• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O marketing no cooperativismo de crédito – Eduardo Mireski é gerente de marketing da Central Sicredi Brasil Central

MundoCoop POR MundoCoop
29 de setembro de 2022
ARTIGO
img 5 17

img 5 17

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Quem não é visto não é lembrado, já dizia com muita sensatez Patrick Munzfeld. Também por isso, esse é um dos motivos pelo qual o marketing deve estar sempre presente nas instituições, visando reforçar sua imagem de forma planejada e assertiva. Tal máxima tem sido aplicada ao sistema cooperativo de crédito que, também graças a isso, tem crescido a passos largos, e cito como exemplo o Sicredi. Em agosto de 2020, chegamos ao Amazonas e em abril de 2022, começamos nossa atuação em Roraima, consolidando nossa presença em todos os estados brasileiros e no DF. Em junho de 2022, alcançamos a marca de 6 milhões de associados e seguimos crescendo, sem perder a essência da nossa atuação simples e próxima.

Diferente do que já acontece em outros países, onde o cooperativismo é muito conhecido, no Brasil seguimos buscando essa visibilidade para o setor. Nosso intuito dentro desse contexto é trazer à luz as vantagens do segmento, entre eles o benefício para quem é dono do próprio negócio e inclusive conta com rateio dos resultados anuais. Soma-se a isso, o retorno à comunidade local com ações sociais, a proximidade com a instituição que não visa lucro, mas sim ajudar pessoas. Por essência, somos uma instituição financeira cooperativa comprometida com a vida financeira dos associados e com o desenvolvimento das regiões onde atuamos.

No contexto do marketing, temos aplicado as ferramentas e estratégias para auxiliar as pessoas a fazerem a melhor escolha quando o assunto é instituição financeira. Conhecendo tais vantagens, o caminho do cooperativismo torna-se uma realidade muito atrativa. E isso tem acontecido. Tanto que o setor cresce acima da média do mercado se comparado aos bancos tradicionais.

Outro esforço contínuo do cooperativismo de crédito, muito apoiado pelo marketing, está na disseminação da educação financeira. Isso mostra que nem mesmo neste aspecto o cooperativismo se mostra egoísta, não fazemos marketing pelo marketing. Principalmente nos últimos dez anos, o cooperativismo de modo geral também tem buscado aperfeiçoamento, ou seja, um quadro de colaboradores mais capacitado, um time profissional que traga resultados mais robustos e colabore para uma melhor governança.

A inovação também está presente, juntamente com o Banco Central que regulamenta e olha também para o cooperativismo de crédito, temos tido êxito nas melhorias, levando ao associado o que há de mais novo em ferramentas e tecnologia.

A evolução do setor de marketing também não fica para trás. O próprio mercado tem nos dado opções que não tínhamos há alguns anos. Hoje temos uma gama infinita de possibilidades, de mídias digitais e offline para chegar ao nosso público, e pensamos sempre na comunicação em multi canais, e formatos para falar de forma personalizada com cada segmento que necessitamos atingir. Portanto aumentou-se ainda mais a importância de profissionais que estejam atentos ao seu mercado, um trabalho que segue desafiador como em todos os setores e nos exige atualização constante.

Ao longo do ano, outro diferencial que contribui para a melhoria do cenário e divulgação do cooperativismo de crédito são os eventos e congressos do setor. Para citar apenas alguns temos a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, WOCCU (sigla em inglês) e o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (CONCRED). Em todos eles aprendemos um pouco mais, seja com os erros ou os acertos das demais instituições cooperativistas.

O Sicredi também busca esse conhecimento de mercado e investe continuamente em pesquisas para conhecer o público e entender as necessidades das pessoas e quais são suas dores. O mais recente é o Benefícios Econômico do Cooperativismo de Crédito”, que está sendo conduzido desde 2020.

A primeira pesquisa, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Resultados como este são uma parte do que nos move. Eles são fundamentais para alavancar o segmento no Brasil, que no total já conta com cerca de 11 milhões de associados, segundo o Banco Central.


*Eduardo Mireski é gerente de marketing da Central Sicredi Brasil Central

ANTERIOR

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais completa quatro anos com vitórias e desafios a cumprir

PRÓXIMA

Programa leva a importância do cooperativismo para dentro das escolas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025
Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas – Andrea Iorio é especialista em Transformação Digital e Inovação

20 de junho de 2025
arnaldo jardim
ARTIGO

Segurança jurídica e a valorização do cooperativismo pelo STJ – Arnaldo Jardim, Deputado federal e presidente da Frencoop

18 de junho de 2025
Pedro Signorelli é especialista em gestão  com ênfase em OKRs
ARTIGO

Você está conseguindo inovar na sua empresa? – Pedro Signorelli é especialista em gestão com ênfase em OKRs

18 de junho de 2025
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

18 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

senior 1
AGRONEGÓCIO

Plataforma torna eficiente a logística de deslocamento de veículos no campo

23 de junho de 2025
Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas
DESTAQUES

Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas

23 de junho de 2025
Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.
ECONOMIA & FINANÇAS

Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.

23 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.