• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Os principais erros na adoção de Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é escritor best-seller

MundoCoop POR MundoCoop
9 de dezembro de 2023
ARTIGO
Por Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação

Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

COLUNA COOP É TECH, COOP É POP

A inteligência artificial (IA) tem se apresentado como uma ferramenta revolucionária em diversos setores, prometendo otimizar processos, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. Nas cooperativas, a promessa da IA é igualmente tentadora. No entanto, a implementação sem a devida cautela pode levar a problemas que comprometem seu propósito fundamental. 

Sem entender esses erros, corremos o risco que nossa cooperative caia numa estatistica desanimadora: auma pesquisa da Zippia aponta que apenas 25% das empresas relatam ter um impacto a partir das suas iniciativas na área de IA. Outros 25% dessas empresas pesquisadas relatam taxas de falha que chegam a até 50%. 

Obviamente não queremos que isso aconteça com nossa cooperativa, e por isso vamos agorqa entender os 3 principais erros que não podemos cometer na hora de adotarmos a IA em nossa cooperativa. 

1. Adoção precipitada sem foco nas reais necessidades 

Um dos principais erros observados é a adoção da IA por mero modismo ou pressão do mercado, sem uma análise criteriosa de suas reais necessidades. Pense na seguinte situação: sabe quando você está no atendimento telefônico daquele serviço que você quer deixar de assinar, ou quer uma segunda via de boleto, ou resolver um problema, e você está há 30 minutos já na linha tentando resolver , e você pensa dentro de si “nossa, como que essa empresa não tem um chatbot! Seria tudo muito mais simples!”. 

Então, a empresa implementa o chatbot, e você começa a usa-lo mas ele não entende a forma em que você se expressa, ou ele não responde bem aos seus comandos, em fim, você da voltas e voltas sem resolver o seu problema, você pensa “Nossa, como precisaria de um atendente humano agora!”. Não é? 

Porque a IA não é a solução em si, mas é a forma em que ela é utilizada 

O cenário descrito anteriormente exemplifica bem essa situação: uma empresa pode sentir a demanda por um chatbot para otimizar o atendimento, mas ao ser mal implementado, frustra o cliente e torna a experiência ainda mais tediosa. A IA deve ser vista não como uma solução mágica, mas como uma ferramenta que, quando bem utilizada, pode solucionar problemas específicos. Adotar IA sem uma estratégia clara e sem entender as “dores” que ela pretende solucionar é um risco que pode levar a prejuízos financeiros e insatisfação do cliente. 

2. Falta de dados para treinamento adequado 

Para que a IA seja eficaz, é necessário que ela seja treinada com uma quantidade robusta e diversificada de dados. Muitas cooperativas, na ânsia de implementar soluções de IA, não possuem dados suficientes para treiná-la de forma eficiente. Uma IA mal treinada pode não só ser ineficaz, como também tomar decisões errôneas que impactem negativamente o negócio. 

O motivo pelo qual dados são fundamentais pela efetividade da Inteligência Artificial, è que eles estão a base de um mecanismo chamado de “Aprendizao Supervisionado). Veja bem: n tipo de aprendizado, o algoritmo aprende a partir de um conjunto de dados de entrada alinhado com a saída desejada. Para que a IA possa fazer previsões ou classificações precisas em situações não vistas anteriormente, ela precisa ser treinada em um conjunto de dados amplo e diversificado que cubra o máximo possível de variações. 

Hoje estamos em um mundo onde através de tecnologias de Internet das Coisas, e ferramentas de CRM, nos conseguimos coletar muito mais dado (ao ponto que o volume de dados no mundo está crescendo de forma exponencial, e que 90% dos dados gerados desde o começo da humanidade foram gerados na última decada), mas se não coletarmos dados dentro da cooperativa, como poderemos alimentar uma IA de sucesso?    

3. Viés e falta de inclusão 

Outro desafio significativo na adoção da IA é o risco de perpetuação de vieses. Se a inteligência artificial é treinada com dados que representam apenas um segmento da população, como os maiores clientes ou os mais satisfeitos, corre-se o risco de excluir uma parte significativa da base de clientes. Isso pode resultar em uma IA que não é inclusiva, perpetuando vieses e alienando clientes que se sintam desconsiderados ou mal atendidos. 

Em cooperativas, que por sua natureza se focam no bem-estar coletivo e na inclusão, esse risco é especialmente grave, pois vai contra os princípios fundamentais dessas organizações. 

Em resumo, enquanto a IA oferece um potencial enorme para otimizar processos e melhorar o atendimento nas cooperativas, é crucial uma abordagem cuidadosa e estratégica. É preciso entender as reais necessidades da organização, garantir um volume adequado e diversificado de dados para treinamento e estar constantemente atento aos riscos de vieses e exclusão. Somente assim a IA poderá ser uma verdadeira aliada das cooperativas, reforçando seus princípios e promovendo uma melhor experiência para seus associados. 


Por Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação

Coluna exclusiva publicada na Revista MundoCoop edição 114

Tags: artificial:
ANTERIOR

Cooperativas se destacam entre as gestoras com as maiores captações líquidas em novembro

PRÓXIMA

Consumidores 55+ estão mais dispostos a pagar por produtos de qualidade

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School
ARTIGO

Como tomar decisões assertivas e humanizadas – Wesley Barbosa é Fundador da EduTech Become School

20 de agosto de 2025
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures
ARTIGO

A nova ética da inovação: quando lucro e propósito deixam de ser inimigos – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

19 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies
ARTIGO

A “Bola de Cristal Digital” do marketing contemporâneo virou realidade com a IA – Danielle Oliveira Lopes é Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologies

14 de agosto de 2025
Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies
ARTIGO

O novo CEO em 2025: Algoritmos, cultura digital e o peso da reinvenção pessoal – Alessandro Buonopane é CEO Brasil da GFT Technologies

13 de agosto de 2025
Patricia Punder é CEO da Punder Advogados
ARTIGO

ESG não é maquiagem verde, é estratégia com propósito – Patricia Punder é CEO da Punder Advogados

12 de agosto de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil lidera novo cenário da exportação de café com força das cooperativas
AGRONEGÓCIO

Brasil lidera novo cenário da exportação de café com força das cooperativas

23 de agosto de 2025
Pesquisa comprova vantagem salarial de associados de cooperativas goianas
ACONTECE NO SETOR

Pesquisa comprova vantagem salarial de cooperados goianos

23 de agosto de 2025
Cooperativa financeira fortalece projetos sociais no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste por meio de Fundo Social
SOCIAL

Cooperativa financeira fortalece projetos sociais no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste por meio de Fundo Social

23 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.