• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Longevidade empresarial: como construir uma trajetória duradoura? – Eduardo Gomes é Presidente do Conselho da Board Academy

MundoCoop POR MundoCoop
14 de novembro de 2024
ARTIGO
Eduardo Gomes é Presidente do Conselho da Board Academy

Eduardo Gomes é Presidente do Conselho da Board Academy

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Longevidade nos negócios refere-se ao tempo que uma empresa consegue se manter ativa no mercado de forma reconhecível. No Brasil, essa duração varia bastante, influenciada por fatores como setor, porte, gestão e outras variáveis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% das organizações brasileiras encerram suas atividades antes de completar dois anos.

O objetivo de qualquer empreendedor é garantir que seu negócio prospere e permaneça lucrativo por muitos anos. Mas, para alcançar essa meta, é essencial evitar a acomodação, adotar uma visão de longo prazo e desenvolver estratégias que assegurem o êxito contínuo.

A longevidade empresarial é fundamentada na ação contínua ao longo do tempo, sem se limitar a períodos específicos, e requer uma visão de capacitação que vá além dos horizontes tradicionais. Ela exige coragem e resulta em um modelo operacional inovador, focado na marca e na organização, em detrimento do “culto à personalidade”. Esse modelo destaca a importância de alinhar lucro (Profit), pessoas (People) e planeta (Planet) – os “3P” – como elementos centrais de uma estratégia sustentável e duradoura.

Administração eficiente em negócios familiares

Para garantir o sucesso na jornada, um sistema de gestão eficiente deve ser aplicado, apoiando o empreendimento em questões como a necessidade de gerir com clareza a sucessão externa à família (no caso de companhias familiares), estabelecer novas parcerias e competir com outras companhias que operam em modelos parecidos. Além disso, é essencial lidar com riscos e ameaças, como questões geopolíticas e protecionismo, e contar com um Conselho dinâmico e adaptável às mudanças. Também é necessário cultivar uma mentalidade de planejamento preventivo, que fortaleça a estrutura e a resiliência da organização.

Lidar com a longevidade em empresas familiares exige a proximidade constante da família com o negócio e seus funcionários. É fundamental que o gestor tenha a coragem de explorar novos caminhos e desenvolver uma cultura interna que favoreça a evolução e o crescimento ao longo do tempo, permitindo que a companhia se adapte e prospere diante dos desafios e mudanças do mercado.

Cases de sucesso

Com vasta maioria de empresas familiares de porte médio em sua matriz corporativa, a Alemanha se destaca no quesito longevidade empresarial. O exemplo da empresa Rügenwalder, fundada em 1834, destaca como a mudança de foco — indo de embutidos à base de carne para opções veganas — foi essencial para sua vida longa. A decisão de que as salsichas veganas seriam o futuro deixou de ser apenas uma estratégia e tornou-se um mindset que norteou o novo modelo operacional da companhia. A administração baseada em hipóteses foi a chave para essa transição, resultando em uma revisão completa dos processos, habilidades e sistemas internos. Como parte dessa transformação, a família foi substituída na equipe de gestão por profissionais externos, já que a nova direção exigia competências que os membros familiares não possuíam.

A Lammsbräu, uma cervejaria com quase 400 anos de história e atualmente administrada pela 11ª geração na pessoa do seu sócio-gerente, destaca seu compromisso total com a sustentabilidade. Com 140 funcionários, a empresa decidiu, há 40 anos, adotar uma abordagem sustentável que abrangesse todo o processo, “do campo até a garrafa”. Para reforçar essa estratégia, a empresa implementou um placar de sustentabilidade que avalia seus fornecedores, oferecendo remunerações significativamente melhores para aqueles que são aprovados. A comunicação transparente dessa filosofia para os consumidores e varejistas garantiu uma aceitação positiva, mesmo diante de aumentos de preço, tornando a Lammsbräu a cerveja preferida dos consumidores.

Para garantir a resiliência e o sucesso de uma empresa, os líderes devem ser curiosos, adotando uma postura de aprendizado contínuo e buscando novas ideias. A adaptabilidade, a aceitação de desafios e a disposição para mudanças são igualmente essenciais, assim como a capacidade de promover disrupções sem comprometer a essência da empresa. Estar preparado para eventos inesperados e manter uma governança clara, revisando-a a cada três ou cinco anos, é primordial. Ademais, a inovação deve estar no centro das estratégias, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento coletivo e beneficie todos os stakeholders. Embora os modelos de gestão de inovação ainda sejam raros, são essenciais para manter as empresas alinhadas com os negócios do futuro.


*Eduardo Gomes é Presidente do Conselho da Board Academy

ANTERIOR

CrediSIS amplia atuação nacional e reforça compromisso com o cooperativismo de crédito

PRÓXIMA

Cooperativa se torna principal referência em intercooperação no Brasil

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

neide
ARTIGO

O voluntariado transforma realidades! – Neide Pimentel é superintendente do Instituto Cooperforte

15 de setembro de 2025
Reforma Tributária: uma reforma de negócios - Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia
ARTIGO

Reforma Tributária: uma reforma de negócios – Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia

14 de setembro de 2025
Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH
ARTIGO

Geração Alpha estreia no mercado de trabalho brasileiro: o que isso significa para empresas e RH? – Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH

12 de setembro de 2025
marcelo 1
ARTIGO

Da tokenização de crédito à inclusão social: agronegócio sustentável é um compromisso com o meio ambiente – Marcelo Mafra é gerente executivo de relacionamento da Tecban

12 de setembro de 2025
Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades - Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES
ARTIGO

Cooperativas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades – Marcos Passos é coordenador de Desenvolvimento Humano e Social do Sistema OCBES

9 de setembro de 2025
Vanir Zanatta é Presidente da OCESC
ARTIGO

As cooperativas e a economia circular – Vanir Zanatta é Presidente da OCESC

7 de setembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens brasileiros seguem tendência mundial e lideram renovação do cooperativismo
DESTAQUES

Jovens brasileiros seguem tendência mundial e lideram renovação do cooperativismo

15 de setembro de 2025
Espetáculo teatral reúne agricultores em reflexão sobre cooperativismo no sul da Bahia
SOCIAL

Espetáculo teatral reúne agricultores em reflexão sobre cooperativismo no sul da Bahia

15 de setembro de 2025
Cooperativas da Bahia apresentam resultados de impacto em missão do Banco Mundial
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas da Bahia apresentam resultados de impacto em missão do Banco Mundial

15 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.