Com o avanço nas ferramentas de comunicação, nos últimos anos as cooperativas tem buscado novas formas de se conectarem com os seus cooperados. Cada vez mais, as redes são utilizadas para disseminar os valores e o impacto do setor, evidenciando também, o papel econômico e social das cooperativas.
Foi neste contexto, que surgiu há 4 anos o Coop Story. O concurso, organizado pelo Sistema OCB/PE, busca selecionar os stories mais criativos sobre o cooperativismo, premiando as peças que melhor mostram o papel das cooperativas na vida dos brasileiros e que estimulem a entrada de novos associados no setor. No concurso, o voto popular decide os vencedores nas categorias Infantil, Juvenil e Adulto. E para completar o quadro, ainda há o Prêmio do Júri.
”O Sistema OCB/PE busca realizar ações de comunicação que contemplem o mundo digital, incluindo as ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais, o que amplia o alcance e a participação. O concurso Coop Story é uma dessas ações que possui um caráter motivador e inspirador e possibilita que as pessoas contribuam para a causa do cooperativismo de maneira leve e criativa,” afirmou o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, durante o lançamento da edição deste ano.
O Coop Story conta ainda, com um prêmio especial para as cooperativas educacionais, o ‘Professor Incentivo’, que busca reconhecer o trabalho dos docentes cooperativistas engajados na produção de conteúdo. Embora seja uma iniciativa de Pernambuco, stories de todo o Brasil participam.
Impacto positivo
Entre os principais objetivos do Coop Story está o de promover o cooperativismo brasileiro. E as histórias compartilhadas através da iniciativa, sejam vencedoras ou não, mostram o que é o cooperativismo brasileiro em seu cerne. Entre as premiadas deste ano, está Andrea Simone Silva, que atua como Assistente de Faturamento na Uniodonto Recife. Ao longo de quase três décadas de atuação, a Uniodonto Recife possui uma história de conexão com seus mais de 4 mil beneficiários, promovendo o melhor acesso a serviços odontológicos.
Segundo Andrea, seu histórico com a cooperativa influenciou diretamente na forma como escolheu participar do concurso, à medida que a vivência diária dos princípios do cooperativismo trouxe mais identificação e pertencimento. “Trabalhar em uma cooperativa me proporcionou um entendimento dos valores cooperativistas e da importância de trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns. Esse ambiente cooperativo, onde cada membro é valorizado e onde o foco é o bem estar coletivo, reflete diretamente na minha vida. Esse impacto positivo me motivou a participar do Coop Story, pois queria compartilhar como o cooperativismo pode transformar vidas”, destaca.
De acordo com o Anuário Coop 2024, publicado pelo Sistema OCB, Pernambuco possui 112 cooperativas registradas, somando mais de 188 mil cooperados e 8 mil empregos diretos. Para Andrea, concursos como o Coop Story desempenham um papel fundamental na promoção do cooperativismo pernambucano, tornando-o mais acessível e próximo das pessoas. “O Coop Story e outros concursos similares desempenham um papel importante no desenvolvimento do cooperativismo em Pernambuco ao promoverem a cultura cooperativista de maneira criativa e acessível. Ao reconhecer e valorizar essas iniciativas, o concurso também aumenta a visibilidade do movimento cooperativista, tanto dentro quanto fora do estado, ajudando a atrair novos membros e a consolidar a imagem do cooperativismo como um modelo de negócio sustentável e solidário”, complementa.
Cooperativismo na prática
Presentes em todos os estados do Brasil, as cooperativas impulsionaram nos últimos anos o seu impacto nas comunidades, mostrando resiliência e poder de impactar diretamente no desenvolvimento das pequenas e grandes cidades.
Neste ano, os vencedores do Coop Story mais uma vez tocaram em um importante ponto para o setor: os princípios e valores que levam o movimento adiante, desde a sua fundação. Além disso, os participantes destacam nas peças enviadas, o papel do concurso em promover o setor, utilizando-se dos novos meios que surgiram nos últimos anos.
Para entender melhor o impacto das cooperativas na vida desses cooperados e o significado da vitória no Coop Story 2024, a MundoCoop ouviu os vencedores nas categorias Infantil, Juvenil e Adulto e Prêmio do Júri.
