode ser feito por meio de grupos de estudo, sessões de brainstorming e discussões em equipe”, ensina Fran.

É fundamental que as organizações também implementem políticas e práticas na promoção da diversidade etária, assegurando que todos os colaboradores, independentemente da idade, tenham oportunidades iguais de emprego, desenvolvimento e crescimento.

“O primeiro passo é trabalhar a conscientização interna e desmistificar os estereótipos negativos associados ao envelhecimento. Em seguida, criar políticas de recrutamento que valorizem a diversidade etária e implementar programas de capacitação e formação contínua”, completa Winandy.

c
Fran Winandy, psicóloga com MBA em RH e autora do livro “Etarismo: Um novo nome para um velho preconceito”

Por fim, e não menos importante, é fundamental que as lideranças demonstrem um compromisso genuíno com a inclusão etária, promovendo uma cultura organizacional que valorize o diálogo e respeite todas as idades, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais justo e produtivo.

A FALTA DE MÉTRICAS

Apesar das conquistas, muitos esforços ainda precisam ser realizados para que todas as empresas e cooperativas incluam todas as gerações.

A segunda edição da pesquisa do Robert Half e da Labora sobre etarismo de 2024 apontou como um dos principais problemas a falta de métricas para medir os avanços das empresas em suas ações sobre esse público.

Os pesquisadores ouviram 387 profissionais com emprego, 387 profissionais em busca de recolocação de 387 empresas em junho deste ano. Eles constataram que apesar dos progressos, 70% das empresas não possuem indicadores claros sobre o etarismo nas empresas.

Sergio Serapião, fundador e CEO da Labora explica que a ausência de métricas de sete em cada dez organizações brasileiras é preocupante, pois sem os dados fica difícil planejar ações futuras.

Entre os desempregados, 66% veem o preconceito etário como o principal obstáculo para retornar ao mercado de trabalho e 63% dos empregados acham que a empresa não dá importância ao assunto.

O estudo mostrou que 77% das empresas não têm iniciativas para aumentar a diversidade geracional em seus processos seletivos e apenas 39% estão discutindo a implementação de medidas nesse sentido.

Entre os principais obstáculos apontados na pesquisa, 32% levantaram o tema do conflito entre as gerações e 29% as dificuldades de comunicação e integração entre as gerações.

Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half da América do Sul, lembra que apesar de ainda serem práticas pouco disseminadas, empresas inovadoras, que adotaram processos seletivos afirmativos relatam bons resultados, com 81% das organizações considerando-as eficazes.


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Novas regulamentações abrem oportunidades para as coops no mercado de energia limpa

PRÓXIMA

Cooperativa promove educação financeira para equipes da Copinha Feminina Sicredi 2024

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

4
DESTAQUES

Responsabilidade socioambiental nas cooperativas é tema do novo episódio Papo Coop

13 de maio de 2025
ABERTURA SITE
DESTAQUES

Revista MundoCoop: nova edição no ar!

13 de maio de 2025
agro 1
DESTAQUES

CRA aprova programa de cooperativas de crédito para agricultura familiar

12 de maio de 2025
2 1
DESTAQUES

Cooperativas de crédito avançam no país e desafiam concentração bancária

12 de maio de 2025
Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Parcerias internacionais destacam impacto das cooperativas brasileiras
DESTAQUES

Parcerias internacionais destacam impacto das cooperativas brasileiras

7 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital

13 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25

13 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.