• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

RH humanizado: qual é a importância da comunicação? – Camila Paiva é Diretora de Gente e Gestão da Pontaltech

MundoCoop POR MundoCoop
13 de setembro de 2022
ARTIGO
img 10 4

img 10 4

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A comunicação sempre foi um processo fundamental na interação humana. Independentemente da forma, mensagem ou do canal, é por meio dela que a troca de informações entre as pessoas acontece. Não por acaso, sua ausência ou ruídos advindos de uma estratégia mal elaborada, costumam gerar muitos problemas, podendo, inclusive, prejudicar a imagem da companhia perante os funcionários e até de outros públicos de interesse.

O desafio se tornou ainda maior desde o início da pandemia, onde as empresas passaram a ter que se relacionar com todos à distância, mantendo não só a comunicação como também a motivação e o engajamento em alta, mesmo com tantas restrições. Manter o RH humanizado nesse contexto foi ainda mais importante a fim de garantir a produtividade e as conexões afetivas entre os públicos.

O tema é tão relevante que um estudo realizado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP mostrou que a gestão humanizada eleva o bem-estar dos funcionários em até 225% e, ainda, a dos clientes em 240%. E, definitivamente, não existe humanização sem uma comunicação assertiva.

Focada na simplicidade, objetividade e clareza, a comunicação humanizada conduzida pelo RH é essencial para que os relacionamentos e trocas de informações aconteçam de forma fluida. É ela a responsável por fazer com que todos sigam na mesma direção, em busca de alcançar os resultados almejados pela empresa.

Como fazer uma comunicação humanizada no RH?

Muito antes de se tornar um funcionário, todos os profissionais foram candidatos de um processo seletivo. E, é muito importante que, desde então, se construa uma relação transparente, apresentando claramente o que se espera do novo contratado e, em contrapartida, o que irá oferecer a ele.

Nesse momento, as reclamações mais comuns são a falta de feedback das entrevistas. A reclamação é constante, sendo que muitos chegam a lamentar a ausência desse retorno publicamente nas redes sociais, criando sérios prejuízos à imagem da marca empregadora.

Por outro lado, quem mantém a prática do feedback ativo percebe o efeito positivo. Segundo dados divulgados pelo Measureology, empresas que oferecem um retorno aos candidatos dentro de 24 a 48 horas, apresentam um NPS positivo de 48 e 29, respectivamente. Contudo, aquelas que atrasam esse retorno para além de 14 dias, despencam seu NPS negativamente para cerca de -57.

E, dar esse retorno não precisa significar horas e horas de trabalho ao RH. É possível automatizar esse feedback por meio de soluções de comunicação digital, como o envio de um SMS ou uma ligação via voicebot, agradecendo a participação do candidato e deixando as portas abertas para futuras oportunidades.

Esse cuidado faz a diferença. Mesmo os profissionais que não forem selecionados, guardarão uma imagem positiva da empresa e poderão não apenas se candidatar novamente a outras vagas, como recomendá-las ao seu ciclo de contatos. Isso aumenta o diferencial competitivo, elevando o reconhecimento da marca empregadora.

Como manter a comunicação humanizada em todos os processos?

Uma vez que entra para a empresa, o profissional terá uma necessidade de comunicação ainda maior. Para garantir um trabalho de qualidade, estar alinhado com os colegas e a liderança é fundamental. Isso, sem falar na necessidade de contato permanente com clientes, fornecedores, parceiros e tantos outros públicos estratégicos.

Nesse contexto, a automação dos processos de comunicação se torna de grande valia, garantindo que todos recebam a mesma mensagem e de forma simultânea, evitando equívocos de interpretação ou mesmo acusações de privilégios. Tanto interna quanto externamente, o uso de canais conversacionais diversos, modernos e ágeis, permite um relacionamento mais próximo entre as partes, fortalecendo a conexão entre todos.

Muito além de facilitar a comunicação, as ações humanizadas organizadas pelo RH reforçam os princípios e valores da empresa, contribuindo imensamente para a satisfação de todos os seus stakeholders. A automatização vem, justamente, para facilitar esse processo, eliminando erros, evitando ruídos e personalizando as mensagens para cada público no seu canal de comunicação preferido. Esse cuidado salienta o posicionamento da marca e os laços entre os públicos.

A humanização no RH precisa ter uma conexão de ponta a ponta. Muito além de um departamento de apoio, suas responsabilidades são estratégicas para a disseminação da cultura, promoção de uma comunicação fluida e busca constante por transparência. Valores que, com a chegada da pandemia, ganharam ainda mais importância para uma gestão eficaz do negócio.

Ainda temos um longo caminho a percorrer e muitas melhorias a serem feitas. Mas, seguindo os passos e aprendizados conquistados até o momento, os investimentos constantes na humanização no RH podem trazer feitos enormes para o mercado – com profissionais cada vez mais motivados, fornecedores satisfeitos, clientes cativos e uma imagem muito mais forte perante o mercado como um todo.


*Camila Paiva é Diretora de Gente e Gestão da Pontaltech

ANTERIOR

Co-op Data Club: usando o princípio 6 para resolver o enigma do capital

PRÓXIMA

Sustentabilidade uma nova consciência global é o tema do novo PapoCoop

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Como a união de 28 trabalhadores criou um movimento de 1 bilhão de pessoas – Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES

24 de agosto de 2025
Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School
ARTIGO

Como tomar decisões assertivas e humanizadas – Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School

20 de agosto de 2025
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures
ARTIGO

A nova ética da inovação: quando lucro e propósito deixam de ser inimigos – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

19 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025
Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies
ARTIGO

O novo CEO em 2025: Algoritmos, cultura digital e o peso da reinvenção pessoal – Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies

13 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Como a união de 28 trabalhadores criou um movimento de 1 bilhão de pessoas – Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES

24 de agosto de 2025
Cooperativa agro industrial apoia Embaixada Solidária com kits para bebês em ação do Dia C
SOCIAL

Cooperativa agro industrial apoia Embaixada Solidária com kits para bebês em ação do Dia C

24 de agosto de 2025
Cooperativa agroindustrial apresenta modelo de gestão cooperativo a pesquisadores da Austrália, Canadá e Chile
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa agroindustrial apresenta modelo de gestão cooperativo a pesquisadores da Austrália, Canadá e Chile

24 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.