Após uma edição totalmente online, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – CONCRED retornou para uma edição híbrida com surpresas e ótimas perspectivas. Com realização no Centro de Convenções de Pernambuco, o maior Congresso de Crédito da América Latina teve início, nesta quarta-feira (10/08) e espera receber 5 mil pessoas até a próxima-sexta, reunindo nomes não apenas do setor de crédito, mas de todo o cooperativismo.
Na mesa de abertura oficial do evento, importantes nomes do setor estiram presentes, incluindo o presidente da Confebras, Moacir Krambeck, o diretor da OCB Nacional, Ronaldo Scucato, o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, a vice-governadora do estado, Luciana Santos, o presidente do Sicoob Central Nordeste, Evaldo Campos, o presidente da Central Sicredi Norte/Nordeste, Wilson Moraes, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, e o presidente do Conselho de Administração do FGCOOP, Luiz Antônio Ferreira.
Temas em foco
Para a sua 14ª edição, o Concred tem como tema principal “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0”. Ao longo de seus três dias, 62 palestrantes irão destrinchar temas atuais e grandes tendências, incluindo inovação, governança, inclusão, diversidade, tecnologia, liderança, sustentabilidade e ESG. “O Concred leva a mensagem mais importante do segmento: as cooperativas são feitas por pessoas e para pessoas”, pontua o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.
O encontro acontece em um momento marcante para o ramo crédito. Com quase 10% de representação no Sistema Financeiro Nacional, o setor tem crescido exponencialmente nos últimos anos e deve ganhar ainda mais representatividade em um novo cenário. É esperado que tal crescimento seja um dos focos das discussões nos próximos dias.
Além disso, o PLP 27/2020, que promove uma reestruturação do Sistema Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, também foi tema das discussões iniciais, e deve continuar a se fazer presente nos próximos dias. “Temos grande expectativa em relação ao setor cooperativista. Acreditamos no que estamos construindo”, declarou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Ainda durante a abertura, o presidente do Sicoob Central Nordeste, Evaldo Campos, destacou a importância do cooperativismo de Crédito no sistema financeiro nacional e o grande mercado que as coops financeiras ainda têm para conquistar no Nordeste. “Nós temos 11% dos municípios alcançados pelas cooperativas de Crédito. A título de comparação, o Sul tem 95% das cidades assistidas por cooperativas. Claro que os sistemas que aqui se instalam estão fazendo o possível. Mas, além do nosso esforço, para chegarmos nas comunidades mais carentes, precisamos que o Banco Central veja que estamos maduros o suficiente para que os recursos das prefeituras dos municípios que nós assistimos sejam repassados integralmente para as cooperativas de Crédito”, frisou.
Após a abertura oficial, que contou com a presença de importantes nomes do cooperativismo de crédito e de outros ramos, o encerramento com a apresentação do poeta Bráulio Bessa sedimentou as perspectivas positivas que rondam a nova edição do Concred. Realizado pela primeira vez no estado do Pernambuco, a noite se encerrou com um coquetel especial, que contou com uma trilha sonora típica da região, reunindo artistas tocando instrumentais do frevo, ritmo característico da região.
Segundo dia
Hoje (11), a programação oficial se inicia com palestras, visitação de estandes e lançamentos de livros. Entre os destaques, está o Talk Show “Economia & Mercado”, que recebe Fabio Giambiagi e Luís Artur Nogueira; e a palestra “Avanços e Desafios Jurídicos para as Cooperativas Financeiras na Sociedade 5.0”, que recebe Ronise Figueiredo, Ana Paula Andrade Ramos e João Caetano Muzzi.
Ainda na parte da manhã, o painel “Intercooperação: Ação com Resultados Rumo à Sociedade 5.0” receberá múltiplos presidentes de cooperativas e organizações para discutirem as principais novidades no campo da intercooperação. E logo antes do Coffee Break, a ferramenta BureauCoop é tema do encontro que reúne Claiquer Carneiro, João Sabino, Edson Cruz, Diego Mota e Elen Morais.
Além disso, a parte da tarde reserva grandes debates nos diversos espaços do evento, onde os participantes poderão acompanhar os debates: Sustentabilidade/ESG na visão do Banco Central, Cooperativas Financeiras e tecnologia na Sociedade 5.0, Mudança de Cultura ou Cultura de Mudança? e Inovação, espalhados pelos auditórios específicos. Para completar, a tarde ainda reserva painéis especiais que irão discutir temas como Diversidade, Future Thinking, Agilidade Organizacional e Inovação pelo Design.
Encerrando as atividades do dia, a Plenária Principal receberá Tiago Mattos a partir das 16h10, para sua palestra “Pensando futuros melhores. Pensando melhores futuros.”
A programação completa e seus respectivos horários podem ser encontrados no site oficial do 14º Concred.
Por Redação MundoCoop com informações de Confebras e Sistema OCB/PE
Discussão sobre post