• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Qual o futuro dos marketplaces no Brasil? – Thiago Bertacchini é Senior Business Development da Nethone

MundoCoop POR MundoCoop
20 de julho de 2023
ARTIGO
Thiago Bertacchini é Senior Business Development da Nethone

Thiago Bertacchini é Senior Business Development da Nethone

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O e-commerce brasileiro teve forte expansão na pandemia, e seu impacto nas vendas continuará sendo muito importante para as empresas. Um relatório da Americas Market Intelligence indica que as vendas online chegaram a US$ 197,6 bilhões no ano passado, com expansão de 29% em relação ao ano anterior. A expectativa é que o e-commerce movimente US$ 341,7 bilhões em 2025 – com crescimento médio anual de 22% desde 2021.

A contínua expansão do varejo online tem sido impulsionada pelos marketplaces: ainda segundo o relatório Americas Market Intelligence, o modelo “shopping virtual” representou 62,4% do comércio eletrônico brasileiro no ano passado. Não é à toa que grandes varejistas de todos os segmentos têm incluído marketplaces em sua estratégia de mercado, com o objetivo de lucrar não só com a venda direta ao consumidor, mas também com a intermediação de vendas por terceiros e prestação de serviços de marketing, gestão e logística.

Para que esse crescimento continue, no entanto, as plataformas de marketplace e os vendedores precisam dar mais atenção a um aspecto cada vez mais importante: os riscos de fraudes online.

Não é nenhum segredo que os cibercriminosos estão continuamente à procura de oportunidades de lucrar – o que, para as vítimas, pode significar danos enormes e duradouros. À medida que os marketplaces ganham destaque crescente no comércio eletrônico, eles também se tornam um alvo mais desejável.

O risco pode ser muito alto. Afinal, não se trata de uma operação isolada de uma única empresa, mas de um modelo de negócio em que dezenas de milhares de empresas e empreendedores se conectam a uma plataforma para, a partir dela, impactar milhões de clientes que acessam o marketplace. Uma quebra de segurança na plataforma pode afetar tanto consumidores quanto vendedores – e gerar uma quebra de confiança difícil de reverter.

Como combater a fraude online nos marketplaces

A luta contra as fraudes online não tem uma resposta única, justamente porque são inúmeras as possibilidades de cometer crimes digitalmente. Do controle de contas ao ransomware, passando por ações de phishing para convencer as vítimas a fornecer dados e facilitar o acesso aos sistemas, existem várias maneiras de os criminosos comprometerem os sistemas, capturarem dados confidenciais e monetizarem suas ações fraudulentas.

Portanto, a estratégia de combate a fraudes em marketplaces envolve vários pontos de atenção. Dentre eles, merecem destaque:

1) Respeito ao quadro legal:

Regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram criadas como forma de dificultar ações criminosas e definir melhor os deveres e direitos de cada participante do ecossistema empresarial. Alinhar os processos de negócios com as regras da LGPD é essencial para que toda empresa se proteja.

Do ponto de vista dos marketplaces, é preciso não apenas garantir a proteção das informações dos clientes, mas também restringir a troca de informações sensíveis com os sellers ao estritamente necessário. A LGPD exige que as empresas implementem medidas técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais contra acesso não autorizado, destruição acidental ou ilícita, alteração, divulgação e qualquer outra forma de processamento não autorizado. A autenticação de dois fatores (2FA) é uma medida de segurança amplamente reconhecida que pode ajudar as empresas a proteger dados pessoais, exigindo que os usuários forneçam duas formas de identificação antes de acessar informações confidenciais. Quanto mais dados sigilosos circularem, maior a possibilidade de passarem por algum ponto vulnerável e serem capturados por criminosos.

2) Não tente fazer tudo sozinho:

Por maior que seja o mercado, seu negócio não é segurança digital – é varejo online. Nenhuma plataforma sozinha será capaz de acompanhar todas as evoluções do cibercrime e desenvolver respostas para elas. A melhor forma de evitar fraudes é recorrer aos serviços de empresas especializadas para melhorar a sua capacidade de detecção.

