• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Soluções open source são econômicas, flexíveis e estratégicas para o marketing das pequenas e médias empresas – Daniel R. Bastreghi é Sócio Administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT

MundoCoop POR MundoCoop
6 de abril de 2024
ARTIGO
2 5

Daniel R. Bastreghi é Sócio Administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O Marketing é uma área sempre pulsante que, por natureza, precisa estar continuamente inovando em suas formas de conquistar o público e fazer uma empresa crescer. Para os profissionais da área, é vital estar em contato com novas tecnologias que possam trazer vantagens competitivas para as organizações. Uma delas é o open source, abordagem de desenvolvimento colaborativo que é flexível e acessível para a experimentação, sendo uma opção especialmente interessante para as pequenas e médias companhias.

De acordo com um levantamento encomendado pela Cloudera e conduzido pela Coleman Parkes Research divulgado no fim do ano passado, 80% das empresas planejam continuar investindo em tecnologias open source nos próximos três anos. Esse tipo de solução tem como principal valor a colaboração e permite que desenvolvedores possam estudar, usar, modificar e distribuir códigos de maneira flexível para que projetos sejam criados e aprimorados rapidamente; as comunidades trabalham em conjunto e têm a chance de construir algo maior do que conseguiriam por conta própria.

Para as pequenas e médias empresas, o open source representa a oportunidade de inovar a partir de uma base tecnológica, de colaborar com o ecossistema e assim ocupar as lacunas deixadas pelas organizações maiores. Isso requer predisposição, mas as iniciativas open source permitem que, com um pouco de atenção e conhecimento, as empresas usufruam de recursos avançados. De maneira geral, as comunidades de desenvolvedores dão um grande exemplo em termos de colaboração e organização e as equipes de marketing podem aprender muito com elas.

Isso porque, no marketing ou em qualquer área, experimentar é caro, exige tempo, recursos e criatividade, além de demandar cuidados adicionais com integração ao legado e privacidade de dados. Isso nem sempre está ao alcance das pequenas empresas ou até das maiores, então soluções colaborativas entre múltiplas organizações acabam se fortalecendo. A área de software está repleta de bons exemplos. Entre as mais famosas, está o WordPress, uma consagrada solução de código aberto para gerenciamento de conteúdo que possui uma comunidade bastante ativa e um enorme repositório de plugins e temas.

Outra solução interessante é o Mautic, uma ferramenta de inbound e automação de marketing muito versátil e completa; o Chatwoot também foi criado a partir de iniciativas de código aberto e favorece o atendimento omnichannel com diversas opções de integração às redes sociais, chat ao vivo e suporte via e-mail que facilitam o atendimento ao cliente; o Cal.com favorece o agendamento de reuniões comerciais; e as soluções de CRM EspoCRM e o X2CRM também são notáveis. A composição destas e outras soluções formam uma estrutura de martech muito funcional e acessível.

Soluções de código aberto são excelentes opções para iniciar e validar inovações. Conforme amadurecem, pode-se cogitar a ampliação ou troca para outras soluções. Porém, este não é o fim para as soluções de código fonte aberto. Afinal, elas podem ser facilmente customizadas e complementadas com plugins e outras integrações.

Contudo, o marketing é essencialmente uma competição. Isso significa que a colaboração massiva e aberta em algum momento se torna incompatível com a atividade de marketing. A partir de um determinado ponto, as equipes precisam reservar para si alguns recursos, estratégias ou insights para que, por definição, conquistem vantagens competitivas. No entanto, até que este momento chegue, qualquer empresa tem muito a ganhar se explorar o potencial das inúmeras soluções de código aberto existentes para marketing e vendas.


*Daniel R. Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT

ANTERIOR

Publicação defende participação de cooperativas no FNDCT

PRÓXIMA

Transparência e resiliência marcam o encontro virtual das cooperativas de crédito

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Tania Zanella é Superintendente do Sistema OCB
ARTIGO

No crédito ou no débito? No coop! O poder de escolher prosperar com propósito – Tania Zanella é Superintendente do Sistema OCB

16 de outubro de 2025
O poder transformador das cooperativas de crédito - Harold Espínola é Consultor Cooperativista e ex-chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas do BC
ARTIGO

O poder transformador das cooperativas de crédito – Harold Espínola é Consultor Cooperativista e ex-chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas do BC

15 de outubro de 2025
Uma mensagem de união no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito - Ivo Lara é Presidente da FNCC
ARTIGO

Uma mensagem de união no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito – Ivo Lara é Presidente da FNCC

15 de outubro de 2025
Matheus Fontanelli é Superintendente Comercial de Cooperativas da MAPFRE
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperação e prosperidade:um caminho que se fortalece no tempo – Matheus Fontanelli é Superintendente Comercial de Cooperativas da MAPFRE

15 de outubro de 2025
tecban outubro 1
CONTEÚDO DE MARCA

Quando a palma da mão vira carteira: a revolução dos pagamentos no Brasil – por Frederico Sato e Marcelo Mafra

14 de outubro de 2025
Luís Cláudio Silva é Diretor da MundoCoop
ARTIGO

Por que a Cooperativa de Crédito importa — e como ele pode transformar o futuro – Luís Cláudio Silva é Diretor da MundoCoop

13 de outubro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corretora de seguros de cooperativa financeira estima crescer dois dígitos neste ano
SOCIAL

Cooperativa de crédito encerra Projeto +Futuro 2025 com evento que inspira jovens a construir o amanhã

16 de outubro de 2025
Corretora de seguros de cooperativa financeira estima crescer dois dígitos neste ano
ECONOMIA & FINANÇAS

Corretora de seguros de cooperativa financeira estima crescer dois dígitos neste ano

16 de outubro de 2025
Prêmio SomosCoop RS celebra o impacto das cooperativas em inovação, gestão e sustentabilidade
ACONTECE NO SETOR

Prêmio SomosCoop RS celebra o impacto das cooperativas em inovação, gestão e sustentabilidade

16 de outubro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.