• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O impacto de plataformas digitais no empreendedorismo brasileiro – Fernando Chagas é CTO do Asaas

MundoCoop POR MundoCoop
28 de dezembro de 2024
ARTIGO
Fernando Chagas é CTO do Asaas

Fernando Chagas é CTO do Asaas

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A Antigamente, ferramentas de gestão e automação eram exclusivas das grandes empresas, mas, hoje, microempresas e startups estão acessando soluções tecnológicas que antes pareciam inacessíveis. A digitalização trouxe sistemas de pagamento online, softwares de gestão financeira e plataformas de automação de processos para empresas de todos os tamanhos. Essa democratização do acesso à tecnologia tem sido crucial para a viabilização de empresas com orçamentos limitados, ajudando na competitividade e sustentabilidade dos negócios.

Antigamente, ferramentas de gestão e automação eram exclusivas das grandes empresas, mas, hoje, microempresas e startups estão acessando soluções tecnológicas que antes pareciam inacessíveis. A digitalização trouxe sistemas de pagamento online, softwares de gestão financeira e plataformas de automação de processos para empresas de todos os tamanhos. Essa democratização do acesso à tecnologia tem sido crucial para a viabilização de empresas com orçamentos limitados, ajudando na competitividade e sustentabilidade dos negócios.

Plataformas digitais como necessidade, não diferencial

Com a crescente digitalização, ferramentas como sistemas de gestão, automação de processos e soluções financeiras em nuvem passaram de diferenciais para necessidades essenciais. De acordo com um estudo do Gartner, até 2025, 70% das empresas adotarão soluções de automação para otimizar seus processos internos. Esse movimento não é apenas uma tendência, mas importante para empresas que buscam melhorar sua eficiência e se adaptar ao ritmo acelerado de um mercado cada vez mais digital. Ferramentas como essas são agora fundamentais para empresas de todos os portes que desejam acompanhar a inovação e a competitividade do mercado.

O modelo SaaS (Software as a Service) tem sido um dos principais impulsionadores dessa transformação no Brasil. Por meio da tecnologia, pequenas e médias empresas (PMEs) têm acesso a soluções avançadas de gestão financeira e operacional, o que antes parecia impossível sem grandes investimentos. Segundo o Sebrae, 75% dos empreendedores brasileiros já utilizam algum tipo de tecnologia digital para melhorar suas operações, com os Microempreendedores Individuais (MEIs) liderando essa adoção, com 76% de implementação de soluções digitais em seus negócios.

Além de melhorar a eficiência operacional, as plataformas digitais têm um impacto significativo na experiência do cliente. Em um cenário onde os consumidores exigem cada vez mais conveniência, segurança e rapidez nas transações, a diversificação dos métodos de pagamento, como cartões, boleto bancário, Pix e carteiras digitais, amplia as oportunidades de venda para as empresas. A segurança nas transações digitais também se tornou um fator decisivo para a fidelização dos consumidores. Um estudo da McKinsey aponta que 55% dos consumidores preferem realizar compras em plataformas que oferecem uma experiência de pagamento online ou omnicanal, ressaltando a importância de um sistema de pagamento eficiente e seguro para o sucesso dos negócios digitais.

Outro benefício das plataformas digitais é a capacidade de coletar e analisar dados em tempo real, o que permite aos empreendedores tomar decisões rápidas e bem-informadas. A automação de processos, aliada ao monitoramento constante da performance, torna a gestão dos negócios mais ágil e eficiente. Por exemplo, a automação de cobranças pode reduzir o tempo gasto com tarefas repetitivas de dias para apenas minutos, liberando recursos que podem ser direcionados para estratégias de crescimento do negócio, aumentando a produtividade geral e permitindo reinvestir em áreas mais estratégicas.

A revolução digital no empreendedorismo vai além de uma tendência passageira; é uma mudança estrutural que está transformando o ecossistema empresarial. Com a adoção de tecnologias como automação, gestão financeira em nuvem e sistemas de pagamento inovadores, as empresas estão se tornando mais eficientes, escaláveis e competitivas. O que antes parecia distante agora é uma realidade acessível para milhares de empreendedores, tornando o cenário mais promissor do que nunca.


*Fernando Chagas é CTO do Asaas

ANTERIOR

Cooperativa promove educação financeira para equipes da Copinha Feminina Sicredi 2024

PRÓXIMA

Cooperativa conquista Selo Ouro na Certificação de Desenvolvimento Sustentável

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas

9 de maio de 2025
Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito registra crescimento em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos

9 de maio de 2025
Agência britânica se consolida no setor de comunicação cooperativista
INTERNACIONAL

Agência britânica se consolida como referência no setor de comunicação cooperativista

9 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.