• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Por que os consórcios estão crescendo e atraindo novas gerações? – Eduardo Rocha é CEO e Founder do Klubi

MundoCoop POR MundoCoop
2 de maio de 2023
ARTIGO
Eduardo Rocha é CEO e Founder do Klubi

Eduardo Rocha é CEO e Founder do Klubi

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Neste início de ano, o número de usuários do consórcio chegou a 9,4 milhões, um aumento de 14,6% comparado a 2022, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). E o mais curioso é que, ainda segundo a última apuração da associação, 44% da base de clientes é formada por jovens entre 18 e 29 anos.

Avalio esse movimento como um reflexo do cenário atual, onde 47% da geração Z não tem o controle de suas finanças e acabam se endividando, como mostra um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil. Mas você deve se perguntar como o consórcio vem ganhando força e novos públicos?

A modalidade se destaca por ser uma opção de planejamento financeiro, contribuindo para a educação financeira dos jovens. Além disso, o que diferencia as novas gerações é principalmente a forma como interagem com aplicativos e dispositivos móveis. Segundo uma pesquisa feita pela Anbima e o Datafolha, mais de 50% desse público utiliza mídias sociais como fonte, sendo o YouTube e o Instagram os principais canais.

Sendo assim, é fundamental estabelecer uma conexão digital com esse público, seja no site, no whatsapp ou nas redes sociais. Esses detalhes fazem a diferença no dia a dia, um levantamento da Kantar com usuários do consórcio, por exemplo, mostra que acompanhamento do pós-venda foi o que mais chamou a atenção de 41% dos entrevistados, seguido de atendimento com informações mais claras (40%) e atendimento personalizado (34%), ou seja esses fatores são importantes para aprimorar a relação cliente/administradora de consórcio.

Outro ponto importante que podemos ressaltar é o da inadimplência, enquanto 28,6% das famílias estavam com contas atrasadas nos 4 primeiros meses de 2022, como mostra uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a inadimplência em consórcios de veículos leves, por exemplo, esteve bem inferior a este número, ficando abaixo dos 5,5%, segundo os dados do Banco Central.

A baixa inadimplência nos consórcios é explicada pela mecânica do produto – que envolve uma etapa de “poupança” antes do acesso ao crédito. Segundo os dados da Kantar, o número de clientes que apontavam o consórcio como um jeito de guardar dinheiro passou de 26% em 2020 para 35% em 2022.

Hoje a modalidade possui mais de 9 milhões de usuários, mas tem um público endereçável de aproximadamente 100 milhões de brasileiros. No entanto, consórcio precisa, de forma geral, se reinventar para atender as demandas do novo perfil de consumidor, principalmente por que ainda hoje, os participantes se frustram com a jornada. Por outro lado, o crescimento do número de pessoas que apontam o consórcio como uma solução para adquirir um bem de valor, mostra que aos poucos, o brasileiro acredita cada vez mais nesse instrumento de educação e inclusão financeira.


*Eduardo Rocha é CEO e Founder do Klubi

Tags: artigoatraindoceoconsórciosconteÚdoscrescendoeduardoespeciaisestãofoundergeraçõesklubinovasporquerochaw
ANTERIOR

Cooperativas entregam seis toneladas de alimentos à entidades sociais

PRÓXIMA

Bioeconomia no Brasil deve gerar US$ 284 bi ao ano e fortalecer cooperativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025
Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025
Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob
ARTIGO

Cooperativismo financeiro brasileiro apresenta soluções sustentáveis na COP30 – Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob

14 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico
GESTÃO & NEGÓCIOS

Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico

19 de novembro de 2025
COP30 8
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo mostra que soluções climáticas começam nas comunidades

19 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
fernanda@mundocoop.com.br
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
revista@mundocoop.com.br
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.