• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Competitividade das cooperativas cresce no mercado financeiro

Movimento de desbancarização gerou investimento de R$ 45 bi em tecnologia no setor

MundoCoop POR MundoCoop
19 de fevereiro de 2024
DESTAQUES
2 13

Competitividade das cooperativas cresce no mercado financeiro

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com um investimento que ultrapassou os R$ 45 bilhões em tecnologia apenas em 2023, segundo dados da Febraban, os bancos estão colocando a inovação como uma prioridade fundamental para manter sua competitividade. Os processos de digitalização e desbancarização têm sido impulsionados, desde o lançamento e adesão massiva ao Pix, que recentemente resultou no anúncio do fim das transferências via DOC. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) emerge como a nova vedete do setor, promovendo operações bancárias mais eficientes, seguras e adaptadas às necessidades individuais dos clientes

O especialista em tecnologia em serviços financeiros, Luiz Fernando Maluf, consultor da dataRain, destaca que a implementação de tecnologias avançadas, como IA, é crucial para atender às crescentes demandas dos clientes e às novas regulamentações, como o Open Finance e o Real Digital (DREX). “A IA está, sem dúvida, moldando o futuro dos serviços bancários e redefinindo a forma como interagimos com o dinheiro”, afirma Maluf.

Além dos chatbots e da experiência do usuário, a IA está sendo cada vez mais aplicada em operações bancárias, incluindo análise de dados para previsão de resultados. Maluf explica que a IA pode entender padrões de comportamento do consumidor além do score de crédito, permitindo uma oferta mais adequada para cada cliente. “A IA proporciona ao consumidor final uma experiência mais eficiente e personalizada nas plataformas digitais de serviços financeiros” destaca Maluf. “Desde o processo de onboarding até o atendimento ao cliente, a IA torna as interações mais rápidas, seguras e relevantes para as necessidades individuais de cada cliente”.

A IA também desempenha um papel fundamental na prevenção de fraudes, utilizando técnicas avançadas, como reconhecimento facial, biometria e análise de dados em tempo real. No entanto, Maluf ressalta que os bancos enfrentam desafios significativos em termos regulatórios, especialmente em relação à qualidade e legitimidade dos dados e ao custo da simulação dos modelos de IA. “A conformidade com regulamentações como a LGPD e a garantia da qualidade dos dados são essenciais para o sucesso da implementação da Inteligência Artificial no setor bancário”, destaca Maluf.

Por fim, Maluf enfatiza que a tecnologia está revolucionando o relacionamento entre clientes e bancos. “Personalização é a palavra-chave. Os clientes serão tratados de forma diferenciada, e suas decisões serão facilitadas por meio de insights e recomendações personalizadas, uma forma de manter um atendimento mais pessoal e preditivo, mesmo com o número cada vez menor de agências físicas”, finalizou.

Cooperativas apresentam cases de sucesso

A IA veio para ficar, e fechar os olhos para ela não é uma opção para as cooperativas de crédito. Aos poucos, cases de sucesso começar a se multiplicar, mostrando a capacidade do setor em se adequar a novas tecnologias, vitais para a longevidade do movimento como um todo. Veja alguns cases já andamento, e que trazem resultados significativos para cooperativas, cooperados e para a sociedade como um todo:

Sicredi

O Sicredi lançou em 2023 o Organizador PJ, solução de gestão financeira empresarial ou Business Financial Management (BFM na sigla em inglês) com o uso de Inteligência Artificial e Open Finance para apoiar em especial, micro, pequenas e médias empresas na administração de seus negócios. A ferramenta de gestão cuida da organização financeira, fluxo de caixa e integração de dados, enquanto a empresa pode focar nas tomadas de decisão e desenvolvimento do seu negócio. “Cerca de 72% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras utilizam caderno, extrato bancário ou não tem controle financeiro algum. O Organizador PJ é muito mais que um agregador de contas e Open Finance, ele traz simplicidade e praticidade para as operações financeiras das empresas, tornando-se ideal para uso no dia a dia”, afirma Felipe Sessin, superintendente de Pessoa Jurídica do Sicredi.

A solução exerce funções semelhantes a um departamento financeiro apoiando empresas na gestão do fluxo de caixa, controle do dinheiro, previsibilidade de entrada e saída de recursos e emitir boletos, notas fiscais e extratos unificados, entre outras funções.  A Inteligência Artificial, presente na ferramenta, reúne informações, cruza dados e projeta sobras ou falta de recursos, apoiando na gestão do negócio.  

