• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O marketing eficaz das cooperativas do agro – Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica

MundoCoop POR MundoCoop
24 de agosto de 2022
ARTIGO
img 1 24

img 1 24

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Nos últimos anos, o marketing ganhou forte adesão entre as cooperativas do nosso agronegócio. Seja para impactar os cooperados, seja para focar no varejo, as ações desenvolvidas encontraram solidez em técnicas e táticas aprimoradas com o objetivo claro de destacar a força do cooperativismo (marketing institucional) e de salientar os diferenciais da produção (marketing de produto).  

No entanto, outros tipos de marketing, como o marketing educativo e o marketing do desejo, começaram a ser mais notados e utilizados pelas cooperativas agro.  

O marketing educativo é composto por elementos de prestação de serviço e também por um conjunto de dicas e orientações que irão ajudar cooperados ou consumidores finais em um determinado aspecto. 

Na Prática  

Vamos a um exemplo. Um cooperado está em dúvida se utiliza defensivo ou solução para controle biológico. Com base em um trabalho desenvolvido pela cooperativa (marketing educativo interno), o cooperado tem mais embasamento para tomar as melhores decisões diárias.  

Agora vamos para uma outra ótica. Imagine um consumidor final, dentro de um supermercado, com dúvida sobre qual produto ele compra.  

O consumidor tem duas opções: 1) produto A fabricado com uso de defensivo agrícola; e 2) o produto B fabricado com uso de soluções biológicas.  

Por meio de um marketing educativo, na embalagem do produto, nas redes sociais e no site, a cooperativa consegue transmitir quais as vantagens, por exemplo, de se adquirir o produto fabricado pelos seus cooperados com uso de produto biológico, impactando sensivelmente o varejo e o poder de compra.  

Esses são dois exemplos de marketing educativo que vejo cada vez mais acontecer.  

Marketing do Desejo  

Outra tendência é o marketing do desejo, que ocorre em etapas. A primeira delas é a Visibilidade (associada a exposição), a segunda chama-se Credibilidade (relacionada a reputação) e a terceira tem o nome de Interesse (ocorre quando despertamos o interesse do associado ou do consumidor em adquirir algo específico). Por fim, chegamos ao Desejo, ponto em que ocorre uma nova compra e a fidelização.  

Se bem executados, o marketing educativo e o marketing do desejo culminam em um marketing de alto impacto, difundindo ideias com coerência e magnitude.  

É a força do marketing, mostrando que ideias simples podem se tornar verdadeiros cases e entrar para a história. 


*Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica

ANTERIOR

Empresas de TI oferecem capacitação para colaboradores diante da escassez de mão de obra

PRÓXIMA

Ação com foco em protagonismo feminino finaliza encontros de 2022 na região Sul

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo
ARTIGO

Novas Regras de Capital Mínimo: O Que Muda para as Cooperativas de Crédito com a Resolução Conjunta nº 14/2025 – Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo

9 de novembro de 2025
Lenine Marangoni é Diretor de Operações Estratégicas da Coopercompany
ARTIGO

A inteligência artificial sob a ótica do cooperativismo – Lenine Marangoni é Diretor de Operações Estratégicas da Coopercompany

7 de novembro de 2025
Vanderley Cezário é diretor-presidente do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro
ARTIGO

Cooperativismo que cresce com propósito – Vanderley Cezário é diretor-presidente do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro

3 de novembro de 2025
Patricia Punder é Advogada e Compliance Officer
ARTIGO

ESG e a urgência da cooperação: quando o retrocesso de um país ameaça o planeta inteiro – Patricia Punder é Advogada e Compliance Officer

1 de novembro de 2025
Pedro Signorelli é Especialista em OKRs
ARTIGO

Da estratégia à prática: como ganhar velocidade na gestão sem perder foco – Pedro Signorelli é Especialista em OKRs

30 de outubro de 2025
Silvio Giusti é consultor em cooperativismo
ARTIGO

Quanto vale uma cooperativa? – Silvio Giusti é consultor em cooperativismo

28 de outubro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo
ARTIGO

Novas Regras de Capital Mínimo: O Que Muda para as Cooperativas de Crédito com a Resolução Conjunta nº 14/2025 – Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo

9 de novembro de 2025
Coop Mirim
SOCIAL

Instituição financeira celebra a constituição da 100ª Cooperativa Mirim

9 de novembro de 2025
Cooperativismo brasileiro é destaque em prêmios nacionais e internacionais de sustentabilidade
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo brasileiro é destaque em prêmios nacionais e internacionais de sustentabilidade

9 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.