• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O marketing eficaz das cooperativas do agro – Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica

MundoCoop POR MundoCoop
24 de agosto de 2022
ARTIGO
img 1 24

img 1 24

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Nos últimos anos, o marketing ganhou forte adesão entre as cooperativas do nosso agronegócio. Seja para impactar os cooperados, seja para focar no varejo, as ações desenvolvidas encontraram solidez em técnicas e táticas aprimoradas com o objetivo claro de destacar a força do cooperativismo (marketing institucional) e de salientar os diferenciais da produção (marketing de produto).  

No entanto, outros tipos de marketing, como o marketing educativo e o marketing do desejo, começaram a ser mais notados e utilizados pelas cooperativas agro.  

O marketing educativo é composto por elementos de prestação de serviço e também por um conjunto de dicas e orientações que irão ajudar cooperados ou consumidores finais em um determinado aspecto. 

Na Prática  

Vamos a um exemplo. Um cooperado está em dúvida se utiliza defensivo ou solução para controle biológico. Com base em um trabalho desenvolvido pela cooperativa (marketing educativo interno), o cooperado tem mais embasamento para tomar as melhores decisões diárias.  

Agora vamos para uma outra ótica. Imagine um consumidor final, dentro de um supermercado, com dúvida sobre qual produto ele compra.  

O consumidor tem duas opções: 1) produto A fabricado com uso de defensivo agrícola; e 2) o produto B fabricado com uso de soluções biológicas.  

Por meio de um marketing educativo, na embalagem do produto, nas redes sociais e no site, a cooperativa consegue transmitir quais as vantagens, por exemplo, de se adquirir o produto fabricado pelos seus cooperados com uso de produto biológico, impactando sensivelmente o varejo e o poder de compra.  

Esses são dois exemplos de marketing educativo que vejo cada vez mais acontecer.  

Marketing do Desejo  

Outra tendência é o marketing do desejo, que ocorre em etapas. A primeira delas é a Visibilidade (associada a exposição), a segunda chama-se Credibilidade (relacionada a reputação) e a terceira tem o nome de Interesse (ocorre quando despertamos o interesse do associado ou do consumidor em adquirir algo específico). Por fim, chegamos ao Desejo, ponto em que ocorre uma nova compra e a fidelização.  

Se bem executados, o marketing educativo e o marketing do desejo culminam em um marketing de alto impacto, difundindo ideias com coerência e magnitude.  

É a força do marketing, mostrando que ideias simples podem se tornar verdadeiros cases e entrar para a história. 


*Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica

ANTERIOR

Empresas de TI oferecem capacitação para colaboradores diante da escassez de mão de obra

PRÓXIMA

Ação com foco em protagonismo feminino finaliza encontros de 2022 na região Sul

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Carlos Correa é diretor-geral da APAS
ARTIGO

Boas práticas para uma gestão eficiente dentro de associações – Carlos Correa é diretor-geral da APAS

5 de agosto de 2025
Manfred Dasenbrock é Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do Woccu e da Fundação Woccu
ARTIGO

Liderança cooperativista ganha força em um mundo em busca de soluções – Manfred Dasenbrock é Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do Woccu

4 de agosto de 2025
Victor Lima é assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES
ARTIGO

Alta da Selic: cooperativas garantem investimentos seguros – Victor Lima é assessor contábil tributário do Sistema OCB/ES

2 de agosto de 2025
denise
ARTIGO

Você cuida da carga. Mas quem cuida de você? – Denise Maidanchen é Diretora Executiva da Quanta Previdência Cooperativa

31 de julho de 2025
Ronaldo Scucato é Presidente do Sistema Ocemg
ARTIGO

Um mês inteiro para celebrar o que MG faz de melhor: cooperar – Ronaldo Scucato é Presidente do Sistema Ocemg

30 de julho de 2025
Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência - Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry
ARTIGO

Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência – Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry

28 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativas agro do Paraná trocam experiências sobre diversificação produtiva
AGRONEGÓCIO

Cooperativas agro do Paraná trocam experiências sobre diversificação produtiva

6 de agosto de 2025
Banco Central reforça importância da comunicação com cooperativas de crédito independentes
ECONOMIA & FINANÇAS

Banco Central reforça importância da comunicação com cooperativas de crédito independentes

6 de agosto de 2025
Nova lei permite que cooperativas recebam recursos para inovação e tecnologia
ACONTECE NO SETOR

Nova lei permite que cooperativas recebam recursos para inovação e tecnologia

6 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.