• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Mundo BANI: uma visão estratégica e customercentric do futuro – Fernanda Grolla é Vice-Presidente de Customer Experience da NEO

MundoCoop POR MundoCoop
8 de setembro de 2022
ARTIGO
img 8 2

img 8 2

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Promover inovação é uma habilidade cada vez mais valorizada, almejada e necessária para os negócios, e com a pandemia isso ficou muito evidente. No entanto, as transformações que vivenciamos de 2020 para cá, principalmente a aceleração digital, nos levam a repensar todos os conceitos associados à inovação que até então conhecíamos, porque o mundo definitivamente não é mais o mesmo. Um deles é o termo VUCA, que descreve a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) das condições e situações gerais. 

Criado há mais de 30 anos, o acrônimo VUCA foi empregado pelo U.S Army War College na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria e vinha sendo utilizado desde então por empresas, organizações, governos e instituições de ensino para descrever de maneira geral diferentes cenários desafiadores e complexos. O termo VUCA também é comumente utilizado na expressão “Mundo VUCA” como uma forma de resumir as características da sociedade atual e a velocidade com que diversos aspectos do mundo em que vivemos (como a ciência, tecnologia e negócios) evoluem e se transformam.

O contexto atual nos mostra que inovar por si só não basta. É preciso ser capaz de imaginar e criar futuros a partir de um olhar profundo para as pessoas. Por isso, pensar em “VUCA” não é mais suficiente, porque precisamos nos antecipar a mudanças cada vez mais rápidas e a tendências que se sobrepõem com velocidade. Sendo assim, o acrônimo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível, ou brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible, em inglês) se sobrepõe como uma espécie de upgrade do VUCA, já que se enquadra melhor em um cenário de futuro cada vez mais incerto e com tendências antes previstas para os próximos 5 anos rapidamente se tornando realidade. 

Quando o autor, antropólogo e futurista Jamais Cascio começou a falar em BANI lá pelos idos de  2018, creio que ele (na verdade, quem?) não imaginava que a pandemia nos pegaria de surpresa, muito menos que ela aceleraria a transformação digital para tanta gente. O mais interessante do conceito BANI é que nos permite ver e estruturar o que está acontecendo ao nosso redor, nos sugerindo oportunidades de resposta úteis – o que, vamos combinar, é fundamental neste momento tão dinâmico em que vivemos. Pelo olhar de Jamais Cascio, a fragilidade pode ser encarada com resiliência e liberdade. A ansiedade, por sua vez, pode ser aliviada mediante empatia e atenção plena. A não linearidade requer flexibilidade. E a incompreensibilidade pede transparência e intuição. Em resumo, a estrutura do BANI nos permite articular situações cada vez mais comuns – mas que de tão incompreensíveis apresentam condições caóticas, e nas quais os resultados são completamente imprevisíveis.

Assim como nós, as organizações que buscam prosperar e trazer disrupções sob a nova ótica que surgiu em com a pandemia precisam entender que no Mundo BANI a nossa sociedade e as nossas tecnologias deixam de ser familiares em questão de horas, e as mudanças em curso não são familiares, mas disruptivas e desorientadoras. É preciso estar preparado para as situações incompreensíveis e caóticas. O Mundo BANI reflete muito mais o ser humano e a forma como ele se sente diante desses cenários, como uma tradução do que muitos de nós estamos sentindo. E isso, nas estratégias customercentric pode ser um fator decisivo, já que em um Mundo BANI podemos errar e, de maneira rápida, corrigir rapidamente e repetir a operação. Sempre colocando o Cliente no centro, exatamente como fazemos.


*Fernanda Grolla é Vice-Presidente de Customer Experience da NEO

ANTERIOR

Coops brasileiras e alemãs trocam experiências e soluções sobre distribuição de energia

PRÓXIMA

Cooperativa é selecionada para programa de inovação do Banco Central

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil
ARTIGO

Inteligências Emocional e Ágil: saia do discurso e melhore a liderança com essas habilidades – Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil

29 de junho de 2025
tiago
ARTIGO

O futuro do cooperativismo é digital e humano – Tiago Amor é CEO da Lecom

27 de junho de 2025
Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

27 de junho de 2025
hugo
ARTIGO

Autorresponsabilidade em tempos de distração digital: um desafio para todos nós – Hugo Santos é autor, consultor e palestrante

25 de junho de 2025
marcelo
ARTIGO

Intercooperar para prosperar – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

25 de junho de 2025
Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob
ARTIGO

Educação Financeira: há diferença entre homens e mulheres? – Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

24 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil
ARTIGO

Inteligências Emocional e Ágil: saia do discurso e melhore a liderança com essas habilidades – Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil

29 de junho de 2025
Cooperativa gaúcha celebra nova sede e projeta crescimento do cooperativismo médico
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa gaúcha celebra nova sede e projeta crescimento do cooperativismo médico

29 de junho de 2025
Cooperativas varejistas alinham demandas do setor em reunião promovida pelo Sistema Ocesp
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas varejistas alinham demandas do setor em reunião promovida pelo Sistema Ocesp

29 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.