• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Mundo BANI: uma visão estratégica e customercentric do futuro – Fernanda Grolla é Vice-Presidente de Customer Experience da NEO

MundoCoop POR MundoCoop
8 de setembro de 2022
ARTIGO
img 8 2

img 8 2

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Promover inovação é uma habilidade cada vez mais valorizada, almejada e necessária para os negócios, e com a pandemia isso ficou muito evidente. No entanto, as transformações que vivenciamos de 2020 para cá, principalmente a aceleração digital, nos levam a repensar todos os conceitos associados à inovação que até então conhecíamos, porque o mundo definitivamente não é mais o mesmo. Um deles é o termo VUCA, que descreve a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) das condições e situações gerais. 

Criado há mais de 30 anos, o acrônimo VUCA foi empregado pelo U.S Army War College na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria e vinha sendo utilizado desde então por empresas, organizações, governos e instituições de ensino para descrever de maneira geral diferentes cenários desafiadores e complexos. O termo VUCA também é comumente utilizado na expressão “Mundo VUCA” como uma forma de resumir as características da sociedade atual e a velocidade com que diversos aspectos do mundo em que vivemos (como a ciência, tecnologia e negócios) evoluem e se transformam.

O contexto atual nos mostra que inovar por si só não basta. É preciso ser capaz de imaginar e criar futuros a partir de um olhar profundo para as pessoas. Por isso, pensar em “VUCA” não é mais suficiente, porque precisamos nos antecipar a mudanças cada vez mais rápidas e a tendências que se sobrepõem com velocidade. Sendo assim, o acrônimo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível, ou brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible, em inglês) se sobrepõe como uma espécie de upgrade do VUCA, já que se enquadra melhor em um cenário de futuro cada vez mais incerto e com tendências antes previstas para os próximos 5 anos rapidamente se tornando realidade. 

Quando o autor, antropólogo e futurista Jamais Cascio começou a falar em BANI lá pelos idos de  2018, creio que ele (na verdade, quem?) não imaginava que a pandemia nos pegaria de surpresa, muito menos que ela aceleraria a transformação digital para tanta gente. O mais interessante do conceito BANI é que nos permite ver e estruturar o que está acontecendo ao nosso redor, nos sugerindo oportunidades de resposta úteis – o que, vamos combinar, é fundamental neste momento tão dinâmico em que vivemos. Pelo olhar de Jamais Cascio, a fragilidade pode ser encarada com resiliência e liberdade. A ansiedade, por sua vez, pode ser aliviada mediante empatia e atenção plena. A não linearidade requer flexibilidade. E a incompreensibilidade pede transparência e intuição. Em resumo, a estrutura do BANI nos permite articular situações cada vez mais comuns – mas que de tão incompreensíveis apresentam condições caóticas, e nas quais os resultados são completamente imprevisíveis.

Assim como nós, as organizações que buscam prosperar e trazer disrupções sob a nova ótica que surgiu em com a pandemia precisam entender que no Mundo BANI a nossa sociedade e as nossas tecnologias deixam de ser familiares em questão de horas, e as mudanças em curso não são familiares, mas disruptivas e desorientadoras. É preciso estar preparado para as situações incompreensíveis e caóticas. O Mundo BANI reflete muito mais o ser humano e a forma como ele se sente diante desses cenários, como uma tradução do que muitos de nós estamos sentindo. E isso, nas estratégias customercentric pode ser um fator decisivo, já que em um Mundo BANI podemos errar e, de maneira rápida, corrigir rapidamente e repetir a operação. Sempre colocando o Cliente no centro, exatamente como fazemos.


*Fernanda Grolla é Vice-Presidente de Customer Experience da NEO

ANTERIOR

Coops brasileiras e alemãs trocam experiências e soluções sobre distribuição de energia

PRÓXIMA

Cooperativa é selecionada para programa de inovação do Banco Central

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025
Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry
ARTIGO

A importância das habilidades de liderança e agilidade organizacional em 2025 – Rodrigo Araújo é presidente Brasil da Korn Ferry

4 de maio de 2025
Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta
ARTIGO

A Geração Z cresceu, mas seu marketing ainda a vê como adolescente – Pedro Campos é fundador do Marketing de Ponta a Ponta

2 de maio de 2025
Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União
ARTIGO

Cooperativês, a linguagem para fazer um mundo melhor – Marcelo Vieira Martins é Diretor Executivo da Unicred União

30 de abril de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.