O ditado, nesse caso, faz muito sentido: a união faz a força. Empresas especializadas estão focadas 24 horas por dia na compreensão e combate às ações criminosas. Nenhuma plataforma de varejo tem tempo, disponibilidade, capacidade técnica ou poder de investimento para dedicar a atenção necessária a esse tema.

3) Busque evolução constante:

O cibercrime está sempre mudando – e as táticas, técnicas e tecnologias de prevenção também estão mudando. Para obter sucesso na prevenção de crimes digitais, os marketplaces precisam ter em mente que precisarão evoluir constantemente, o que exigirá investimentos contínuos em infraestrutura e sistemas de proteção.

A preocupação com a segurança precisa ser constante. Cuide do problema por um período de tempo específico e a plataforma ficará temporariamente protegida – e poderá ser seriamente afetada mais adiante.

4) Use o poder da Inteligência Artificial

O surgimento de fraudes como identidades sintéticas torna cada vez mais difícil diferenciar entre o que é real e o que é falso no mundo digital. Com a necessidade de processar transações em questão de segundos, simplesmente não há tempo para revisar milhões de vendas. Por outro lado, os sistemas de proteção baseados em regras são facilmente superados pelas capacidades dos cibercriminosos.

Para aliar velocidade, segurança e uma boa experiência para o consumidor final (e cliente legítimo do marketplace), as plataformas precisam colocar o poder da Inteligência Artificial a seu favor. Os sistemas de segurança que aprendem e analisam continuamente as “pegadas digitais” de milhares de consumidores aumentam a segurança e podem identificar melhor os riscos.

O futuro dos marketplaces no Brasil continua muito promissor. Para continuar crescendo e conquistando ainda mais espaço, porém, as plataformas precisam estar atentas às necessidades de segurança e contar com parceiros tecnológicos capazes de entregar a proteção necessária ao negócio. A fraude online representa grandes desafios para a gestão de negócios, mas superar esses desafios é fundamental para o sucesso.


*Thiago Bertacchini é Senior Business Development da Nethone

ANTERIOR

Levantamentos comprovam sucesso do cooperativismo financeiro pelo Brasil

PRÓXIMA

O avanço do cooperativismo agro é tema do novo episódio do Papo Coop!

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Patricia Punder é CEO da Punder Advogados
ARTIGO

ESG não é maquiagem verde, é estratégia com propósito – Patricia Punder é CEO da Punder Advogados

12 de agosto de 2025
Plínio Pereira é gerente da área de sistemas da TÜV Rheinland
ARTIGO

ISO 42001: Como o selo global de IA vai redefinir a inovação no Brasil – Plínio Pereira é gerente da área de sistemas da TÜV Rheinland

11 de agosto de 2025
Thiago Gaudêncio é headhunter e sócio da Wide Executive Search
ARTIGO

Líderes despreparados aumentam no Brasil: qual a raiz do problema? – Thiago Gaudêncio é headhunter e sócio da Wide Executive Search

9 de agosto de 2025
Pedro Scarpi Melhorim é presidente do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Cooperativas de saúde: um modelo que valoriza profissionais e clientes – Pedro Scarpi Melhorim é presidente do Sistema OCB/ES

7 de agosto de 2025
Carlos Correa é diretor-geral da APAS
ARTIGO

Boas práticas para uma gestão eficiente dentro de associações – Carlos Correa é diretor-geral da APAS

5 de agosto de 2025
Manfred Dasenbrock é Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do Woccu e da Fundação Woccu
ARTIGO

Liderança cooperativista ganha força em um mundo em busca de soluções – Manfred Dasenbrock é Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do Woccu

4 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24º Congresso do Agro Brasileiro destaca participação das cooperativas nos novos rumos do setor
AGRONEGÓCIO

24º Congresso do Agro Brasileiro destaca participação das cooperativas nos novos rumos do setor

12 de agosto de 2025
6 3 750x375 1
LEGISLAÇÃO

Recuperação Judicial e Cooperativas: Dois Julgamentos, Duas Perspectivas

12 de agosto de 2025
Secretaria da Fezenda do Paraná lança painel interativo para monitoramento do comércio exterior
ECONOMIA & FINANÇAS

Secretaria da Fezenda do Paraná lança painel interativo para monitoramento do comércio exterior

12 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.