• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O papel do RH para o sucesso das ações de ESG – Ana Alice Limongi é Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da NEO

MundoCoop POR MundoCoop
31 de outubro de 2022
ARTIGO
img 7 10

img 7 10

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O termo ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (ou Ambiental, Social e Governança) já é conhecido no ambiente corporativo, mas poucos sabem o que é na prática. E igualmente desconhecem o papel do RH para implantar essas ações nas empresas.

Na maioria dos casos, o ESG é relacionado às questões ambientais e às práticas sustentáveis nas organizações. E, de fato, este aspecto representa um elemento muito importante. Mas, segundo o documento “Liderança para a Década da Ação“, elaborado pelo Pacto Global da ONU e pela Russell Reynolds Associates, é preciso que a sustentabilidade (não no sentido restrito às questões ambientais, mas que englobe ações positivas para a sociedade no geral) permeie as atividades da organização para sucesso futuro e viabilidade do negócio. É preciso abranger questões sociais, como diversidade e inclusão, assim como os aspectos de governança, como ética nos negócios. Isso é o que faz com que o ESG esteja intimamente ligado ao RH, já que as práticas sustentáveis de um negócio também se referem ao âmbito social e de governança.

Embora o tema ESG esteja em alta, os brasileiros ainda têm dificuldade de compreender o significado dessa sigla. Umestudo realizado pelo Google em parceria com a plataforma de pesquisa MindMiners e com o Sistema B identificou que 47% dos 3.000 entrevistados de todas as regiões e classes sociais do país não têm referência de marcas que tratam do assunto – e apenas um em cada cinco brasileiros declararam já ter ouvido falar no tema. Contudo, de cada cinco pessoas, quatro consideram importante a atuação de empresas e marcas em ações relacionadas ao meio ambiente, às questões sociais e de boa gestão.

Isso é um bom sinal, pois nos mostra que há bastante terreno para que empresas desenvolvam as práticas de ESG e, com isso, conquistem uma reputação positiva frente aos seus consumidores e Clientes. Mas, é igualmente importante destacar que essas ações precisam ser divulgadas para além do mundo corporativo, de forma a beneficiar a sociedade como um todo. Nesse contexto,o RH é a peça chave de toda a engrenagem. Mesmo que o ideal seja que todos os setores de uma companhia estejam engajados, como o jurídico e o marketing, cabe ao RH disseminar as boas práticas na empresa, incorporando e propagando a cultura organizacional tanto para os colaboradores, quanto para a comunidade.

Boa parte das práticas incluídas no “S” de Social podem ser desenvolvidas e incentivadas pela equipe de Recursos Humanos, a partir de iniciativas como desenvolvimento da cultura corporativa, treinamento e engajamento, solução de desafios entre os colaboradores e líderes, acompanhamento e promoção da diversidade. Por isso, considero fundamental a criação de uma cultura corporativa baseada no comprometimento da alta liderança nesse processo.

Para isso ser factível, é preciso priorizar a contratação de executivos comprometidos com as ações sustentáveis da empresa, garantir que o planejamento sucessório da organização contemple o tema da liderança sustentável, adotar iniciativas e remunerações que recompensem a integração da sustentabilidade à estrutura do negócio e fomentar uma mentalidade voltada ao ESG nas características das lideranças. Isso ajudará a demonstrar o potencial e a importância da área em implantar as ações ambientais, sociais e de governança na cultura da empresa, impulsionando o desenvolvimento dos colaboradores e formando futuros líderes para um mundo melhor.


*Ana Alice Limongi é Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da NEO

ANTERIOR

O futuro do crédito: setor caminha para ser mais inclusivo e ágil

PRÓXIMA

Panorama traça perfil das cooperativas de geração distribuída no Brasil

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia
ARTIGO

A era da coerência: o que a COP30 ensina sobre propósito de marca – Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia

24 de novembro de 2025
Daiane
ARTIGO

Justiça climática: o papel do Direito na proteção de comunidades vulneráveis – Daiane Tavares é advogada especialista em direito ambiental

21 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chatbots ganham força no cooperativismo com soluções para aproximar cooperados
DESTAQUES

Chatbots ganham força no cooperativismo com soluções para aproximar cooperados

26 de novembro de 2025
Cooperativa de crédito alavanca desenvolvimento de pequenos negócios no norte do país
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito alavanca desenvolvimento de pequenos negócios no norte do país

26 de novembro de 2025
qwuanta
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativas lideram expansão da previdência para o público infantil

26 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.