“Fortaleça seu futuro financeiro juntando-se a uma cooperativa de crédito” é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, que este ano é celebrado neste dia 20 de outubro (sempre a terceira quinta-feira de outubro). Atualmente, mais de 18 milhões de pessoas são associadas a uma cooperativa no Brasil e, destes, 13,9 milhões são sócios de uma cooperativa de crédito, instituição financeira que oferece os mesmos produtos e serviços de um banco, mas que proporciona um futuro mais promissor para as pessoas em todo o mundo – onde estão presentes em mais de 100 países.
As cooperativas financeiras desempenham um papel relevante na distribuição de crédito para as micro, pequenas e médias empresas, contribuindo para o desenvolvimento e a expansão da indústria, do comércio e do agronegócio.
As cooperativas são formadas por pessoas que buscam produtos e serviços com maior justiça financeira, pois não visam lucro e os resultados positivos retornam para o bolso dos cooperados. Além disso, os recursos movimentados são aplicados nas comunidades onde atuam, gerando desenvolvimento, emprego, renda e qualidade de vida.
No Brasil, elas têm crescido nos últimos anos bem acima da média do Sistema Financeiro Nacional. A adesão tem aumentado cada vez mais, à medida que as pessoas descobrem as vantagens de uma cooperativa e seus benefícios econômicos, sociais e ambientais, baseados em princípios de sustentabilidade e de educação financeira, ajudando a gerir o dia a dia de cada associado.
Na safra atual, cerca de um terço dos recursos são repassados aos agricultores brasileiros por intermédio de uma cooperativa. Durante a pandemia, foram as cooperativas financeiras que, proporcionalmente, em relação aos bancos, foram as que mais concederam crédito – 31%, contra 12% dos bancos privados e 9% dos bancos públicos.
E o Sicoob, que possui mais de 6,5 milhões de associados em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, acaba de assumir a liderança no País com o maior número de agências – mais de 4 mil, à frente das principais instituições financeiras. Utilizando tecnologias de última geração ao mesmo tempo que buscam proximidade física por intermédio de suas agências, as cooperativas de crédito são fundamentais para democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de uma forma mais justa e sustentável.
Por Rui Schneider da Silva, Presidente do Sicoob SC/RS
Discussão sobre post