Promovendo mais uma vez uma intensa troca de conhecimentos, a Semana da Educação Financeira trouxe para a sua nona edição uma difícil missão: falar sobre finanças em um país com mais de 69 milhões de inadimplentes.
Criada em 2014, a Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente. Contando com a participação de inúmeras instituições de todo o país, a semana busca promover ações com foco na educação financeira. Através de palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos, a maratona de atividades tem como principal foco o cidadão brasileiro, e como através da educação ele pode ter uma vida financeira mais saudável.
Importantes players do sistema financeiro, as cooperativas de crédito são protagonistas desse importante evento, com os sistemas de cooperativas de crédito Sicoob, Unicred, Sicredi, Ailos, Cresol e o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (Fgcoop), apresentando algumas das principais iniciativas realizadas atualmente, e que acontecem de forma permanente, e não apenas durante a semana ENEF.
“As cooperativas são importantes vetores de democratização, educação e inclusão financeira, gerando impactos significativos junto aos seus associados e comunidades onde atuam. Neste sentido, o cooperativismo financeiro exerce papel fundamental por sua capilaridade que permite levar o conhecimento, as atitudes e as habilidades para que as pessoas possam adotar boas práticas ao administrarem seus recursos de forma mais eficiente. Tenho absoluta certeza de que nossas cooperativas vão enriquecer mais esta edição da Enef”, pontuou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, em entrevista que antecedeu a semana ENEF.
Maior sistema de crédito em agências físicas, o Sicoob mais uma vez participou da semana de educação financeira com atividades gratuitas para o público. No dia 12, o Sicoob trouxe a live Tocando em Frente – resiliência, motivação e superação, com palestra do ex-jogador de futebol da Chapecoense, Jakson Follmann. De forma contínua, o sistema apoia a educação financeira com múltiplos programas, entre eles o Se liga Finanças, destinado a jovens entre 15 e 29 anos de idade, além de clínicas financeiras, com atendimento com foco em finanças pessoais. “A educação financeira está diretamente ligada à resiliência quando consideramos a importância de mudar constantemente os nossos hábitos, vencer os desafios e ampliar nossos horizontes”, destacou Sandra Helena Kwak, superintendente de pessoas e responsabilidade social do Sicoob ES, em entrevista à imprensa. Para completar, o Instituto Sicoob utilizou a semana ENEF para lançar o novo exemplar da Coleção Financinhas. O livro “Marina esqueceu de desligar a televisão” vai integrar as coletâneas usadas para ensinar educação financeira e sustentabilidade para crianças de todo o País.
Por sua vez, o Sistema Unicred trouxe a palestrante Patrícia Palomo para falar sobre ‘Como ter resiliência financeira em tempos de incerteza?’, onde ela destacou o momento atual da economia e como os cooperados e clientes podem navegar em meio a uma época de juros altos, menor poder de compra e outras dúvidas. Além da palestra, a Unicred realizou o lançamento oficial do Programa Unipoupe, programa de formação sobre educação financeira, que tem como propósito colaborar para a transformação e acessibilidade em relação ao conhecimento em finanças e que já formou mais de 2 mil pessoas.
O Sicredi, um dos maiores sistemas do setor, envolveu todas as suas agências em ações voltadas à comunidade. Além disso, iniciativas específicas buscaram abraçar também os colaboradores, que realizam um papel essencial na missão das cooperativas de levar melhores produtos para seus associados. “O nosso objetivo é levar educação financeira por meio de palestras sobre educação financeira nas comunidades onde estamos inseridos. São cerca de 450 ações, com mais de 10 mil pessoas impactadas. Isso está trazendo um movimento muito bom “, declarou Cláudia Bonatti, gerente de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.
Com quase três décadas de atuação, a Cresol desenvolve diversos projetos e ações com foco na educação, e durante a semana ENEF o sistema de cooperativas ofereceu diversos conteúdos especiais em uma plataforma gratuita, além de ações presenciais destinadas ao seus cooperados. “A Cresol tem na sua essência o incentivo à educação financeira como diferencial para uma vida financeira mais tranquila e segura. A preocupação e atuação genuína em promover a sustentabilidade financeira para cada cooperado está no quinto princípio do cooperativismo, da Educação, formação e informação. E este é um dos motivos de participarmos ativamente da Semana ENEF, já há algumas edições. Nós inclusive já recebemos o Selo Enef, em 2020, como reconhecimento pelas nossas ações, iniciativas e atividades em prol da educação financeira”, disse Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, em entrevista.
A Semana de Educação Financeira é uma iniciativa que reúne diversos players, dentro e fora do sistema cooperativo. Além das ações realizadas durante a semana especial, as cooperativas desenvolvem atividades o ano todo. Para ficar por dentro das principais iniciativas do setor, acompanhe a MundoCoop através do site e das redes oficiais.
Por Redação MundoCoop – com informações de Sistema OCB/Imprensa Sicredi/Cresol/Sicoob/Unicred
Discussão sobre post