As 300 maiores cooperativas do mundo continuaram a crescer em 2021, registrando um faturamento conjunto de US$2,4tn, acima dos US$2,17tn em 2020.
Lançada em 25 de janeiro, a última edição do Monitor das Cooperativas Mundiais inclui as 300 maiores juntamente com o ranking do setor, dados de emprego e um relatório especial sobre os benefícios dos associados.
Em sua 12ª edição, o monitor tem como objetivo dar visibilidade ao movimento, monitorando e demonstrando o impacto das grandes cooperativas, de uma perspectiva econômica e social. Produzido pela Aliança Cooperativa Internacional com o apoio científico e técnico do Instituto Europeu de Pesquisa sobre Cooperativas e Empresas Sociais (Euricse), a edição de 2023 traz dados do ano fiscal de 2021.
O Monitor apresenta duas classificações setoriais e das 300 maiores empresas: uma baseada no faturamento e outra baseada na proporção do faturamento sobre o produto interno bruto (PIB) per capita.
A maioria das empresas entre as 300 maiores por faturamento opera no setor agrícola (105 empresas) e de seguros (96 empresas), seguidas pelo comércio atacadista e varejista (57 empresas). O setor agrícola também é forte entre as 300 maiores empresas por volume de negócios em relação ao PIB per capita, com 103 organizações. O setor de seguros conta com 87 empresas, seguido pelo comércio atacadista e varejista (56 empresas). O setor de serviços financeiros tem uma classificação mais forte de faturamento sobre o PIB per capita, com 39 empresas, em comparação com 27 empresas entre as 300 maiores por faturamento.
Em termos do tipo mais predominante de cooperativas, a maioria das empresas entre as 300 maiores, em termos de faturamento, são cooperativas de produtores – principalmente cooperativas agrícolas e cooperativas de varejistas (130, às quais se soma uma de produtores/consumidores), seguidas pelas mútuas (80) e cooperativas de consumidores/usuários (72). Onze das 300 maiores são não cooperativas controladas por cooperativas, enquanto apenas cinco são cooperativas de trabalhadores e duas são multi-stakeholder. Enquanto isso, no Top 300, com base no faturamento sobre o PIB per capita, há mais cooperativas de consumo/usuário do que mútuas, respectivamente 80 e 71 organizações.
Rankings
Em primeiro lugar no ranking de faturamento está o Groupe Crédit Agricole da França ($117,9 bi), seguido pelo varejista REWE Group da Alemanha ($82.03b), o Groupe BPCE da França ($66.06b), Nonghyup (National Agricultural Cooperative Federation – NACF da República da Coreia ($61.17b), e ACDLEC Leclerc da França ($60.56bn).
A cooperativa que lidera o ranking com base no faturamento sobre o PIB per capita é a cooperativa de produtores Indian Farmers Fertiliser Cooperative Limited (Iffco), da Índia, seguida por outra empresa indiana, a Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation; a cooperativa financeira Groupe Crédit Agricole; a cooperativa de saúde Sistema Unimed, do Brasil; e a Copersucar SA, também do Brasil.
Liderando as classificações setoriais com base no volume de negócios estão a Nonghyup (National Agricultural Cooperative Federation – NACF) (agricultura e alimentos); a Corporación Mondragón da Espanha (indústria e serviços públicos); o REWE Group da Alemanha (comércio atacadista e varejista); o Talanx Group da Alemanha (seguros); o Groupe Crédit Agricole da França (serviços financeiros), o Sistema Unimed do Brasil (educação, saúde e assistência social) e a DATEV da Alemanha (outros serviços).
Enquanto isso, a classificação setorial baseada no faturamento/PIB per capita é encabeçada pela Iffco, da Índia (agricultura), Corporación Mondragón, da Espanha (indústria e serviços públicos), REWE Group, da Alemanha, Nippon Life, do Japão (seguros), Groupe Crédit Agricole, da França (serviços financeiros), Sistema Unimed, do Brasil (educação, saúde e assistência social) e Manutencoop, da Itália (outros serviços).
Benefícios para os membros da cooperativa
O WCM deste ano inclui uma análise temática dos benefícios dos membros da cooperativa, realizada em colaboração com o International Cooperative Entrepreneurship Think Tank (ICETT).
