• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Sua empresa faz a comunicação H2H? – Rafaela Tavares é especialista em mídia digital da Smartcom

MundoCoop POR MundoCoop
31 de agosto de 2022
ARTIGO
img 8 13

img 8 13

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Quem é “fluente” em expressões do mundo dos negócios sabe o quanto é vital definir se uma estratégia de lançamento de produto, projeto ou campanha é B2B (business to business) ou B2C (business to consumer). Mas muita gente esquece que, sem um alicerce “H2H”, todo plano de comunicação e marketing desmorona.

A sigla representa uma visão “human to human”, ou seja, “de pessoa para pessoa”, algo bem alinhado com a realidade do mercado. Repare como o comportamento dos influenciadores provoca respostas do consumidor. Ou na relação dos chamados “brand lovers” (público que tem um relacionamento de fidelidade com as marcas) com empresas que levam em consideração suas necessidades, desejos, rotinas, paixões, jeito de se comunicar, estilo de vida. É simples: humanizar reflete empatia e confiança.

Não importa quão apoiada em dados, novas tecnologias e na real qualidade de seus serviços: se a estratégia de marketing ignora o fator humano, tem boas chances de fracassar.

Como definir seu público-alvo?

Quando falamos em marketing e comunicação, o H2H implica cuidados em duas frentes. A primeira é: como saber qual seu público-alvo? Quem ele é, o que consome, como fecha negócios, quais suas dores, como se relaciona com outras pessoas, como ele fala, o que compartilha, onde se comunica?

Uma forma de responder a essas perguntas é buscar o apoio de especialistas em comunicação que farão um levantamento aprofundado para estudar seu público e definir estratégias a partir desse mapeamento de personas. Seja em uma campanha, na gestão de redes sociais, assessoria de imprensa ou outros projetos: sua marca nunca pode esquecer que não fala com “consumidores”, e sim com seres humanos.

As empresas também precisam trabalhar o espaço e a visibilidade de seus porta-vozes. Estamos em uma era de conexão. O público tem mais segurança em aderir ao seu negócio quando percebe não só o conhecimento dos executivos e equipe, mas também seus valores, o que pensam, o que leem, como se posicionam, quais seus estilos de humor, como colocam em prática a cultura da empresa.

Existem muitas maneiras de fortalecer a imagem dos porta-vozes e sua relação com o público. Um dos caminhos é sua presença nas redes sociais, o que eles apresentam de relevante para os seguidores e como se relacionam com eles. Outra opção é transformá-los em fonte de artigos e entrevistas em jornais, portais de notícias, rádios, podcasts e programas de TV. Se seu porta-voz ocupa um espaço na mídia como especialista, a confiança do público e a credibilidade tendem a crescer. Isso inclui conteúdos informativos, noticiários sobre as conquistas da empresa e mesmo a gestão de momentos de crise.

É claro que nada disso deve ser conduzido de maneira aleatória. Sempre é importante que o trabalho com porta-vozes, desde o media training até a gestão de redes sociais, tenha a participação de especialistas de comunicação. Afinal, é a sua reputação que está em jogo!


*Rafaela Tavares é jornalista, escritora e especialista em mídia digital da Smartcom – Inteligência em Comunicação.

ANTERIOR

Adotar práticas de agricultura sustentável faz dos agricultores parte da solução dos desafios climáticos

PRÓXIMA

Quanta Previdência anuncia soluções para cooperativas durante o 14º Concred

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Daiane
ARTIGO

Justiça climática: o papel do Direito na proteção de comunidades vulneráveis – Daiane Tavares é advogada especialista em direito ambiental

21 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daiane
ARTIGO

Justiça climática: o papel do Direito na proteção de comunidades vulneráveis – Daiane Tavares é advogada especialista em direito ambiental

21 de novembro de 2025
Santa Catarina estrutura programa para cooperativas com R$ 1 bilhão em crédito
AGRONEGÓCIO

Santa Catarina estrutura programa para cooperativas com R$ 1 bilhão em crédito

21 de novembro de 2025
Cooperativa agroindustrial reúne mais de 1.700 alunos em evento para celebrar educação cooperativista
SOCIAL

Cooperativa agroindustrial reúne mais de 1.700 alunos em evento para celebrar educação cooperativista

21 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.