• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Open innovation: o melhor caminho para consolidar negócios na nova economia – Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

MundoCoop POR MundoCoop
29 de outubro de 2023
ARTIGO
Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

Ana Paula Debiazi é CEO da Leonora Ventures

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A expressão “nova economia” se refere a mudanças significativas impulsionadas por avanços tecnológicos, transformações nas relações de trabalho e outras tendências que têm impacto substancial na estrutura econômica e nas formas de produção e consumo. A inovação aberta, ou open innovation, por sua vez, é uma estratégia poderosa para enfrentar os desafios de um cenário em constante movimentação, a fim de aproveitar as oportunidades emergentes.

O conceito se baseia na ideia de que as empresas não devem depender apenas de recursos internos e seu conhecimento. Na verdade, estimula as companhias a se envolverem ativamente com parceiros externos, como outras organizações, universidades, startups e até mesmo clientes, para impactar a inovação. Nesse sentido, o open innovationpermite que diferentes negócios acessem uma ampla variedade de recursos, tornando-se mais competitivos e preparados para inovar de maneira contínua.

Revolução digital como propulsora

A proliferação da internet, de dispositivos móveis, big data, inteligência artificial e outras tecnologias transformou a maneira como as empresas operam, alcançam clientes, tomam decisões e criam valor. Assim, a nova economia é caracterizada pela ascensão de negócios baseados em plataformas, como Uber, Airbnb e Amazon, que estão redefinindo setores inteiros e criando modelos de negócios disruptivos.

As empresas precisam estar abertas a experimentar e aprender com os erros para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Como adentrar o universo da inovação aberta?

Diante desse mundo de possibilidades, muitas empresas participam ativamente de ecossistemas de inovação, comoclusters tecnológicos, hubs de inovação e redes de colaboração setorial. Isso permite que acessem um pool mais amplo de conhecimento e recursos.

Para que a inovação aberta seja eficaz, é fundamental criar uma cultura organizacional que valorize o conceito, encoraje a colaboração e esteja aberta a novas ideias, tanto internamente quanto externamente.

A relação entre a nova economia e o open innovation é muito estreita, pois ambos se baseiam em princípios de colaboração e adaptação às mudanças nos negócios. Portanto, o primeiro cria um ambiente propício para o segundo prosperar. A adoção de estratégias de inovação aberta se torna cada vez mais relevante para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas em um cenário sempre dinâmico.


*Ana Debiazi é CEO da Leonora Ventures

ANTERIOR

Geração Z mantém cooperativas atualizadas e posicionadas no mercado

PRÓXIMA

Protagonismo feminino cresce e se destaca nas cooperativas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia
ARTIGO

A era da coerência: o que a COP30 ensina sobre propósito de marca – Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia

24 de novembro de 2025
Daiane
ARTIGO

Justiça climática: o papel do Direito na proteção de comunidades vulneráveis – Daiane Tavares é advogada especialista em direito ambiental

21 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Créditos da foto: Mel Pacheco
CONTEÚDO DE MARCA

Viacredi anuncia nova composição da Diretoria Executiva

26 de novembro de 2025
Chatbots ganham força no cooperativismo com soluções para aproximar cooperados
DESTAQUES

Chatbots ganham força no cooperativismo com soluções para aproximar cooperados

26 de novembro de 2025
Cooperativa de crédito alavanca desenvolvimento de pequenos negócios no norte do país
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito alavanca desenvolvimento de pequenos negócios no norte do país

26 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.