Para essa pesquisa, a equipe do WCM analisou 76 das 81 organizações nas 10 principais classificações do setor, tanto por faturamento quanto por faturamento sobre o PIB per capita do World Cooperative Monitor 2022.
Eles descobriram que mais de 80% das cooperativas e mútuos do estudo declaram explicitamente sua identidade como cooperativa ou mútuo de seguros, muitas vezes especificando setores e formas organizacionais. E mais da metade das entidades examinadas declara explicitamente os valores e princípios das cooperativas e mútuas em seus websites.
O estudo categoriza os benefícios dos membros em aspectos tangíveis e materiais (serviços e produtos, vantagens econômicas) e aspectos intangíveis (participação, contribuição para a comunidade). Ele ressalta que, embora as cooperativas e os mútuos ofereçam benefícios a seus membros por meio de suas atividades comerciais, algumas cooperativas oferecem serviços adicionais não relacionados ao seu negócio principal, como preços com desconto para serviços e produtos de parceiros, serviços de seguro, serviços de consultoria e programas de educação e treinamento.
Outra constatação foi o fato de que o termo “dividendos” é usado por algumas cooperativas para explicar o excedente distribuído com base nas transações que os membros fizeram com sua cooperativa, enquanto outras o usam para indicar o excedente distribuído (ou lucro) sobre o capital social dos membros. O estudo adverte que isso pode gerar confusão entre os membros.
O capítulo conclui argumentando que a pesquisa demonstra que as grandes cooperativas e mútuos transmitem explicitamente sua identidade como cooperativas ou mútuos, embora em graus variados, e que a alma das cooperativas e do mutualismo é firmemente apresentada ao público.
Entretanto, ele acrescenta que a pesquisa se baseia nas informações disponíveis nos websites das cooperativas e mútuos analisados e que o verdadeiro impacto será percebido por meio da manifestação concreta desses argumentos em suas estruturas organizacionais, práticas cotidianas e pessoas envolvidas, incluindo líderes, membros e funcionários.
Os resultados foram apresentados durante um webinar realizado pela ACI e pela Euricse.
“O WCM tem sido uma ferramenta importante para avaliar nosso posicionamento como cooperativas”, disse o diretor-geral da ACI, Jeroen Douglas, durante o webinar. “É, também, um destaque para muitas cooperativas mostrarem sua importância ao público e aos formuladores de políticas em todo o mundo. É, também, um relatório único, que nos oferece dados quantitativos que nos permitem medir e também celebrar os sucessos das cooperativas em todo o mundo.
“A 12ª edição do Monitor das Cooperativas Mundiais serve, portanto, também como uma ação para as partes interessadas e, o mais importante, é uma prova tangível de por que faz sentido ter novamente um Ano Internacional das Cooperativas.”
Gianluca Salvatori, secretário geral da Euricse, argumentou que as cooperativas “estão em uma mina de ouro” por serem empresas baseadas em pessoas que servem suas comunidades. Isso, ele argumentou, assegura que as cooperativas têm acesso a valiosos insights e dados, o que, por sua vez, lhes dá uma vantagem sobre as corporações que têm que confiar em pesquisas ou comprar dados de empresas especializadas para obter o mesmo conhecimento.
Ele acrescentou que, em nível global, o movimento cooperativo ainda não adotou verdadeiramente a importância de produzir dados de qualidade.
“Há uma necessidade de colocar as cooperativas frente a frente com o tópico da economia de dados”, disse ele. “Precisamos de um programa ambicioso para disseminar a cultura de dados no mundo cooperativo.
“Devemos abandonar a ideia de que tudo isso é apenas uma questão secundária, algo a ser feito quando tivermos tempo ou quando não houver nada mais urgente a fazer. Devemos reconhecer que é a própria essência da prática comercial moderna e eficaz”, acrescentou ele.
Salvatori também lembrou que a primeira edição do WCM foi lançada em 2012, o Ano Internacional das Cooperativas. Com a ONU proclamando 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, ele acredita que o movimento tem a oportunidade de demonstrar que é capaz de afirmar seu papel nesse novo cenário da economia do conhecimento e dos dados. Ele concluiu encorajando as cooperativas e federações de cooperativas a coletar dados e entrar em contato com a Euricse se precisarem de apoio durante esse processo.
Fonte: News Coop
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