A Unicred União ganhou o Prêmio Aberje, um dos mais concorridos da comunicação corporativa brasileira, com um formato inovador de prestação de contas no seu relatório anual. Com o case “Orgulho em compartilhar”, a cooperativa de crédito foi a primeira colocada da Região Sul na categoria Publicação Especial. Os vencedores das cinco regiões do país foram anunciados nesta quinta-feira, 16 de outubro, e estão classificados para a final do dia 5 de novembro, em São Paulo.
“O relatório anual de uma cooperativa é uma peça obrigatória e importante porque é uma prestação de contas aos cooperados, ao mercado e à comunidade. Como contém números e demonstrativos, nem sempre é fácil de acompanhar. Conseguimos encontrar um formato atraente e interativo que todo mundo leu e compartilhou”, explica o diretor executivo da Unicred União, Marcelo Vieira Martins.
A Unicred União é uma cooperativa de crédito com atuação em Santa Catarina e no Paraná e todo ano presta contas aos seus 26 mil cooperados. Dividido em 12 capítulos, o relatório em versão digital e impressa apresentou as realizações da cooperativa no ano de 2023, em 12 diferentes dimensões: resultados, cooperados, performance das agências, colaboradores, responsabilidade social e ambiental e outras.
Ao final dos capítulos, cards ilustrados resumiam os avanços em cada frente de atuação. Cooperados e colaboradores foram convidados a compartilhar os cards nas redes sociais e em seus grupos de WhatsApp. O resultado foram mais de 25 mil compartilhamentos orgânicos e inúmeros feedbacks em comentários e mensagens. “Nunca o relatório de uma cooperativa chegou tão longe. Temos orgulho em compartilhar tudo que a gente faz”, afirma Martins.
Uma das principais premiações do Brasil, o Prêmio Aberje reconhece as organizações e profissionais que combinam criatividade, recursos e estratégias em comunicação organizacional para gerar resultados para os negócios e impactos positivos para a sociedade. Os projetos inscritos são avaliados por jurados de todo o país. Para assegurar a credibilidade, o prêmio conta com estrutura de compliance composta por auditoria independente, assessoria jurídica e ombudsman.
Esta é a 50ª edição do prêmio, e a Unicred União já garantiu troféu pela conquista na Região Sul. A coordenação do relatório foi da head de comunicação e marketing da cooperativa, Maysse Paes Honorato, e o case contou com a parceria da Vigia Comunicação (criação e gestão do projeto), Comparsita Design (design) e Plena Gestão Empresarial (fluxo e revisão).