Segundo dados recentes do Banco Central, as cooperativas de crédito crescem mais do que o sistema financeiro como um todo. Ao fim do primeiro semestre, o crédito cooperativo avançou 29% no acumulado de 12 meses, enquanto o sistema financeiro cresceu 17%. Diversos são os fatores para que isso ocorra, e a adoção de novas ferramentas para o relacionamento digital com o consumidor, têm sido apontada como um dos grandes impulsionadores do desenvolvimento do setor.
Apresentando soluções que se conectam com as necessidades de cada cooperado, soluções digitais estão ganhando espaço entre as cooperativas, principalmente aquelas que envolvem o uso de chatbots no atendimento e a inteligência artificial.
Sendo uma tendência que ganha mais espaço a cada ano, mais de 7 milhões de cooperados já foram impactados por ferramentas criadas por startups e adotadas por cooperativas como a Unicred, Ailos e 40 cooperativas do sistema Sicoob.
Entre os exemplos que já apresentam frutos, a Unicred tem 85% das conversas entre colaboradores e cooperados sendo realizadas através de chatbots, envolvendo atendimentos que permeiam todo o relacionamento digital da cooperativa e criando um ecossistema que inclui os próprios chatbots, agentes humanos e um atendimento híbrido.
“Estamos em um cenário de alta demanda de relacionamento digital. Isso é um resultado direto dos avanços tecnológicos e do crescimento dos bancos digitais e cooperativas. As instituições financeiras estão buscando melhores resultados nos índices de satisfação dos clientes e também atrair novos consumidores. Tudo isso pode ser alcançado diretamente pelas plataformas de conversação digital, WhatsApp API e Facebook Messenger, por exemplo”, destaca Rafael Souza, CEO da Ubots, uma das plataformas adotadas pelas cooperativas.
Diante de tantas facilidades, outros ramos têm buscado no uso de chatbots e outras ferramentas, a otimização de processos. Através da adoção destas soluções, atendimentos tem se tornado mais rápidos, diminuindo o tempo de espera e acelerando o retorno para o cooperado.
Entre os exemplos do impacto positivo desta nova realidade está a Unimed Caruaru, uma das maiores cooperativas médicas do agreste pernambucano. Após a adoção do chatbot, a cooperativa ultrapassou a marca de 7 mil agendamentos de consultas de forma 100% automatizada, nos últimos dois anos. Entre as soluções disponibilizadas no canal da cooperativa, que conta com cerca de 68 mil vidas e mais de 400 médicos cooperados, estão agendamento de consultas médicas e exames, status de autorização de guias, segunda via do boleto, token de atendimento, cancelamento de agendamento ou remarcação, autorização de consultas ou exames, solicitação de autorização para cirurgias, vendas de planos e emissão de carteira digital.
Analisando o contexto completo, a utilização de ferramentas digitais tornou-se um fenômeno que veio para ficar. Contudo, nas cooperativas elas adotam características próprias, com um atendimento digital, porém humanizado; uma vez que as ferramentas chegam para agregar aos processos e não para substituir colaboradores. Nos próximos anos, é esperado que essa realidade se expanda ainda mais, principalmente em ramos onde o impacto positivo pode ser ainda maior, como o agro e os bens e serviços.
Por Redação MundoCoop, com informações de Agência no Ar e Medicina S.A
Discussão sobre post