O ano de 2025 encerra-se com uma constatação compartilhada por todos que atuam no cooperativismo de crédito: o cooperativismo de crédito não para de avançar. Foi um período marcado por crescimento consistente, mas também mais estratégico. A integração entre tecnologia e proximidade confirma-se como o caminho mais sólido para promover a inclusão financeira em todo o Brasil. Para a Tecban, participar dessa trajetória ao lado das cooperativas representa mais que um privilégio; é uma responsabilidade que se renova a cada projeto e parceria.
Ao longo do ano, diversas iniciativas revelaram como as soluções tecnológicas podem ampliar o alcance das cooperativas e fortalecer seu papel nas comunidades onde atuam. A Tecban está ao lado do ecossistema cooperativo como uma parceira estratégica, principalmente com o Banco24Horas oferecendo conveniência, segurança e praticidade em serviços financeiros que se traduziram em números expressivos em todo o Brasil.
De acordo com o balanço do Banco24Horas, um produto do grupo Tecban e presente no cotidiano de 160 milhões de brasileiros, os associados das cooperativas realizaram mais de 4,6 milhões de saques, totalizando mais de R$ 2 bilhões sacados em todo o país na rede de autoatendimento, de janeiro a outubro deste ano. Esse dado é a comprovação incontestável de como a convergência e complementariedade entre canais e serviços tem um impacto direto e transformador na vida das pessoas. Ao facilitar operações essenciais como saque, depósito e acesso a diversos serviços financeiros, a tecnologia se consolida como uma ponte eficiente entre as necessidades reais dos cooperados e as soluções de suas instituições financeiras.
A evolução do autoatendimento: proximidade inteligente
A expansão de modelos mais inteligentes de autoatendimento, as novas aplicações de biometria, modernização das redes de caixas eletrônicos e os avanços em conectividade mostraram que a inovação aproxima e humaniza o serviço. Um dos grandes destaques de 2025 foi a gestão de autoatendimento, que reforçou o conceito de presencialidade em todo o Brasil. A Tecban demonstrou sua infraestrutura robusta, segura e totalmente preparada para atender às mais diversas realidades regionais.
Um exemplo prático e replicável deste movimento é o projeto de gestão de autoatendimento em parceria com o Banrisul. O acordo prevê a implantação de cerca de 1.000 equipamentos recicladores de alta tecnologia. Esses equipamentos permitem a realização de saques sem cartão e depósitos sem envelope, em tempo real. Embora tragam a identidade visual externa do banco parceiro, contam com toda a interface tecnológica do Banco24Horas, permitindo que clientes de mais de 150 instituições utilizem o caixa eletrônico e acessem os serviços disponíveis. Um projeto de interoperação, mas que gostamos de fazer um paralelo com a intercooperação, um princípio tão nobre e essencial do cooperativismo. É um banco compartilhando sua estrutura e atendendo clientes de todos os demais, com ganhos de eficiência que impressionam. O usuário ganha em autonomia com a democratização do acesso a serviços bancários, enquanto a instituição reduz custos e aumenta o seu alcance.
Esse modelo de autoatendimento também tem sido implementado com sucesso no mini Banco24Horas. Muitas vezes, as instituições que estão em expansão precisam estar presentes em cidades com desafios logísticos, tanto para a abertura e manutenção de uma agência bancária, quanto para a instalação e funcionamento de um caixa eletrônico convencional. Desta forma, trabalhamos para que as instituições, como as cooperativas, estejam onde as comunidades precisam, no formato adequado a cada realidade.
É o caso da parceria com o BRB, após o banco vencer as licitações das folhas de pagamento de servidores públicos dos estados da Paraíba e do Tocantins. Cerca de 60 mini Banco24Horas já foram instalados nos dois estados. Além de democratizar o acesso da população a serviços financeiros, a solução promove o desenvolvimento econômico local, uma vez que os moradores e trabalhadores dispensam o deslocamento para cidades vizinhas na hora de realizar suas transações e compras.
Este formato de gestão representa uma solução ideal que pode ser replicada por cooperativas para otimizar recursos e, ao mesmo tempo, garantir o alto padrão de serviço e conveniência que o cooperado busca e valoriza.
Parceria para 2026: uma jornada promissora pela frente
Ao olhar para 2025, uma palavra resume tudo o que construímos: intercooperação. Foi ela que guiou cada passo, cada projeto implementado e cada solução entregue. Nada disso teria sido possível sem o diálogo aberto, a confiança mútua e o propósito compartilhado de levar inclusão, conveniência e segurança financeira a milhões de brasileiros. Reforçamos, ao longo do ano, que quando cooperativas, comunidades e tecnologia caminham juntas, o impacto é real e permanentemente transformador.
Esta conexão diária, construída com transparência e colaboração, é o que fortalece nossas relações e inspira a Tecban a ir além. Cada avanço é uma conquista coletiva. E é exatamente essa essência que levaremos para 2026. Uma essência que valoriza a presença, honra as diferenças regionais e acredita na força do cooperativismo como agente de promoção de desenvolvimento social e econômico do país.
A Tecban deseja boas festas a todas as cooperativas de crédito do Brasil e agradece por fazerem deste ano um capítulo significativo para o setor. Que o próximo ciclo venha com ainda mais inovação, proximidade e caminhos compartilhados.
Marcelo Mafra – Gerente Executivo de Relacionamento da Tecban












