• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Os 5 maiores desafios para implementar a IA nas organizações – Marcos Farias é CEO da Arki1

MundoCoop POR MundoCoop
7 de junho de 2024
ARTIGO
Marcos Farias é CEO da Arki1

Marcos Farias é CEO da Arki1

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) criou novas oportunidades para melhorar a vida das pessoas ao redor do mundo, desde a área de negócios até saúde e educação. É incontestável que a IA tem revolucionado o mundo dos negócios, permitindo análises avançadas de dados, automatização de processos internos das empresas e um entendimento mais aprofundado do comportamento dos clientes.

Um estudo recente da Salesforce constatou que o uso da IA generativa está se tornando uma realidade nas empresas brasileiras, com 32% dos profissionais do país afirmando que usam a tecnologia para trabalhar. Além disso, 81% dos respondentes afirmaram que a produtividade aumentou com o uso da IA, taxa superior à média global de 71%.

Engana-se quem pensa que as dificuldades são apenas tecnológicas. Para integrar com sucesso a IA no cotidiano corporativo, os maiores obstáculos residem nos aspectos culturais, estratégicos e organizacionais. Aqui estão os cinco maiores desafios que as organizações enfrentam:

1 – Definição de objetivos claros

Muitas companhias se empolgam com o potencial da IA sem, no entanto, definirem objetivos específicos e mensuráveis para seus projetos. Uma visão clara das metas, bem como dos problemas que a IA deve resolver, é essencial para orientar os investimentos e garantir resultados palpáveis.

2 – Integração de dados

A qualidade e a disponibilidade dos dados são a base de qualquer sistema de IA. No entanto, muitas empresas lutam com a fragmentação de dados em diferentes sistemas legados, além de problemas de consistência e segurança. Para que a Inteligência Artificial possa entregar valor, é preciso estabelecer uma governança de dados rigorosa e ferramentas eficazes de integração.

3 – Falta de expertise

A implementação de IA requer conhecimento especializado em machine learning, ciência de dados e desenvolvimento de modelos. A escassez de profissionais qualificados torna crucial a capacitação interna e a contratação estratégica de consultores.

4 – Cultura organizacional

A introdução de novas tecnologias, muitas vezes, encontra resistência de colaboradores habituados a processos tradicionais. Promover uma cultura de inovação e mudança organizacional é fundamental para superar barreiras e garantir que a IA seja aceita e adotada.

5 – Ética e regulamentação

Por fim, as preocupações éticas sobre o viés algorítmico e a legislação de proteção de dados, como a LGPD no Brasil, desafiam as empresas a construir soluções transparentes e responsáveis, além de conformes às leis vigentes.

Para superar esses obstáculos, é importante que as organizações adotem uma abordagem realista e planejada, investindo em infraestrutura adequada, capacitação de equipes e parceria com fornecedores confiáveis. Uma estratégia de IA bem-sucedida começa com uma base sólida de dados e avança com metas claras e uma liderança que inspire mudança.

A IA está transformando o mundo dos negócios, mas seu verdadeiro potencial só será alcançado com planejamento cuidadoso e uma compreensão profunda de seus desafios. Somente assim poderemos tirar proveito das oportunidades de um futuro orientado pela inteligência artificial.


*Marcos Farias é CEO e sócio-fundador da Arki1

ANTERIOR

“Entre nossas prioridades, está a de desenvolver diferentes frentes para integrar o jovem ao nosso ecossistema” – Alzimiro Thomé é Presidente da Cresol Instituto

PRÓXIMA

Sescoop é peça-chave para fortalecer a educação cooperativista

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025
Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União
ARTIGO

Cooperativês, a linguagem para fazer um mundo melhor – Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União

30 de abril de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.