Sicoob

O Sicoob utiliza a IA no ambiente cibernético, por meio da aplicação User Behaviour Analytics (UBA), que utiliza machine learning e regras pré-definidas para encontrar potenciais ameaças relacionadas a contas de usuários. A inteligência artificial aprende os costumes do usuário, como o tipo de dispositivo que utiliza, as rotinas e a origem da conexão. A partir disso, estabelece pontuações com base no comportamento de cada conta de usuário do Sicoob. 

O reconhecimento facial já é utilizado no Sicoob desde abril de 2020 para liberar novos dispositivos de forma remota, sem a necessidade de deslocamento aos pontos de atendimento. Para transações que acontecem fora do padrão do cooperado, ele é submetido a fazer a transação de validação avançada da biometria facial. 

Além dos controles para a realização de transações, os cooperados contam com recursos que permitem definir limites diferenciados para a realização de transações com pessoas desconhecidas ou habituais, diferenciando esses limites para operações realizadas durante o dia ou à noite. 

Credicitrus

A Cooperativa de Crédito Credicitrus está sempre atenta às inovações tecnológicas e reconhece a importância da inteligência artificial generativa em seu ambiente operacional. Com o intuito de assegurar as melhores práticas na utilização dessa tecnologia, a Credicitrus, no ano de 2023, promoveu algumas ações internas com intuito de envolver seus colaboradores para discutir e esclarecer os aspectos éticos e responsáveis associados ao uso de IA generativa.

O grande exemplo da utilização dessa tecnologia é o assistente virtual Léo, capaz de atender os contatos dos cooperados, prestar informações institucionais sobre a Cooperativa, informar sobre produtos e serviços, ações de marketing, Instituto Credicitrus e MarketClub. Além de estar em constante evolução, possui a capacidade de aprender e reaprender e, com isso, a tendência é que o seu atendimento fique ainda mais rápido.

Unicred

Uma das funcionalidades mais utilizadas do mercado, também faz parte do atendimento da Unicred: a Alexa. A assistente pessoal virtual, que tem o objetivo de auxiliar na execução de algumas tarefas cotidianas, faz parte do portfólio de atendimento desde fevereiro de 2023, sanando dúvidas sobre questões institucionais da cooperativa e com conteúdo informacional. Primeira entrega da Unicred em formato voice bots, a tecnologia responde perguntas sobre os cartões Unicred Visa, um dos mais utilizados pelos cooperados e outros serviços, colocando a inteligência artificial como grande aliada no atendimento ao cooperado e associado.

“A ideia é oferecer mais um canal para entregar ao cooperado informações importantes sobre a Unicred, em sua casa ou onde ele estiver. Dessa forma, seguimos a tendência de mercado, tendo a Alexa como mais um apoio e facilitador para solicitações diárias”, afirmou o diretor da Unicred do Brasil, Luís Augusto Schuler, na época do lançamento.


Fonte: Assessoria de Imprensa – dataRain, com adaptação da MundoCoop

Tags: casesconheçacooperativascrescedasdestaquesfinanceiromercadonovapromoverevoluçãosupercampo:
ANTERIOR

“O cooperativismo ocupa um papel estratégico na economia brasileira” – Jacyr Costa Filho é Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp/Cosag

PRÓXIMA

Saúde mental se destaca como pauta prioritária para as cooperativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
Cooperativismo se une ao BNDES e Finep para expandir agenda de inovação no país
DESTAQUES

Cooperativismo se une ao BNDES e Finep para expandir agenda de inovação no país

20 de junho de 2025
Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática
RH COOPERA

Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática

18 de junho de 2025
Cooperativas cafeeiras ganham visibilidade e fortalecem atuação com foco em inovação
DESTAQUES

Cooperativas cafeeiras ganham visibilidade e fortalecem atuação com foco em inovação

17 de junho de 2025
Nova funcionalidade do PIX simplifica transações de cooperativas de crédito
DESTAQUES

PIX Automático simplifica transações e está disponível a partir de hoje (16)

16 de junho de 2025
Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara
DESTAQUES

Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara

13 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária
AGRONEGÓCIO

Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária

21 de junho de 2025
Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.