• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Um agro sem marketing – Diego Silva é CEO da Agro Agência Assessoria

MundoCoop POR MundoCoop
3 de dezembro de 2024
ARTIGO
Diego Silva é CEO da Agro Agência Assessoria

Diego Silva é CEO da Agro Agência Assessoria

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O agronegócio desempenha um papel fundamental na economia e na sociedade brasileira, tornando indispensável sua visibilidade estratégica. O setor representa cerca de um quarto do PIB nacional, segundo a CNA, e 1 a cada 3 empregos no país está ligado, direta ou indiretamente, ao agronegócio. No entanto, apesar de sua relevância, a compreensão e a aplicação do marketing no agro, por parte das entidades representativas do setor, ainda são limitadas.

A definição de marketing, segundo a American Marketing Association (AMA), é a “atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.” No entanto, a percepção de muitos líderes do agronegócio não reflete essa complexidade. O marketing frequentemente é confundido com comunicação ou limita-se às vendas, perdendo-se o potencial estratégico que poderia alavancar o setor.

Essas constatações foram originadas na minha pesquisa, junto à Universidad de La Empresa, no Uruguai. Foram entrevistados sete líderes do agronegócio brasileiro, buscando entender como eles e suas associações interpretam e praticam o marketing. Em muitas instituições, o setor de marketing é visto apenas como responsável por gerir mídias sociais; em outras, ele é confundido estritamente com as atividades de assessoria de imprensa. Há também aqueles subordinados ao departamento de vendas. Essa confusão revela uma visão superficial do marketing, limitando sua aplicação à execução de ações táticas, em vez de abordagens estratégicas que entreguem valor sustentável ao mercado.

O marketing é uma ciência social que tem como objetivo compreender necessidades e desejos, além de criar valor para todos os envolvidos; entretanto, na prática, as associações pouco conhecem seus representados em profundidade. Outro fator crítico é o poder decisório do marketing institucional, frequentemente concentrado nas mãos dos dirigentes das entidades, e não em técnicos do setor do marketing, o que interfere no processo.

Na prática, as instituições representativas sabem pouco sobre quem realmente representam: qual o perfil, as dores, a faixa etária de seus públicos. E quando essas informações básicas são conhecidas, as ações para contribuir e representar não são quantitativas nem qualitativas. O “marketing”, da forma como é desenvolvido, mostra maior preocupação com curtidas no Instagram do que com a percepção da instituição perante seus clientes, o próprio produtor rural.

Um exemplo dessa limitação é a tendência das campanhas se limitarem ao curto prazo, com foco em resultados imediatos. Porém, o verdadeiro potencial do marketing está na construção de relacionamentos e na promoção de valores de longo prazo. Nesse contexto, Freytag (1990) destaca que um uso estratégico do marketing pode fortalecer a identidade das marcas e instituições, consolidando a confiança entre produtores e consumidores.

Para ilustrar, é possível observar o caso de uma cooperativa agrícola que, ao investir apenas em mídia social e não integrar outras ferramentas de marketing, perde a oportunidade de gerar um engajamento mais profundo com seus clientes e stakeholders. Enquanto, em empresas de outros setores, o marketing é visto como uma área integrada e estratégica, no agronegócio ele ainda é fragmentado, carecendo de uma visão mais abrangente e conectada com as melhores práticas de mercado.

O desafio do setor agropecuário é reconhecer a necessidade de profissionalizar e ampliar o papel do marketing. Para isso, é essencial que os dirigentes compreendam a importância de delegar a especialistas e alinhar as estratégias às reais necessidades do mercado. Quando bem executado, o marketing no agronegócio tem o potencial não apenas de melhorar a imagem institucional, mas também de educar e sensibilizar o público sobre a importância da produção rural para a economia e a sociedade.

Em resumo, infelizmente, a maior parte do agro sabe pouco de marketing e investe proporcionalmente a esse conhecimento. O entendimento entre as instituições sobre esse setor não é homogêneo; cada uma compreende e executa o marketing à sua maneira. Superar essa barreira é essencial para que o setor alcance novos patamares e contribua de forma ainda mais efetiva para o desenvolvimento do Brasil. Afinal, marketing não é apenas promover imagem e produtos, mas também criar e entregar valor em todas as interações com o mercado e com seus representados.


*Diego Silva é Técnico em agronegócio, jornalista, mestre em marketing e CEO da Agro Agência Assessoria

ANTERIOR

É possível cooperar sem nos comunicar?

PRÓXIMA

Ubots realiza 1º workshop com cooperativas sobre PA Físico e governança no WhatsApp

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

neide
ARTIGO

O voluntariado transforma realidades! – Neide Pimentel é superintendente do Instituto Cooperforte

15 de setembro de 2025
Reforma Tributária: uma reforma de negócios - Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia
ARTIGO

Reforma Tributária: uma reforma de negócios – Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia

14 de setembro de 2025
Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH
ARTIGO

Geração Alpha estreia no mercado de trabalho brasileiro: o que isso significa para empresas e RH? – Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH

12 de setembro de 2025
marcelo 1
ARTIGO

Da tokenização de crédito à inclusão social: agronegócio sustentável é um compromisso com o meio ambiente – Marcelo Mafra é gerente executivo de relacionamento da Tecban

12 de setembro de 2025
Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades - Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES
ARTIGO

Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades – Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES

9 de setembro de 2025
Vanir Zanatta é Presidente da OCESC
ARTIGO

As cooperativas e a economia circular – Vanir Zanatta é Presidente da OCESC

7 de setembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens brasileiros seguem tendência mundial e lideram renovação do cooperativismo
DESTAQUES

Jovens brasileiros seguem tendência mundial e lideram renovação do cooperativismo

15 de setembro de 2025
Espetáculo teatral reúne agricultores em reflexão sobre cooperativismo no sul da Bahia
SOCIAL

Espetáculo teatral reúne agricultores em reflexão sobre cooperativismo no sul da Bahia

15 de setembro de 2025
Cooperativas da Bahia apresentam resultados de impacto em missão do Banco Mundial
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas da Bahia apresentam resultados de impacto em missão do Banco Mundial

15 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.