CATEGORIA: INFANTIL
Vencedor: João Miguel Barbosa Silva
“Participar do concurso Coop Story foi uma experiência muito especial para mim. Desde o início, me envolvi com entusiasmo, pois aprendi que o cooperativismo é sobre ajudar uns aos outros e trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Isso me fez perceber o quanto podemos fazer a diferença na vida das pessoas quando nos unimos.
Participando concurso, pude ver como as cooperativas funcionam e como elas fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Isso me inspirou a querer continuar participando de atividades que promovem o bem-estar e a colaboração entre todos. Ganhar na categoria infantil foi muito legal, mas o que mais gostei foi de aprender sobre a importância de ser solidário e de valorizar o trabalho em equipe.
O cooperativismo agora faz parte da minha vida, e vou levar esses ensinamentos comigo para sempre. Agradeço ao Sistema OCB/PE, ao MundoCoop pela oportunidade e a todos que me apoiaram e votaram em mim”.
CATEGORIA: JUVENIL
Vencedor: Igor Lobo Baracho
“Participar do concurso Coop Story foi muito bom. A experiência de me envolver com o cooperativismo desde cedo me ensinou muito sobre a importância da colaboração, do trabalho em equipe e da responsabilidade social. Através do projeto, pude explorar mais a fundo como o cooperativismo vai além das atividades econômicas; ele molda o caráter e fortalece laços comunitários.
Participando do concurso entendi que, quando trabalhamos juntos, podemos alcançar muito mais do que imaginamos. Esse concurso me permitiu não apenas aprender, mas também aplicar esses conceitos na prática, o que foi muito gratificante. Além disso, ver o impacto positivo do cooperativismo na vida das pessoas ao meu redor me inspirou a continuar promovendo esses valores em todas as áreas da minha vida.
Ser reconhecido como vencedor na categoria juvenil é um grande orgulho, mas o verdadeiro prêmio foi o aprendizado e a certeza de que estou no caminho certo ao adotar o cooperativismo como parte fundamental da minha vida. Agradeço imensamente ao Sistema OCB/PE, ao MundoCoop pela oportunidade e a todos que acreditaram em mim e me apoiaram”.
CATEGORIA: ADULTO
Vencedor: Andrea Simone Silva
“Participar do concurso Coop Story foi uma experiência profundamente enriquecedora. Desde o início, o cooperativismo sempre fez parte da minha vida, mas o concurso me proporcionou uma oportunidade única de refletir e compartilhar essa vivência de forma criativa. A jornada do Coop Story me permitiu conectar ainda mais com os valores do cooperativismo, como a solidariedade, a ajuda mútua e o compromisso com o bem-estar coletivo.
Através da criação da nossa história, eu e meu filho João Miguel pudemos expressar como o cooperativismo impacta nossas vidas diariamente, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Este processo nos uniu ainda mais, reforçando o quanto é poderoso o trabalho em equipe e a colaboração entre as pessoas. Ganhar na categoria adulta foi um reconhecimento incrível, mas o verdadeiro prêmio foi vivenciar e propagar os valores cooperativistas.
O impacto do cooperativismo nas nossas vidas vai além deste concurso; ele molda nossas atitudes e nos inspira a buscar sempre o melhor para a comunidade ao nosso redor. Agradeço imensamente ao Sistema OCB/PE, ao MundoCoop pela oportunidade e a todos que nos apoiaram durante esta jornada. O cooperativismo é, sem dúvida, um caminho para a construção de um futuro mais justo e colaborativo, e me sinto honrada em poder contribuir para isso”.
PRÊMIO DO JÚRI
PRÊMIO DO JÚRI
Vencedor: Wesley Bruno
Além de selecionar os vencedores pelo voto popular, o Coop Story elegeu um escolhido pelo Prêmio do Júri. Filho de agricultores, Wesley Bruno tem 14 anos e mora e estuda na zona rural de São José do Egito, em Pernambuco. Membro atuante de uma cooperativa mirim, ele vive os princípios do cooperativismo em seu dia a dia, levando as lições aprendidas na cooperativa, para dentro de casa.
O story, que lhe garantiu a vitória, foi gravado durante a participação do grupo de alunos no Arraial da Escola Municipal Mundo Novo, onde eles como empreendedores mirins, colocaram uma barraquinha de comidas típicas.
A seguir, Wesley compartilha um depoimento exclusivo, contando como foi participar do CoopStory 2024 e o impacto do setor na sua vida.
Por Leonardo César – Redação MundoCoop