Nos últimos anos, o interesse da sociedade e o foco das empresas em ações ESG (Environmental, Social, Governance – na sigla em inglês) têm sido ampliados, em um movimento que ressignifica o conceito de sustentabilidade e traz maior transparência nas metas e na comunicação de indicadores e iniciativas relacionadas aos três temas. O resultado se dá na aferição mais clara das ações postas em curso pelas corporações bem como na mudança de fazer negócio refletindo no seu impacto na sociedade.
O assunto ganha ainda mais evidência na medida em que o valor de mercado das empresas passa a ser medido a partir dos impactos gerados por sua atuação, nas perspectivas ambiental, social e de governança. Como sistema cooperativista, a geração de valor nessas áreas sempre é um objetivo da Unimed, uma vez que nos pautamos pelo princípio “Interesse pela comunidade”. Contudo, ainda existem inúmeras oportunidades de avanço nesses pilares, tendo em vista o compromisso com o aprimoramento contínuo de nosso negócio.
No setor de saúde, essa realidade também ganha cada vez mais corpo. O momento em que nos encontramos – pandemia, mudanças do clima, aumento das desigualdades sociais – reflete diretamente no setor. De acordo com pesquisa publicada pela consultoria global PwC no fim do ano passado, 58% dos líderes do setor preveem ampliar projetos de diversidade e inclusão nos próximos 12 meses. Segundo o estudo, a iniciativa é bem-vista por 62% dos consumidores, que avaliam de maneira positiva empresas que realizam ações sociais voltadas à saúde. Para 96% das prestadoras de serviços, o pilar social é apontado como principal preocupação, enquanto os vetores ambiental e de governança ocupam cerca de 2% cada.
Neste ano, em que a Unimed completa 55 anos, é notável o potencial de transformação na sociedade por meio das atividades colocadas em curso pela sua rede composta por 341 cooperativas médicas que, juntas, estão presentes em 9 de cada 10 cidades brasileiras, e atendem a 18,6 milhões de pessoas. Além de contribuir com a interiorização de uma atenção à saúde de qualidade em todo o país, as cooperativas que fazem parte do Sistema Unimed impactam diretamente o desenvolvimento econômico e social do entorno, gerando empregos, mobilizando a cadeia de serviços e aportando tecnologia.
Com objetivo de avançar nesse campo, temos nos empenhado em uma análise profunda sobre nossa atuação, o impacto da nossa organização e o que podemos melhorar pelo bem dos médicos cooperados, dirigentes, clientes, colaboradores e sociedade em geral. Em sinergia com o nosso planejamento estratégico, realizamos um amplo diagnóstico de nossa maturidade sobre os pilares que norteiam as ações ESG e desenvolvemos planos de ações de curto, médio e longo prazos para evoluirmos ainda mais na análise de impactos ambientais, sociais e de governança promovidos pelo Sistema.
Nesse diagnóstico, planejamos nosso posicionamento frente às questões que não apenas estão sob nossa responsabilidade de cuidar do planeta, cuidar e respeitar todas as pessoas e atuar com uma governança responsável, mas que também nos torne um sistema interdependente, com potencial de contribuir ainda mais para o impacto positivo na sociedade. O estudo está atrelado ao nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na agenda 2030 da ONU, que estabelece metas globais para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, respeitando e mantendo o equilíbrio natural e a capacidade de resiliência da Terra.
Esse mapeamento implicará na entrega de uma nova Política Nacional de Sustentabilidade, com metas e compromissos alinhados ao nosso tamanho e impacto, considerando governança, estratégia, gestão de riscos, comunicação e monitoramento de indicadores.
A estratégia potencializa a vocação cooperativista e a capilaridade da Unimed, cuja atuação é norteada pela contínua busca por melhoria da qualidade de vida das pessoas, pelo respeito às particularidades sociais, à vocação econômica local e pelo desenvolvimento de soluções de negócios sempre considerando o apoio a ações humanitárias.
*Omar Abujamra Júnior é médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia e presidente da Unimed do Brasil
Discussão sobre post