• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O papel do RH para o sucesso das ações de ESG – Ana Alice Limongi é Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da NEO

MundoCoop POR MundoCoop
31 de outubro de 2022
ARTIGO
img 7 10

img 7 10

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O termo ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (ou Ambiental, Social e Governança) já é conhecido no ambiente corporativo, mas poucos sabem o que é na prática. E igualmente desconhecem o papel do RH para implantar essas ações nas empresas.

Na maioria dos casos, o ESG é relacionado às questões ambientais e às práticas sustentáveis nas organizações. E, de fato, este aspecto representa um elemento muito importante. Mas, segundo o documento “Liderança para a Década da Ação“, elaborado pelo Pacto Global da ONU e pela Russell Reynolds Associates, é preciso que a sustentabilidade (não no sentido restrito às questões ambientais, mas que englobe ações positivas para a sociedade no geral) permeie as atividades da organização para sucesso futuro e viabilidade do negócio. É preciso abranger questões sociais, como diversidade e inclusão, assim como os aspectos de governança, como ética nos negócios. Isso é o que faz com que o ESG esteja intimamente ligado ao RH, já que as práticas sustentáveis de um negócio também se referem ao âmbito social e de governança.

Embora o tema ESG esteja em alta, os brasileiros ainda têm dificuldade de compreender o significado dessa sigla. Umestudo realizado pelo Google em parceria com a plataforma de pesquisa MindMiners e com o Sistema B identificou que 47% dos 3.000 entrevistados de todas as regiões e classes sociais do país não têm referência de marcas que tratam do assunto – e apenas um em cada cinco brasileiros declararam já ter ouvido falar no tema. Contudo, de cada cinco pessoas, quatro consideram importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas ao meio ambiente, às questões sociais e de boa gestão.

Isso é um bom sinal, pois nos mostra que há bastante terreno para que empresas desenvolvam as práticas de ESG e, com isso, conquistem uma reputação positiva frente aos seus consumidores e Clientes. Mas, é igualmente importante destacar que essas ações precisam ser divulgadas para além do mundo corporativo, de forma a beneficiar a sociedade como um todo. Nesse contexto,o RH é a peça chave de toda a engrenagem. Mesmo que o ideal seja que todos os setores de uma companhia estejam engajados, como o jurídico e o marketing, cabe ao RH disseminar as boas práticas na empresa, incorporando e propagando a cultura organizacional tanto para os colaboradores, quanto para a comunidade.

Boa parte das práticas incluídas no “S” de Social podem ser desenvolvidas e incentivadas pela equipe de Recursos Humanos, a partir de iniciativas como desenvolvimento da cultura corporativa, treinamento e engajamento, solução de desafios entre os colaboradores e líderes, acompanhamento e promoção da diversidade. Por isso, considero fundamental a criação de uma cultura corporativa baseada no comprometimento da alta liderança nesse processo.

Para isso ser factível, é preciso priorizar a contratação de executivos comprometidos com as ações sustentáveis da empresa, garantir que o planejamento sucessório da organização contemple o tema da liderança sustentável, adotar iniciativas e remunerações que recompensem a integração da sustentabilidade à estrutura do negócio e fomentar uma mentalidade voltada ao ESG nas características das lideranças. Isso ajudará a demonstrar o potencial e a importância da área em implantar as ações ambientais, sociais e de governança na cultura da empresa, impulsionando o desenvolvimento dos colaboradores e formando futuros líderes para um mundo melhor.


*Ana Alice Limongi é Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da NEO

ANTERIOR

O futuro do crédito: setor caminha para ser mais inclusivo e ágil

PRÓXIMA

Panorama traça perfil das cooperativas de geração distribuída no Brasil

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desenvolvimento reginal 1
DESTAQUES

Crescimento das cooperativas de crédito impulsiona desenvolvimento socioeconômico em todo o país

9 de maio de 2025
Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas

9 de maio de 2025
Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos

9 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.