Nos últimos anos, o marketing ganhou forte adesão entre as cooperativas do nosso agronegócio. Seja para impactar os cooperados, seja para focar no varejo, as ações desenvolvidas encontraram solidez em técnicas e táticas aprimoradas com o objetivo claro de destacar a força do cooperativismo (marketing institucional) e de salientar os diferenciais da produção (marketing de produto).
No entanto, outros tipos de marketing, como o marketing educativo e o marketing do desejo, começaram a ser mais notados e utilizados pelas cooperativas agro.
O marketing educativo é composto por elementos de prestação de serviço e também por um conjunto de dicas e orientações que irão ajudar cooperados ou consumidores finais em um determinado aspecto.
Na Prática
Vamos a um exemplo. Um cooperado está em dúvida se utiliza defensivo ou solução para controle biológico. Com base em um trabalho desenvolvido pela cooperativa (marketing educativo interno), o cooperado tem mais embasamento para tomar as melhores decisões diárias.
Agora vamos para uma outra ótica. Imagine um consumidor final, dentro de um supermercado, com dúvida sobre qual produto ele compra.
O consumidor tem duas opções: 1) produto A fabricado com uso de defensivo agrícola; e 2) o produto B fabricado com uso de soluções biológicas.
Por meio de um marketing educativo, na embalagem do produto, nas redes sociais e no site, a cooperativa consegue transmitir quais as vantagens, por exemplo, de se adquirir o produto fabricado pelos seus cooperados com uso de produto biológico, impactando sensivelmente o varejo e o poder de compra.
Esses são dois exemplos de marketing educativo que vejo cada vez mais acontecer.
Marketing do Desejo
Outra tendência é o marketing do desejo, que ocorre em etapas. A primeira delas é a Visibilidade (associada a exposição), a segunda chama-se Credibilidade (relacionada a reputação) e a terceira tem o nome de Interesse (ocorre quando despertamos o interesse do associado ou do consumidor em adquirir algo específico). Por fim, chegamos ao Desejo, ponto em que ocorre uma nova compra e a fidelização.
Se bem executados, o marketing educativo e o marketing do desejo culminam em um marketing de alto impacto, difundindo ideias com coerência e magnitude.
É a força do marketing, mostrando que ideias simples podem se tornar verdadeiros cases e entrar para a história.
*Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica
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