O Ramo Crédito é um dos pilares da inclusão financeira no país. Ao oferecer soluções personalizadas e promover a educação financeira, as cooperativas impulsionam a prosperidade local. A distribuição de sobras e o ciclo virtuoso do capital movimentado nas comunidades reforçam o papel dessas instituições no desenvolvimento econômico e social dos municípios onde estão presentes.
O crescimento do número de associados, de 15,5 milhões para 17,9 milhões, demonstra a confiança e o impacto positivo das cooperativas de crédito. Cada vez mais digitais, e adotando as principais novidades do setor financeiro, um fator determinante do movimento continua igual: a preocupação com a proximidade com o cooperado. Neste cenário, o número de pontos de atendimento segue se expandindo, nas grandes cidades e nas pequenas.
No primeiro semestre, o Sicredi expandiu sua atuação no Norte do Brasil. Nos sete estados da região (Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Tocantins), a presença da cooperativa financeira avança a passos largos e impulsiona o desenvolvimento econômico e social das comunidades nortistas.
Para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, a quantidade de agências aumentou 220%, para 170 pontos físicos de atendimento, no 1° semestre deste ano. A quantidade de cidades onde o Sicredi está presente praticamente triplicou, ao passar de 45 em 2020 para 133 atualmente. Nos sete estados já são quase meio milhão de associados.
“O cooperativismo de crédito é uma filosofia de vida. Por meio de produtos e serviços financeiros e um atendimento consultivo, temos como missão melhorar a vida das pessoas, das comunidades. Desenvolvemos programas sociais que beneficiam não só os associados, mas toda a sociedade. Trabalhamos juntos por um futuro mais justo e próspero para todos”, conceitua João Spenthof, presidente da Central Sicredi Centro Norte, que abrange o Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Mato Grosso e algumas cidades de Goiás.
Com uma atuação voltada para a inclusão financeira e o apoio a pequenos e médios empreendedores, a cooperativa de crédito se consolida como uma parceira estratégica para o crescimento sustentável na Amazônia Legal. Ao detalhar a presença do Sicredi por unidade da federação, o Pará é o que contabiliza maior número de agências, com 98 pontos de atendimento físicos, espalhados por 76 cidades. Rondônia são 23 agências, em 20 cidades; e o Tocantins conta com 20 agências em 16 municípios.
Nos demais estados o Sicredi chegou mais recentemente e tem planos ousados para o futuro. O Acre possui 11 agências em 8 municípios, o Amazonas tem 9 agências em 7 cidades; o Amapá tem 6 agências em 5 cidades, e Roraima tem três agências na capital Boa Vista. “Temos um planejamento que contempla a abertura de mais agências em novos municípios da região Norte, inclusive aqueles que são desassistidos por outras instituições financeiras, pois temos um propósito, que é levar o cooperativismo de crédito, promover a inclusão financeira efetiva e o desenvolvimento nessas cidades”, acrescenta Spenthof.
Com mais de 4,6 mil unidades de atendimento, o Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de pontos físicos no Brasil. Desde o início do ano, foram inauguradas 62 unidades de atendimento físico em 17 unidades federativas. Em 401 municípios, no conceito de agência, o Sicoob é a única instituição financeira presente, reafirmando seu compromisso com o acesso amplo e facilitado.
Agora, o sistema de crédito cooperativo anunciou a previsão da abertura de 89 novos pontos de atendimento até o final de 2024, representando um crescimento de 3% em relação a 2023, com maior foco nas regiões Norte e Nordeste do país.
“Prezamos pelo atendimento próximo e acolhedor, combinando nossos múltiplos canais digitais de ponta com a presença física, criando uma experiência completa. Além dos mais de 4,6 mil pontos de atendimento por todo o Brasil – que pretendemos expandir com ênfase para áreas e regiões desassistidas ou subassistidas, como o Nordeste e o Norte -, contamos com um dos aplicativos digitais mais bem avaliados nas lojas virtuais, reforçando nossa dedicação em proporcionar a melhor experiência financeira para nossos cooperados”, comenta Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.
Meinen explica que o cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento não padrão do mercado, baseado no contato remoto.
A Cresol, uma das maiores forças do cooperativismo de crédito no Brasil, consolidou-se em 2023 como o terceiro maior sistema cooperativista financeiro do país. Em 2023, a cooperativa expandiu sua presença, inaugurando 125 novos pontos de atendimento — 99 agências, 18 salas de negócios e 8 unidades da Cresol Conecta, sua agência digital — e chegando a 900 mil cooperados.
Com a chegada ao Maranhão, a cooperativa agora está presente em 19 estados, mas atende cooperados em todas as unidades da federação — 3.156 municípios. Além disso, a Cresol Conecta proporciona atendimento online a cooperados de qualquer lugar do Brasil, ampliando ainda mais o alcance do modelo de negócio cooperativista.
“Os resultados financeiros alcançados em 2023 refletem a solidez e o compromisso da Cresol com seus cooperados e com o desenvolvimento das comunidades que servimos, demonstram nossa capacidade de gerar valor e sustentabilidade para nossos membros e para todo o sistema”, ressalta Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol.
Olhando para o futuro, a Cresol tem como objetivo alcançar a marca de 1 milhão de cooperados até o final de 2024 e ampliar a atuação, inaugurando, inclusive, as primeiras agências em dois novos estados brasileiros.
Fonte: Sicoob/Sicredi/Cresol, com adaptação da MundoCoop