A 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF está programada para ocorrer de 12 a 18 de maio de 2025, com o tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. O evento anual, promovido pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), tem como objetivo disseminar a educação financeira e previdenciária, visando a conscientização da população sobre a importância do planejamento financeiro e do consumo responsável.
A edição de 2025 destaca a relevância de introduzir conceitos financeiros desde a infância, preparando as novas gerações para tomarem decisões mais informadas e conscientes no futuro. Diversas atividades, como palestras, workshops e oficinas, serão realizadas em todo o país, envolvendo escolas, universidades, empresas e organizações da sociedade civil.
Para aprofundar o tema da educação financeira infantil, conversamos com Maicon Ademir de Melo, especialista em Investimentos da Viacredi, uma das cooperativas do Sistema Ailos. Maicon compartilha insights valiosos sobre como introduzir conceitos financeiros às crianças e aos jovens, e a importância dessa educação desde cedo:
Quais são as principais habilidades que as crianças devem desenvolver desde cedo para tomar decisões conscientes no futuro, em relação a finanças?
As gerações mais novas nasceram com as telas nas mãos e acesso a estímulos de consumo imediatistas desde muito cedo. Aprender a controlar seus impulsos, entender o valor do dinheiro e a importância de economizar, como também saber o que é um desejo e o que é uma necessidade real, será uma habilidade essencial para decisões financeiras responsáveis no seu futuro.
Quais estratégias ou metodologias podem ser usadas por pais e educadores para tornar o aprendizado sobre dinheiro mais acessível e interessante para crianças e jovens?
Lembrar sempre que uma criança aprende como tal, então formas mais lúdicas funcionam bem. Desde ir ao mercado e combinar que ela pode comprar tudo o que R$ 10 permitam, até a criação de poupança para “conquistar” aquele brinquedo mais caro. “Você recebe de mesada 35 reais, se conseguir guardar por quatro meses vai conseguir comprar.” Isso vai tornando palpável e torna simples o aprendizado.

Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 123