Os últimos anos foram marcados por situações sem precedentes. Grandes acontecimentos como a pandemia do Covid-19 que assolou o mundo, e circunstâncias adversas, como eventos climáticos e uma guerra, inevitavelmente afetaram a economia global.
Mesmo diante do cenário desafiador, importantes atuações se mantiveram sólidas e foram imprescindíveis para o momento enfrentado. Esse é o caso da MAPFRE que, apostando em seu modelo de negócio, apresentou e impulsionou um crescimento constante. Segundo o balanço do primeiro semestre de 2022, divulgado em julho, a seguradora apresentou crescimento de 40,4% em prêmios emitidos no comparativo com o mesmo período de 2021, o que comprova esse movimento.
Com abrangência global, a MAPFRE tem o Brasil como um dos mercados foco nas operações e acredita em uma recuperação importante e gradual, sobretudo a partir deste segundo semestre. A MAPFRE Brasil é a segunda maior operação da MAPFRE no mundo e representa 15% dos negócios da companhia. “Os últimos resultados do grupo mostram que caminhamos na direção correta: somos a seguradora líder da América Latina e apresentamos a maior cifra de prêmios em um semestre dos últimos cinco anos”, pontua o Superintendente Comercial da área de Cooperativas da MAPFRE, Matheus Fontanelli. Só no país, a companhia totalizou 2,24 bilhões de euros nos primeiros seis meses de 2022, números alavancados, principalmente, pela evolução dos seguros Rurais, de Vida Risco e os seguros de automóveis, que cresceram 72,4%, 23,4% e 40,9%, respectivamente.
E quando o foco é nacional, um grande setor entra em evidência. O cooperativismo. Nesse contexto, a MAPFRE, que está investindo em processos, pessoas e produtos para tornar a vida dos seus clientes mais ágil e cômoda, não poderia deixar as cooperativas de fora. Fontanelli explica que as estruturas são desenhadas para um trabalho ainda mais personalizado e entregam um serviço da mais alta qualidade com pessoas que entendem o modelo cooperativista. Além disso, o grupo segue atento às necessidades do mercado e aos novos hábitos de consumo dos clientes, sempre com a importância das cooperativas em mente. Ponto que impulsiona a seguradora mesmo em um contexto de incertezas econômicas.
A MAPFRE possui um dos portfólios mais completos do mercado e oferece soluções completas para as cooperativas, o que auxilia na prestação de serviços aos associados, proteção ao patrimônio e geração de receitas. Com isso, as oportunidades de seguros para elas começam no crédito com o seguro prestamista e se desdobram para os bens ou culturas financiadas, com seguros de auto, lavouras, aviões, entre outros. “Tudo isso está alinhado à visão de futuro das cooperativas e agrega receitas que ajudam no rateio das despesas administrativas e diminuem os riscos de perdas operacionais por conta de eventuais sinistros”, destaca o superintendente comercial da MAPFRE.
Tendo em vista o bom resultado de crescimento nacional apresentado em 2022, possibilitado pela conquista de novos clientes e o reforço nos canais de distribuição, com atenção especial para o relacionamento com o setor cooperativista, o grupo se mantém otimista em relação ao futuro. “Acreditamos em um final de ano e um ano de 2023 muito promissores, reforçado pela nossa posição como maior seguradora da América Latina, segundo ranking recente de MAPFRE Economics – área do Grupo MAPFRE dedicada a pesquisas e análises sobre seguros, previdência, macroeconomia e finanças. Além disso, estamos entre as 10 maiores seguradoras europeias, o que comprova que as perspectivas da MAPFRE são todas muito positivas e a solidez de crescimento deve manter-se no médio prazo”, avalia Fontanelli.
Discussão sobre post