• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O que ganha o campo com o metaverso – Bianca Rugeri é fundadora da Culte

MundoCoop POR MundoCoop
12 de setembro de 2022
ARTIGO
img 6 4

img 6 4

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Metaverso: uma palavra de nove letras que caiu na boca do povo e ganhou o poder de resumir de forma genérica como será a vida no futuro. Certamente não há equívoco nisso, porém pouca gente sabe como ele será aplicado na prática, em diversos setores da economia. É justamente esse mistério que eu gostaria de desvendar com este artigo. 

Já existem algumas iniciativas interessantes em operação que nos levam a compreender como o metaverso cumprirá, em breve, seu papel de unir o mundo físico ao virtual. A Nike, por exemplo, desenvolveu o universo Nikeland dentro do famoso jogo Roblox, onde é possível comprar itens da marca para personalizar o seu personagem e interagir com funcionários e usuários do jogo. A empresa também anunciou a compra da Artifact Studios, especializada na criação de tênis e artefatos digitais – tudo para melhorar a experiência dos seus consumidores dentro de seu Metaverso e, também, alavancar as vendas de seus produtos. 

Movimentações desse tipo dão uma ideia do potencial desse mundo digital e também nos levam a refletir sobre como o metaverso vai transformar radicalmente a forma como pensamos e fazemos negócios. No Agro, não será diferente. 

São muitas as parcerias que poderão unir virtual e o físico, também conhecido como meio phygital. Será possível, por exemplo, comprar online um produto para a lavoura e pegá-lo com desconto na loja física; ou ainda arrendar uma propriedade e receber os lucros em moeda tradicional. Todas estas experiências enriquecem o metaverso e tornam ainda mais mensurável seu caráter inovador. Inclusive, é um mito a ideia de que ter algo no Metaverso significa viver 24 horas em um mundo virtual.

Imagine ter a oportunidade de realizar uma imersão para conhecer máquinas, testar sua performance e perceber como sua tecnologia impacta na produção de sua propriedade rural – mesmo que esta máquina só esteja disponível em outros países. Simples, não? No mundo físico, experimentar essa inovação demandaria tempo, dinheiro e tudo isso tornaria muito mais complicada a decisão de fazer ou não o investimento. O metaverso veio para simplificar, colocando inovações e tendências muito mais próximas da realidade do produtor. 

A abertura de mercado será significativa, afinal são inúmeras as possibilidades de interações com empresas de todos os países do mundo e de muitos segmentos. Se a forma tradicional de pesquisar e conhecer novas práticas não se apresenta tão acessível, com o metaverso a tendência é justamente o contrário: a bandeja das inovações estará servida e ao acesso de todos. O potencial de conexão entre os agentes é enorme. Será possível comprar desde fertilizantes até animais e propriedades, graças ao espaço crescente para a comercialização dos NFTs.

Aliás, os NFTs trouxeram segurança para as operações realizadas no ambiente virtual, uma vez que são garantidos pela criptografia. Sendo assim, o NFT funciona como um certificado digital de autenticidade, protegendo direitos de pessoas que compram e vendem bens únicos e exclusivos. Por isso eles se tornaram uma espécie de bem colecionável, que ganha cada vez mais espaço entre artistas, desenvolvedores de games e outros profissionais que lidam com trabalhos autorais. Dá para perceber que, dentro do metaverso, é possível ser bem sucedido em qualquer negócio.

A qualificação profissional também é um ponto alto. Da mesma forma que as empresas poderão buscar iniciativas inovadoras para se inspirar e ter livre acesso a ofertas de empresas do mundo todo, os profissionais também poderão buscar conhecimento mais facilmente em instituições, fazer cursos complementares e, enfim, aperfeiçoar-se. Pode ser impressionante, mas isso não diz respeito a um futuro de longo prazo. Diz respeito a algo que já está acontecendo. Em poucos meses, tais iniciativas serão o mundo real.

O campo só tem a ganhar. Ouso dizer que é um dos setores que mais devem evoluir com toda essa tecnologia. E, por fim, as empresas que souberem  aproveitar o momento, sairão na frente.


*Bianca Rugeri é fundadora da Culte

ANTERIOR

Projeto de inclusão social de cooperativa forma jovens para mercado financeiro

PRÓXIMA

Cooperativa é a 11ª maior do agronegócio brasileiro

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil
ARTIGO

Inteligências Emocional e Ágil: saia do discurso e melhore a liderança com essas habilidades – Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil

29 de junho de 2025
tiago
ARTIGO

O futuro do cooperativismo é digital e humano – Tiago Amor é CEO da Lecom

27 de junho de 2025
Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

27 de junho de 2025
hugo
ARTIGO

Autorresponsabilidade em tempos de distração digital: um desafio para todos nós – Hugo Santos é autor, consultor e palestrante

25 de junho de 2025
marcelo
ARTIGO

Intercooperar para prosperar – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

25 de junho de 2025
Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob
ARTIGO

Educação Financeira: há diferença entre homens e mulheres? – Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

24 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marina Vaz, Fundadora e CEO da Scooto
DESTAQUES

“Empresas que queiram se adaptar precisam estudar os seus clientes”, aponta Marina Vaz, CEO da Scooto

30 de junho de 2025
Doacao de alimentos
SOCIAL

Cooperativa financeira pernambucana distribui quase uma tonelada de alimentos para instituições sociais

30 de junho de 2025
Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação
INTERNACIONAL

Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação

30 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.