A competição por clientes em um mundo cada vez mais digital mudou de maneira significativa nos últimos anos. Desde o início da pandemia, a sociedade passou por um processo de transformação que está moldando as prioridades, o comportamento, as preferências e as decisões dos consumidores. Para atender às demandas de clientes exigentes em um mercado cuja competitividade só cresce, as organizações precisam ir além. Desenvolver um produto ou serviço original não é mais suficiente; consumidores buscam soluções inovadoras nas quais podem confiar.
Projetar tendências nunca foi uma tarefa fácil, e os profissionais de marketing sabem que precisam evoluir constantemente, em sintonia com o mundo ao seu redor. Se, no ano passado, o foco das empresas estava na recuperação dos choques trazidos pela Covid-19, hoje elas procuram entender como responder e prosperar em um mundo pós-pandêmico. Segundo a pesquisa “Global Marketing Trends 2022”, da Deloitte, a chave para essa prosperidade está nas estratégias que colocam o cliente no centro de tudo.
Foi isso que o Grupo Porto fez ao idealizar um de seus mais novos produtos: uma edição limitada de cartões de crédito da Porto Seguro Bank, produzidos a partir de peças de carros de Fórmula 1. O projeto foi concebido para celebrar a entrada da empresa como Founding Partner do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 e proporcionar a seus clientes a experiência e a emoção de ter um produto que faz parte do imaginário dos apaixonados pelo esporte.
“Na Porto, buscamos desenvolver produtos e serviços que façam com que os clientes e os corretores se sintam especiais, mesmo que nos detalhes”, disse Camila Barone, gerente de Marketing, Produtos Financeiros da marca. Segundo ela, o objetivo da ação foi apresentar ao mercado um produto exclusivo, inovador e com identidade única, tal qual é a experiência e emoção de assistir a um GP no autódromo. “O conceito de um cartão confeccionado com partes de carros de Fórmula 1 é inédito no mundo e, por si só, já chama a atenção do público”, afirma Camila.
“A organização passa por um processo de expansão de seus negócios, e encontrou no GP de São Paulo a plataforma ideal de comunicação e de relacionamento com seus clientes. Temos um evento global, transmitido para cerca de 200 países, com uma audiência renovada e que reúne fãs aficionados. Com essa associação, a Porto Bank alinha-se a algumas das mais valiosas marcas do mundo”, completa a gerente da Porto.
As peças de carros oficialmente licenciadas foram trazidas do Reino Unido para o Brasil e todo o processo de confecção dos novos cartões foi verificado pela Deloitte.
“Nosso envolvimento consistiu em verificar a utilização do insumo na totalidade de cartões de tiragem limitada lançados pela Porto”, afirmou Christian Sudbrack, sócio de Risk Advisory da Deloitte.
Fortalecimento de marca
Em um mundo em que o consumidor é bombardeado por diversas informações ao mesmo tempo, é preciso ter iniciativas criativas para chamar a atenção do cliente, e consequentemente gerar novos públicos.
Para Guilherme Evans, líder da Deloitte Digital, as organizações que desenvolverem abordagens inovadoras para estabelecer conexões individuais com seus clientes conseguirão se destacar em meio à competição acirrada do mercado atual. “Nunca o consumidor teve tantas opções como tem hoje. Quando a empresa faz o esforço de conhecer o cliente, ela acaba criando um contexto muito bom para a inovação acontecer”, explicou Evans.
De acordo com o executivo, as empresas que transformam o conhecimento que têm de seus clientes em ações relevantes conseguem atuar de forma mais efetiva para crescer. “Como pessoas e consumidores temos a expectativa de que as marcas não estejam apenas alinhadas a valores, mas que executem seu propósito de forma autêntica.”
Segundo Camila, da Porto, essas estratégias precisam ir além da captação e retenção de clientes: “O objetivo é oferecer a melhor experiência possível, não apenas para manter o cliente, mas fazê-lo se sentir tão bem, que possa recomendar a mesma experiência a outras pessoas.” Ela continua: “Inovar continua sendo fundamental para gerar novas soluções e propor novas experiências. É preciso buscar estratégias diversificadas, que entreguem serviços e produtos cada vez mais personalizados e atrativos para os clientes, abrindo portas para quem ainda não tem contato com a marca.”
Fonte: Deloitte
Discussão sobre post