• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O marketing eficaz das cooperativas do agro – Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica

MundoCoop POR MundoCoop
24 de agosto de 2022
ARTIGO
img 1 24

img 1 24

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Nos últimos anos, o marketing ganhou forte adesão entre as cooperativas do nosso agronegócio. Seja para impactar os cooperados, seja para focar no varejo, as ações desenvolvidas encontraram solidez em técnicas e táticas aprimoradas com o objetivo claro de destacar a força do cooperativismo (marketing institucional) e de salientar os diferenciais da produção (marketing de produto).  

No entanto, outros tipos de marketing, como o marketing educativo e o marketing do desejo, começaram a ser mais notados e utilizados pelas cooperativas agro.  

O marketing educativo é composto por elementos de prestação de serviço e também por um conjunto de dicas e orientações que irão ajudar cooperados ou consumidores finais em um determinado aspecto. 

Na Prática  

Vamos a um exemplo. Um cooperado está em dúvida se utiliza defensivo ou solução para controle biológico. Com base em um trabalho desenvolvido pela cooperativa (marketing educativo interno), o cooperado tem mais embasamento para tomar as melhores decisões diárias.  

Agora vamos para uma outra ótica. Imagine um consumidor final, dentro de um supermercado, com dúvida sobre qual produto ele compra.  

O consumidor tem duas opções: 1) produto A fabricado com uso de defensivo agrícola; e 2) o produto B fabricado com uso de soluções biológicas.  

Por meio de um marketing educativo, na embalagem do produto, nas redes sociais e no site, a cooperativa consegue transmitir quais as vantagens, por exemplo, de se adquirir o produto fabricado pelos seus cooperados com uso de produto biológico, impactando sensivelmente o varejo e o poder de compra.  

Esses são dois exemplos de marketing educativo que vejo cada vez mais acontecer.  

Marketing do Desejo  

Outra tendência é o marketing do desejo, que ocorre em etapas. A primeira delas é a Visibilidade (associada a exposição), a segunda chama-se Credibilidade (relacionada a reputação) e a terceira tem o nome de Interesse (ocorre quando despertamos o interesse do associado ou do consumidor em adquirir algo específico). Por fim, chegamos ao Desejo, ponto em que ocorre uma nova compra e a fidelização.  

Se bem executados, o marketing educativo e o marketing do desejo culminam em um marketing de alto impacto, difundindo ideias com coerência e magnitude.  

É a força do marketing, mostrando que ideias simples podem se tornar verdadeiros cases e entrar para a história. 


*Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica

ANTERIOR

Empresas de TI oferecem capacitação para colaboradores diante da escassez de mão de obra

PRÓXIMA

Ação com foco em protagonismo feminino finaliza encontros de 2022 na região Sul

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista
ARTIGO

Cooperativismo: nossa “aposta” é na educação – Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista

16 de maio de 2025
marcelo
ARTIGO

País continental: para atender diferentes realidades, ferramentas levam cooperativas de crédito onde pessoas querem dinheiro na mão – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

15 de maio de 2025
Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia
ARTIGO

Prepare-se para a Geração Alpha: como eles vão reinventar a CX – Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia

15 de maio de 2025
Mulher rural: protagonista - José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC
ARTIGO

Mulher rural: protagonista – José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC

14 de maio de 2025
Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.