• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Open innovation: o melhor caminho para consolidar negócios na nova economia – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

MundoCoop POR MundoCoop
29 de outubro de 2023
ARTIGO
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A expressão “nova economia” se refere a mudanças significativas impulsionadas por avanços tecnológicos, transformações nas relações de trabalho e outras tendências que têm impacto substancial na estrutura econômica e nas formas de produção e consumo. A inovação aberta, ou open innovation, por sua vez, é uma estratégia poderosa para enfrentar os desafios de um cenário em constante movimentação, a fim de aproveitar as oportunidades emergentes.

O conceito se baseia na ideia de que as empresas não devem depender apenas de recursos internos e seu conhecimento. Na verdade, estimula as companhias a se envolverem ativamente com parceiros externos, como outras organizações, universidades, startups e até mesmo clientes, para impactar a inovação. Nesse sentido, o open innovationpermite que diferentes negócios acessem uma ampla variedade de recursos, tornando-se mais competitivos e preparados para inovar de maneira contínua.

Revolução digital como propulsora

A proliferação da internet, de dispositivos móveis, big data, inteligência artificial e outras tecnologias transformou a maneira como as empresas operam, alcançam clientes, tomam decisões e criam valor. Assim, a nova economia é caracterizada pela ascensão de negócios baseados em plataformas, como Uber, Airbnb e Amazon, que estão redefinindo setores inteiros e criando modelos de negócios disruptivos.

As empresas precisam estar abertas a experimentar e aprender com os erros para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Como adentrar o universo da inovação aberta?

Diante desse mundo de possibilidades, muitas empresas participam ativamente de ecossistemas de inovação, comoclusters tecnológicos, hubs de inovação e redes de colaboração setorial. Isso permite que acessem um pool mais amplo de conhecimento e recursos.

Para que a inovação aberta seja eficaz, é fundamental criar uma cultura organizacional que valorize o conceito, encoraje a colaboração e esteja aberta a novas ideias, tanto internamente quanto externamente.

A relação entre a nova economia e o open innovation é muito estreita, pois ambos se baseiam em princípios de colaboração e adaptação às mudanças nos negócios. Portanto, o primeiro cria um ambiente propício para o segundo prosperar. A adoção de estratégias de inovação aberta se torna cada vez mais relevante para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas em um cenário sempre dinâmico.


*Ana Debiazi é CEO da Leonora Ventures

ANTERIOR

Geração Z mantém cooperativas atualizadas e posicionadas no mercado

PRÓXIMA

Protagonismo feminino cresce e se destaca nas cooperativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvimento reginal 1
DESTAQUES

Crescimento das cooperativas de crédito impulsiona desenvolvimento socioeconômico em todo o país

9 de maio de 2025
Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas

9 de maio de 2025
Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos

9 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.